Eu faço faculdade e nesse semestre teve uma matéria de projeto de extensão no meu curso, e o arquivo tem que ser enviado para a faculdade no formato .docx. E nos proximos 2 semestres (5o/6o periodo) tem tambem. acontece que esse arquivo e travado para ediçao no MS Word. se eu tentar fazer ele no Libreoffice (ele nao tem as fontes que sao necessarias para formatar o texto) alem de ficar desconfigurado no Writer. Instalei o WPS Offce, e ate que ele em certa parte atende. pois e muito parecido com o MS Office e tem as fontes. Alguem ja fez trabalho universitario no Linux? tipo, TCC? ate pensei comprar um teclado para o meu tablet (Galaxy S6 Lite) mas nao sei se compensaria. O Arquivo (o texto) e sublinhado de amarelo em certas partes do arquivo, e no Libreoffice nao aparece.
Ja experimentou utilizar o MS Office Online ? Talvez atenda suas necessidades. Não sei exatamente até que ponto ele é gratuito, mas vale o experimento.
Tentei ja. Ele ate serve.
Mas como eu disse ele o arquivo e travado para ediçao e o MS Office Online nao tem como. Ate instalei o Webapp do Office 365, mas nao resolveu. Eu queria continuar no Linux sem ter que voltar para o Windows so por causa disso.
Eu uso o google Docs, puxo os docx e normalmente é bem tranquilo, meu TCC foi feito lá, meus relatórios de IC também
Entao, so teria que me preocupar daqui a 1 ano.
Em 2025. Respectivamente no Inicio e no Final do ano.
Fev/2025 e Agosto/2025. E claro, se eu sobreviver ao curso.
kkk!!
Bem, é meio que uma bola dividida. Basicamente a instituição de ensino não deveria te obrigar a usar um software proprietário para produzir o conteúdo, mas sim aceitar o conteúdo desde que se enquadre nas normas técnicas, geralmente em PDF.
Por outro lado os alunos tem pouca ou quase nenhuma força para brigar sobre isso, na maioria das vezes até com medo de perturbar e receber uma avaliação mais rígida por ter causado problemas (o que também não é certo).
Também tem vezes que a faculdade vai dizer que vc pode utilizar os computadores da própria faculdade para fazer o trabalho no software que eles indicaram. Nesse ponto se vc quisesse produzir conteúdo em casa teria que ser em arquivo texto e então copiar/colar na faculdade.
Também já ouvi falar que indicam a suíte da Microsoft preparando pro mercado de trabalho, onde geralmente as empresas usam esse software, ou seja, evitando um treinamento pra empresa ou aferindo uma vantagem de currículo da busca de uma colocação profissional.
O fato é que para artigos altamente profissionais o ideal é usar o LaTex, uma ferramenta que mantém o foco no conteúdo, para só se preocupar com a forma na finalização.
Aliás, se eu fosse ‘obrigado’ a usar o Word em um projeto, eu usaria as ferramentas de compatibilidade para criar o conteúdo e deixaria para finalizar a forma no mês/semana final. Assim o arquivo poderia ir para comentários todo ‘desformatado’ na etapa de avaliação de conteúdo para então vc focar na solução da formatação na reta final. Até porque nessa etapa inicial e de desenvolvimento é perda de tempo ficar se preocupando com numeração/quebra de pagina, tipo de letra, cabeçalho com 3 centímetros e etc…
–edit
Alunos de algumas instituições podem ser elegíveis a uma licença educacional do Office, mas claro que isso vai depender de ter uma máquina rodando Windows. No final das contas, tentar usar outras ferramentas vai necessitar de um esforço maior do aluno para chegar no mesmo resultado, então as vezes vale mais a pena ser pragmático, instalar o Windows, fazer o trabalho e depois desinstalá-lo, com a vantagem que vc sabe que quando está no outro sistema vc deve manter o foco no trabalho.
Uau, que bela resposta!!!
Entao, vi relato de uma pessoa que disse que o arquivo teria que ser enviado no formato .docx apesar que o sistema da faculdade aceita PDF. mas segundo essa pessoa que me respondeu, disse que uma turma toda foi reprovada nesse trabalho pois enviaram em .pdf e PDF nao tem como o tutor verificar se a estrutura do trabalho foi formatada de acordo com as normas ABNT. Ate vou perguntar na faculdade o porque deles aceitarem so DOC e DOCX ao inves de PDF. por mim eu faria em PDF e enviava sem ter muita importancia o formato do trabalho em si. no ambiente virtual diz os formatos aceitos, um deles e o .PDF
E toda vez que eu for ter trabalho, nao da pra ficar formatando e instalando o Windows so pra fazer isso!!! da trabalho. isso toma quase um fim de semana inteiro.
