Como usar Multifuncional Epson L6171, scanner e impressora próprios drivers, no Linux Mint 19.1?

Olá pessoal.

Precisava dos drivers da própria impressora, pois a impressão direto do driver do Linux não tem controles como o RGB e CMYK, gama, brilho, contraste, etc e também o scanner não é compatível, a multifuncional também não reconhece o computador via cabo USB.

Ela scaneia diretamente para a nuvem, mas já aconteceu de scanear vários docs e dar erro perder todo o trabalho, e as opções de configurações são mais limitadas.

Já tentei instalar os drivers da multifuncional do site da Epson para o Linux, mas deram erro, mesmo assim não tem o do scanner no site. Vi em outro tópico sobre “descomentar” linhas pelo terminal, mas era outro modelo de multifuncional, e nem sei como “descomentar”.

Tentei o Playonlinux, mas não sei nada de inglês e não sei identificar os erros para tentar reparar, na primeira configuração do scanner aparece (adicionar scanner de rede) que nem faço ideia de onde achar e o que preciso colocar, os da impressora começam a instalar e da erro.

Tentei direto a versão Wine 4 (que diz ser a melhor para o Mint 19.1), aconteceu a mesma coisa do playonlinux.

Como tenho outro PC com o Win10 estou escaneando por ele, mas queria poder não depender do Windows.

Outra opção seria eu conseguir converter meus arquivos de RGB em CMYK para imprimir na cor correta, mas não achei tutoriais e quais programas usar, o plugin do Gimp está fora do ar no site.

Já estou tentando faz uma semana e ainda não sei o que deu errado e o que posso fazer para resolver.

Confesso que até no Windows não foi fácil de instalar, é tudo com contas e habilitar logado.

Desde já agradeço!

1 Curtida

Não tenho uma impressoa Epson pra testar, mas consegui instalar os drivers necessários. Todos eles podem ser encontrados(inclusive o driver do Scanner) nesse link:

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule

A única questão é que antes de instalar o driver e o epson printer utility é necessário instalar o pacote lsb dos repositórios. O driver do scanner basta baixar o pacote .tar.gz(inclusive tem uma versão específica para o Linux Mint) abrir o terminal na pasta em que tiver extraído o pacote e executar o script de instalação com o comando ./install.sh.

2 Curtidas

Soldier sou bem iniciante.

Procurei e tentei desinstalar, mas quando vou tentar instalar o arquivo deb, (pelo instalador) diz que já está instalado, ou seja não sei desinstalar corretamente, então dará erro novamente, o LSB já está instalado e atualizado.

Tentei o scanner, (que não tinha achado o arquivo no site por não saber inglês), mas não sei o passo para instalar, tentei direto, deixar em executar em propriedades, depois dois clicks no arquivo mas não foi, como sei que não deve ser somente esse comando, tentei traduzir o Readme, mas a tradução não tem sentido nenhum, ou seja não sei como instalar por não saber colocar os comandos.

Não sei chegar a pasta pelo terminal.

Totalmente iniciante.

Agradeço.