Tentei mas o Linux não é pra mim, por enquanto!

Eu tentei por várias vezes colocar a minha gráfica rápida rodar Linux durante 2 semanas.
Meus equipamentos:
1 - Impressoras
Canon G6010
Epson L6171

2 - Máquinas de corte:
Silhouete Cameo 1, 3 e 4.

Biglinux
Eu comecei a saga com o Big Linux, por orientação da Bárbara Tostes e tudo instalou perfeitamente, consegui até instalar o programa oficial da Silhouete, e consegui abrir arquivos tudo normal, só que o programa não reconhece nenhuma máquina.

Tentei usar o inkscape com o plugin de corte que tem da Silhouette, e realmente funciona a máquina corta mas esbarrei no primeiro problema: Só funciona 1 das minhas 3 máquinas. :frowning_face:

Esbarrei no segundo problema: Os drivers das impressoras não tem os recursos necessários: Na Canon não configura a qualidade de impressão no tipo de papel comum, o que mais uso. Só deixa mudar a qualidade nos papeis fotográficos.

Tentei usar um VM do Windows pra rodar apenas as impressões e o máquina de corte mas achei muito retrocesso, dividir o hardware com 2 SO.

Testes com Ubuntu
Consegui instalar as impressoras mas mesmo assim, com o driver oficial dos sites das fabricantes ou com o driver padrão que o Ubuntu reconhece, tive o mesmo resultado com as impressoras.

Eu instalei o Wine mas, pra eu instalar o Silhouette Studio, tinha muitas dependências que não consegui resolver, ou seja, o Silhouette Studio não deu certo.

Testes com Fedora
Tive um resultado parecido com o Biglinux, preferi voltar pro Biglinux e testar novamente.

Independente dos S.O’s testados, tive alguns problemas com impressão do modo livreto.
No Foxit PDF, no Windows, eu consigo imprimir em modo livreto e defino isso na hora de imprimir o arquivo PDF mas o Foxit PDF no Linux não faz isso, o Okular não faz, o LibreOffice, até faz mas tenho que gerar um arquivo novo além do que já tenho pra gerar o PDF em livreto. Isso vai duplicar meus arquivos.

Resumindo
Por enquanto, Linux não é pra mim.
Com muito pesar, muito mesmo, não consigo rodar minha gráfica rápida com S.O Linux.

Saldo
Eu defini que de agora em diante, sempre vou usar o Inkscape para tudo que é arte que vou fazer. Com isso eu já me preparo, assim que, futuramente, eu consiga ter uma forma de rodar meus equipamentos no Linux.

8 curtidas

É triste, mas acontece. No fim, o SO deve apenas satisfazer ao seu uso. Se ele falha nessa missão, você troca. Não vale a pena ficar esquentando a cabeça se o SO não está atendendo ao seu uso.

4 curtidas

Lembre-se o OS é uma ferramenta, se ela não serve vc pode trocar por outra que sirva.

6 curtidas

É uma pena que o Linux não tenha funcionado bem pra você. Mas vale mais ficar num SO onde você consegue fazer o seu trampo do que ficar brigando com o computador.

4 curtidas

Olá rapaz bom dia.
Eu tenho uma impressora da Hp deskjet 3636 instalada no linux.
Consegui com a ajuda do diolinux que deu as informações precisas de como proceder.

Os arquivos pendentes eu os encontrei no Synaptic o resto no site da HP
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/NIVEL-HARDCORE-Instalar-impressora-HP-no-linux
O restante foi nesse site.
Só não consegui colocar o Scanner pra funcionar mas o resto o Peppermint fez o serviço.
Lamento por você não ter conseguido com os seus equipamentos mas quem sabe um dia consiga.

Como assim, n conseguiu fazer o scanner funcionar? @Rimana21 ?

É porquê a lâmpada do scanner queimou kkk
Não dá pra digitalizar o documento sem a lâmpada.

Parcerim, obrigado pelo comentário.
Mas eu encaro um S.O como uma caixa de ferramentas e não a ferramenta em si.
Eu tinha uma “caixa de ferramentas” com suas regras e moldes, e quis outra que aparentemente dariam certo, mas não deu.

2 curtidas

Rimana tudo bem?

Eu tentei com o CUPS mas outra que não lembro.
O fato que não tenho equipamentos HP mas sim CANON e EPSON.
Ambas instalaram e funcionaram mas o fato é que alguns recursos que tem no driver pra windows e que preciso, não tem nesses drivers do cups ou os nativos para Linux.

