Testando o XFCE com Alpine, Arch e Void

Distro: Alpine
DE ou WM: XFCE
Tema/Theme: Catppuccin
Ícones/Icons: Papirus
Terminal: Alacritty

Telas

Eu estava sem muita coisa pra fazer e como “cabeça vazia, oficina do diabo”, decidi testar o Alpine em meu notebook antigo. Peguei o SSD antigo do meu notebook, e instalei o Alpine.

Como no Alpine não havia a Plank, que é parte da minha configuração do Openbox, decidi instalar o XFCE para ver como fica e personalizar um pouco. E cheguei nesse resultado que gostei bastante, com o tema Catppuccin.

E claro, configurei as janelas como é no meu Openbox: O Maximizar/Restaurar do lado esquerdo e o Minimizar e Fechar do lado direito. Eu gosto desse leiaute.

E o que mais me surpreendeu, foi o quão pouco de espaço o Alpine ocupa. Um pouco mais de 2 GB para um ambiente de trabalho relativamente completo. Gostei muito disso.

Outra coisa que acabei fazendo, é colocar o XFCE para abrir o menu ao clicar em qualquer área vazia do desktop…

… e colocar essas margens nas janelas maximizadas, o que gostei bastante. E acho que dá pra brincar bastante com isso, talvez colocando a barra centralizada na parte de baixo da tela, com o Docklike para exibir os ícones das janelas, e com essa margem nas tela.

Concluindo…

O XFCE era um ambiente que eu estava de olho há um tempo, antes mesmo de usar o KDE por uns tempos. E gostei bastante de como é o XFCE e pode ser que eu acabe utilizando ele no futuro. Ele tem coisas que eu gosto e é bem simples. Do jeito que gosto.

E para quem quer o Wallpaper, aqui está ele. Infelizmente não consegui mais encontrar o link original.

EDIT [08/03/26]

Editei o título do post, pois isso virou muito mais um relato de como estou testando o Alpine, Void e o Arch com XFCE do que um post propriamente do Alpine.

8 curtidas

Ficou muito bonito! Gostei demais do acabamento do tema Catppuccin, ficou muito bem no XFCE.

O Alpine é top demais, estava observando seu consumo de Ram, mesmo com 3 horas e o tanto de coisa que você abriu, o uso está com menos de 800mb.

1 curtida

Caramba! O XFCE fica bem bonitinho com tema Catpuccin, e esses ícones Papirus também. O sistema na questão de fluidez fica bom? E uma dúvida, esse Alpine Linux ele usa qual Gerenciador de pacotes??

1 curtida

Obrigado! Eu realmente gostei muito do Catppuccin. É um tema muito bonitinho e adorável.

Considerando que estou rodando o Alpine num notebook de quase 10 anos de uso, está bem fluído.

Ele usa o APK como gerenciador de pacotes.

Não nego que estou um pouco tentado a trocar o meu Openbox pelo XFCE. Eu gostei de como ele ficou.

APK?? Não é o mesmo do Android, né?

1 curtida

Acho que é apenas uma coincidência mesmo xD

Atá. Mas mesmo assim vou pesquisar de cúria. :3

1 curtida

O “APK” vem de “Alpine Package Keeper”, realmente não tem nada a ver com o APK do android, kkkkkk

1 curtida

Saudações @rapoelho
Gostei demais desse monitoramento inferior esquerdo do monitor.
Ficou top.

2 curtidas

Que XFCE é esse dai :heart_eyes:? Cadê aquela aparência de de 1900 e bolinha…

2 curtidas

O tema Catppuccin realmente faz milagres com o XFCE xD

Mas o XFCE no Alpine, por padrão, é até que bem cuidado. Não é tão ruim assim.

É o Conky. Eu peguei ele de outra distro, e gostei por ser bem resumido. Talvez, eu vá mexer nele mais um pouco.

