Requisitos do trabalho:
- Normas da ABNT com algumas regras próprias
- Formato DOCX
Como eu fiz?
Aviso
Esse artigo visa mostrar os conceitos usados, não é um tutorial sobre como aplicar as normas passo a passo, mas sim as “boas práticas”
Eu obviamente queria que tudo saísse perfeito sem distorções, assim sendo eu tomei diversos cuidados e fiz o trabalho usando o mínimo de formatação livre possível, o passo a passo:
Estruturando
O primeiro passo foi estruturar o trabalho:
Aplicando os estilos
Os estilos ditam como seções de um mesmo tipo devem ser formatadas, assim quando você aplicar a formatação desejada, todas as seções do texto com aquele estilo serão formatados automaticamente, você pode criar quantos estilos quiser, mas como os que já vem no LO me atendem eu não mudei nada, ao final ficou assim:
Separando as seções
Antes mesmo de começar a fazer o trabalho em si, eu já separei as seções, o truque é ao invés de usar a Quebra de Linha, eu usei a Quebra de Página (CTRL+Enter) assim não importa quantas linhas eu adicione, o documento em tese não terá a estrutura quebrada, pra fazer é simples:
- Posicione o cursor antes do texto
- Pressione CTRL+Enter
E pronto, o documento já estava estruturado
Formatando a página
É bem simples, no layout “Abas compactas”, eu fui em “Leiaute” depois “Margens da página” e coloquei os valores
Digitando
Agora vem a parte trabalhosa, mas tem um truque que agiliza, para já começar com o estilo correto, bastou colocar o cursor após o título e pressionar Enter:
Note que o estilo já ficou definido no correto:
Subseções
Aqui foi igualmente simples:
- Cursor após o título da seção:
- Apliquei o estilo “Título 2”
O estilo 2 serve pra estruturar o sumário com a identação correta
Formatando
Na caixa de Estilos selecionei “Outros estilos”:
Certificando de fitrar apenas os estilos aplicados (pra não perder tempo):
Depois eu cliquei com o botão esquerdo e fui em modficar
No geral você vai mexer em “Recuo e espaçamento”:
Alinhamento
E fonte:
No final, só dar OK e formatar os outros estilos
Finalizando
Como a Capa e Contra Capa vai da universidade (eu já vi uns 4 Layouts diferentes) eu vou pular
Na página de “Sumário” apaguei o título eu gosto de colocar na hora da estruturação como PlaceHolder mas isso é algo pessoal, feito isso fui em “Inserir” → “Sumário, Índice ou Bibliografia” (isso varia de acordo com o Layout)
Certtificando que o Título é "Sumário! e que não está protegido contra alterações, só cliquei em OK
E… mágica:
Dependendo dos requisitos da faculdade talvez seja necessário alterar os Estilos “Título do sumário” e “Sumário 1” antes de gerar o sumário
Conclusão
Isso foi só um artigo mostrando as diferenças mais cruciais, porém fazendo assim eu não tive nenhum problema de compatibilidade