Como “seguro” contra isso eu tenho o WPS Office e, como segunda linha, o MS Office 2007 no Wine, ambos amarrados a uma cópia da pasta de fontes do Windows. Felizmente só tive um professor que realmente exigiu os formatos da Microsoft, o resto aceitou PDFs.
Na verdade, até esse professor apegado com a MS trabalha com Google Docs em questões que envolvem colaboração, como relatórios.
Correção: esse tutor não sabe verificar a estrutura do trabalho.
Não tem uma solução técnica para isso, infelizmente um tanto de “normas ABNT” que eles mandam seguir na verdade são telefone sem fio, regras da casa ou mesmo padrões de versões antigas do MS Office que ficaram no inconsciente coletivo.
Ol,a,
Entao, eu tentei instalar o Wine e nao consegui fazer a instalacao do Office.
Eu tenho o WPS Office e o Libreoffice 24.2
Eu vou concordar que pra TCC ou Tese o melhor éLaTex. Todo o sofrimento de aprender os códigos é extremamente recompensado com lindeza e praticidade. Só nas sessão de referências e a de conteúdo tu já recupera todo o tempo que tu investiu em aprender.
Recomendo olhar Overleaf, TexMaker e TexStudio. Facilitam muito a vida.
Para organizar as citações eu recomendo o Mendeley. Hoje em dia só dá pra usar no Browser. Mas exporta BibTex que integra perfeitamente com LaTex. Tem um plugin pra microsoft word se tu decidir insistir nesta via.
Recomendo o OnlyOffice. Até onde testei, tem uma boa compatibilidade. Só use as planilhas com cuidado. Em termos de usar as fontes do Windows, em geral é melhor você baixar as fontes principais (Times New Roman e Arial) em formato .ttf
com cuidado de algum site. E instalar no seu sistema.
Sinceramente, estou a anos usando LaTeX tanto no Windows quando no Linux e nunca tive problemas. Mas meus professores sempre aceitam/pedem os trabalhos em .pdf
. O maior problema de se usar LaTeX é ter um template. Eu mesmo tive que mais de uma vez fazer o meu próprio template, gastando várias horas do meu tempo. No final das contas, acaba valendo a pena. Pro seu caso, não recomendo.
Vale lembrar do ABNTex. Uma lib pro latex que bota tudo na ABNT. Mas se o professor não aceita fica complicado mesmo. Geralmente é melhor não contrariar.
eu não sei se tem algum site ou pograma que converta outro tipo de arquivo em .docx porque assim irá ser mas trapico
Na verdade, é o seu sistema que não tem, pode instalar por fora
Já, relatei aqui:
@Natanael.755
E unopar mesmo. So que no caso e Portfolio Individual do Projeto de Extensao. E diferente da Atividade Interdiscplinar (o Projeto de Extensao e uma materia na grade curricular. instalei o Pacote Proprietario do Ubuntu, que tem as fontes da MS. mas mesmo assim nao tem.
Tem algo de errado
Era o exemplo que eu tinha na época
O abntex2
é maravilhoso. Existe o projeto pro abntex3
, mas parece que foi largado.
Infelizmente, depois de anos do monopólio do Word, os professores tem um certo viés do que é ABNT. Eu resolvi isso fazendo com que o doc final pareça que foi feito no Word.
Os três pontos mais importantes pra quem for usar LaTeX são (1) formatar sumário; (2) fonte e espaçamento de linha; e (3) estilo de referências.
Esse é o meu sumário com abntex2
. Não está perfeito ainda, mas é visualmente ok.
As Referências são um problema à parte. Sofri pra implementar os negritos com o estilo certo. Isso porque é mais comum usarem negritos para destaque hoje em dia. Mas esse estilo usa itálicos.
A maioria dos trabalhos de TCC por aí são bastante similares a essa implementação. Com a diferença de que tenho menos trabalho de formatação, e que é fácil usar equações e imagens.
Dá pra instalar as fontes Microsoft. Geralmente esses professores não entendem que nem todo mundo pode pagar por um MSWord ou pacote MSOffice. Fiz um curso pela UaB, e eles abriram pra gente trabalhar com plataforma livre. Tenta o OnlyOffice, TextMaker, WPSOffice, ou como já foi colocado, o MSOffice online.
Eu quase bombei na materia por discutir com a professora.
Só para atualizar o topico!! deu tudo certo!! Tirei total no trabalho!!
valia 1.000 pts eu tirei 1.000 pts!!