2 curtidas

Bacana rapaz.
Aqui eu uso para monitoramento:
xfce4-sensors-plugin
xfce4-systemload-plugin
Psensor

Parece uma bagunça né kkkkk
Eu tenho um programinha aqui que talvez você goste para a sua distro

xfce4-netload-plugin
Ele monitora a sua rede em tempo real parecido com aqueles ícones do windows98 que mostra a atividade do que entra e sai da internet.
Captura de tela_2026-02-28_21-42-39

2 curtidas

Gostei do papel de parede. :cat_face:

2 curtidas

Você vai curtir demais, o legal que dá pra personalizar praticamente quase tudo editando os arquivos.

Acho que você vai gostar do Docklike além que na pagina do plugin tem o exemplo do CSS assim você pode personalizar nos mínimos detalhes.

Aproveitando queria saber de onde você baixou o tema Catppuccin? Eu baixei alguns aqui e não ficaram bonitos igual o seu, os que peguei ficaram com umas linhas claras dentro das janelas.

1 curtida

Prefiro me manter no Simples, já que nem toda distro tem todos os Plugins. Ao menos, é o que senti no Alpine.

Obrigado x3

Foi daqui que baixei e instalei:

2 curtidas

Valeu demais, estou curtindo! Esse acabamento do Capputin é muito bonito. Estou adaptando as cores para fica Like Monokai pro. Olha como ta ficando aqui o tema de antes e com o Capputin.

2 curtidas

Alpine!!! Mn, q saldade dessa distro, pena q nao consigo mais usar, ja q os as IDEs da jetbrains nao rodam bem nela, por dependerem do Musl. Mas o Catppuccin e muito massa msm!

1 curtida

Fiz um Script de configuração para o meu Desktop XFCE, e bom… agora estou em dúvida entre o Alpine…

… o Void com o Glibc…

… ou o Void com o Musl

Talvez, eu vá de Void Musl mesmo. Só para ver como é, e como eu tenho a partição do EndeavourOS que não uso mais, posso substituir ele pelo Void.

1 curtida

Que bom que gostou XFCE! :heart_eyes:

Sobre a duvida das distros, que escolha difícil heim! Todas opções são maravilhosas.

Vou deixar algumas observações:

Alpine: Pode acontecer de não reconhecer o Wifi na instalação, pois removeram os drives da ISO nessa nova versão. Se este for o caso, você terá que instalar usando a rede cabeada e depois instalar o pacote do driver do Wifi pelo APK.

Void com Musl: Diferente do Alpine ele não tem suporte para Locales nativo, ou vai ter que usar tudo em inglês ou terá que ver outra forma de compilar e instalar o musl-locales. Apesar que tem como deixar o Firefox e o LibreOffice em português.

Void com Glibc: Maravilhoso! Apenas achei que o Steam na versão Nativa ficou com desempenho um pouco a desejar, mas não cheguei a fazer muitos testes. A versão do Flatpack funcionou normal.

Sobre o Musl em geral: tipo vc que programa para Web e se por acaso necessitar de versionamento e usa o NVM ele não irá baixar os pacotes pré-compilados, ele terá irá baixar e compilar na máquina, na época que testei não ficava estável e dava um monte de erros…

Mas também pode contornar isso criando o Ambiente de desenvolvimento num container do Docker ou pelo Podman.

Estou adorando acompanhar seus experimentos, abrass!

2 curtidas

Ao menos, quando experimentei em meu notebook antigo da Dell, reconheceu o WiFi corretamente. Talvez, pudesse reconhecer no meu Thinkpad, e caso não reconhecesse, não teria muito o que fazer, já que a Rede Cabeada nele é apenas por um Adaptador.

Percebi essa diferença quando instalei os dois na máquina Virtual. Bom, eu já estou usando o sistema em inglês há um tempo, e não tenho problemas com isso.

Eu já prefiro a Steam em Flatpak, então eu não teria problemas com isso.

Eu não utilizo o NodeJS, então para mim estaria tranquilo. Mas obrigado pelo aviso!

1 curtida