Pois é, aprendi perdendo tempo

Concordo plenamente que o melhor sistema operacional é aquele que funciona de forma tão fluida que quase não percebemos que estamos usando. Realmente, no seu caso, não foi essa a experiência, mas agradeço por destacar que os problemas que enfrentou estão mais relacionados aos softwares ou drivers proprietários, e não necessariamente ao sistema em si. É verdade que essas questões deveriam ser direcionadas aos desenvolvedores responsáveis, já que nem sempre oferecem a mesma experiência que temos no Windows.

Por outro lado, fiquei muito feliz em ver que a experiência no BigLinux mostrou como um sistema pode ser eficiente e intuitivo. Como eu sempre digo, na vida ou aprendemos ou ganhamos algo, e essa experiência, com certeza, foi um grande aprendizado!

Só fica uma pena: a maior essência do software livre você não experimentou, que é justamente a possibilidade de resolver problemas e contribuir com outros. Essa é uma das partes mais incríveis dessa jornada!

Grato
Rafael Ruscher

1 curtida

O melhor sistema é o que funciona.
Simples assim.

O Windows é muito bom também.

O problema é o valor.

Mas consegue encontrar preços mais em conta. É só procurar.

O ruim é o tempo do sistema. Windows 10 acaba o suporte este ano. E aí se a máquina não suporta o 11 é necessário fazer um upgrade na máquina.

Sistema mais hardware.

Eu tenho esse modo de pensar e por isso, tentei e não foi poucas vezes partir pro lado pinguin da força pq eu sei que este lado tbm é muito bom de se ficar, mas por falta de suporte a hardware e o que temos pro pinguim não é algo que se dê pra trabalhar. Dá pra usar normalmente em um ambiente caseiro mas pra uso gráfico, infelizmente não consegui ter um resultado legal.

O Biglinux pra mim só tem um “defeito”: A versão Gnome ainda está em beta. kkk Gosto mais do gnome do que o Plasma, apenas gostos.

O meu “desgosto” com o Windows é o requisito de hardware subir muito do win10 pro 11 e sei que o meu pc ainda tem fôlego, pq o Win10 roda muito bem.

Não está mais em beta!!!

https://communitybig.org/download/

Grato
Rafael Ruscher

2 curtidas

Testa um driver compatível já que a epson não tem suporte para esse modelo.

O scanner funciona com xsane ou via flatpak Epson Scan 2?

Aqui a canon só funciona com lib 32 bit.

Silhouette Cameo 4 usando Linux, Inkscape e InkCut

https://www.reddit.com/r/silhouettecutters/comments/19cfgfs/silhouette_cameo_4_results_using_linux_inkscape/?tl=pt-br

Foi em 2022 e ate hoje sem suporte para a impressora :thinking:

O problema que é baseado no manjaro.

Já tentei usar duas vezes o manjaro, e é problemático. Diferente do arch.

Já tive problemas diretamente com kernel, que não acontece com a base.

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule

Aí sim…!!!
No dia que vi pela última vez, semana passada, eu acho, ainda estava em beta! kkk

@Suporte, obrigado pelo retorno.
Eu consegui instalar os drivers tanto da Epson quanto da Canon, a instalação não foi o problema.
O ruim é que é um driver que limita muito toda as funcionalidades da * impressora. Com esse driver eu não consigo:
* Imprimir papel padrão com qualidade alta, somente fotográfico;
* Controle de saturação e gama, em nenhum tipo de configuração;
* Opções de limpeza de rolete e cabeça de impressão.

tudo isso tem no driver nativo mas o pra Linux não tem.

1 curtida

Bom dia rapaz.
Você experimentou dividi os recursos de ambos os sistemas ?
Exemplo:

No windows você tem seus equipamentos instalados e prontos para serem usados e o linux pode ser usado para acessar esses arquivos para guardar e até fazer novos Offsets e transferi-los para o windows via rede e vice-versa. Você pode usar o linux para fazer backups do seu trabalho que estão no windows já que a segurança do linux é formidável mas para isso você precisaria de um outro pc ou notebook com o linux instalado pois o dual boot pode talvez te atrapalhar.
No linux você pode criar novos design e transferi para o windows para que seus equipamentos possam trabalhar tranquilamente, você não perde nada praticamente pois você ganha segurança e mais recursos disponíveis.

É uma pena o que aconteceu com você mas o exemplo que citei pode ser uma ótima ideia e oportunidade para aumentar sua produtividade.