Eu tentei por várias vezes colocar a minha gráfica rápida rodar Linux durante 2 semanas.
Meus equipamentos:
1 - Impressoras
Canon G6010
Epson L6171
2 - Máquinas de corte:
Silhouete Cameo 1, 3 e 4.
Biglinux
Eu comecei a saga com o Big Linux, por orientação da Bárbara Tostes e tudo instalou perfeitamente, consegui até instalar o programa oficial da Silhouete, e consegui abrir arquivos tudo normal, só que o programa não reconhece nenhuma máquina.
Tentei usar o inkscape com o plugin de corte que tem da Silhouette, e realmente funciona a máquina corta mas esbarrei no primeiro problema: Só funciona 1 das minhas 3 máquinas.
Esbarrei no segundo problema: Os drivers das impressoras não tem os recursos necessários: Na Canon não configura a qualidade de impressão no tipo de papel comum, o que mais uso. Só deixa mudar a qualidade nos papeis fotográficos.
Tentei usar um VM do Windows pra rodar apenas as impressões e o máquina de corte mas achei muito retrocesso, dividir o hardware com 2 SO.
Testes com Ubuntu
Consegui instalar as impressoras mas mesmo assim, com o driver oficial dos sites das fabricantes ou com o driver padrão que o Ubuntu reconhece, tive o mesmo resultado com as impressoras.
Eu instalei o Wine mas, pra eu instalar o Silhouette Studio, tinha muitas dependências que não consegui resolver, ou seja, o Silhouette Studio não deu certo.
Testes com Fedora
Tive um resultado parecido com o Biglinux, preferi voltar pro Biglinux e testar novamente.
Independente dos S.O’s testados, tive alguns problemas com impressão do modo livreto.
No Foxit PDF, no Windows, eu consigo imprimir em modo livreto e defino isso na hora de imprimir o arquivo PDF mas o Foxit PDF no Linux não faz isso, o Okular não faz, o LibreOffice, até faz mas tenho que gerar um arquivo novo além do que já tenho pra gerar o PDF em livreto. Isso vai duplicar meus arquivos.
Resumindo
Por enquanto, Linux não é pra mim.
Com muito pesar, muito mesmo, não consigo rodar minha gráfica rápida com S.O Linux.
Saldo
Eu defini que de agora em diante, sempre vou usar o Inkscape para tudo que é arte que vou fazer. Com isso eu já me preparo, assim que, futuramente, eu consiga ter uma forma de rodar meus equipamentos no Linux.