Distro: Alpine
DE ou WM: XFCE
Tema/Theme: Catppuccin
Ícones/Icons: Papirus
Terminal: Alacritty
Telas
Eu estava sem muita coisa pra fazer e como “cabeça vazia, oficina do diabo”, decidi testar o Alpine em meu notebook antigo. Peguei o SSD antigo do meu notebook, e instalei o Alpine.
Como no Alpine não havia a Plank, que é parte da minha configuração do Openbox, decidi instalar o XFCE para ver como fica e personalizar um pouco. E cheguei nesse resultado que gostei bastante, com o tema Catppuccin.
E claro, configurei as janelas como é no meu Openbox: O Maximizar/Restaurar do lado esquerdo e o Minimizar e Fechar do lado direito. Eu gosto desse leiaute.
E o que mais me surpreendeu, foi o quão pouco de espaço o Alpine ocupa. Um pouco mais de 2 GB para um ambiente de trabalho relativamente completo. Gostei muito disso.
Outra coisa que acabei fazendo, é colocar o XFCE para abrir o menu ao clicar em qualquer área vazia do desktop…
… e colocar essas margens nas janelas maximizadas, o que gostei bastante. E acho que dá pra brincar bastante com isso, talvez colocando a barra centralizada na parte de baixo da tela, com o Docklike para exibir os ícones das janelas, e com essa margem nas tela.
Concluindo…
O XFCE era um ambiente que eu estava de olho há um tempo, antes mesmo de usar o KDE por uns tempos. E gostei bastante de como é o XFCE e pode ser que eu acabe utilizando ele no futuro. Ele tem coisas que eu gosto e é bem simples. Do jeito que gosto.
E para quem quer o Wallpaper, aqui está ele. Infelizmente não consegui mais encontrar o link original.
EDIT [08/03/26]
Editei o título do post, pois isso virou muito mais um relato de como estou testando o Alpine, Void e o Arch com XFCE do que um post propriamente do Alpine.