Temos uma data de lançamento para o KDE Plasma 6.0

Ao pesquisar no Google como ativar o Baloo, a maioria que apareceu foi mesmo sobre como “desativar”.
Ao adicionar os diretórios de minha antiga /home/rommulo, onde está a maior parte dos meus arquivos pessoais, curiosamente a indexação foi imediata (estão em unidade SSD).

Já foi indexado antes? Acho que não, pois estou numa instalação recente do KDE em meu Void, onde desde o início a indexação já estava ativa, porém apenas para /home/rpv (meu user atual). Só depois adicionei /home/rommulo.

Será que o Baloo evoluiu no KDE 5.27, ou o SSD fez toda a diferença?

E no caso do Gnome 45, o campo de buscas dele também é afetado por alguma indexação?

2 curtidas

Acho que o problema do indexador do KDE é em disco rígidos, até onde sei, nos SSD’s tá sussa.

Sim. O GNOME tem um indexador chamado tracker-miner-fs, do qual eu também vejo pessoas reclamando…

Eu levo mais em consideração minha própria experiência do que a experiência dos outros, pois eu já percebi que a obsessão que os usuários de Linux têm em verem memória livre é praticamente doentia.

O fato é que o Dolphin demora uma eternidade para fazer uma pesquisa basicona sem o Baloo ativado.

Só sei que eu ativo apenas a pesquisa de arquivos (não ativo a indexação de conteúdo) e não tenho problemas. O Baloo fica sussa depois que termina de indexar.

Enfim, acho que já desviamos muito do assunto do tópico kkkkkk.

1 curtida

Certamente a experiência individual é decisiva, pois envolve o setup de cada um.
Quem tem hardware com pouca memória, pode mesmo desenvolver alguma obsessão por memória livre. Só não sei se é doentia, caso o usuário disponha de 4 ou 8GB de RAM, e por algum motivo não puder ampliar isso.

Penso que não. Estamos discutindo um recurso que considero fundamental existir no Plasma 6.0.
De que adianta ser “mais performático, responsivo ao extremo” como já revelado pelo Mauricio, se ele for uma lesma pra localizar nossos arquivos pessoais?

E faço votos que o Baloo no Plasma 6.0 esteja mais aprimorado pra lidar com HDD’s, e que os drivers nvidia não interfiram no gestor de contas online - Google, como ocorreu (ou ainda ocorre) no Gnome45.

2 curtidas

Vamos por partes, à la Jack Stripper:

Não vejo nenhuma opção de o Weather (1 ou 2) emitir Alertas.

O que vejo, é um “resumo” sempre presente na Bandeja (Painel) – e outro “resumo” um pouco maior, quando se passa o ponteiro do mouse sobre ele (Mouse Over).

Talvez um Alerta possa ser obtido por outros meios, diretamente das instituições de Meteorologia – ou de alguns sites que procuram ser “interfaces” (e adoram cliques). – Acompanho um do Sul (MetSul?) e outro da Itália, ambos pelo Twitter. O resto, acabo vendo pelos jornais locais e nacionais (mesmo sem acompanhá-los).

Existem trocentas opções & configurações, que permitem controlar cada aspecto possível e imaginável de “indexação” e “rastreamento”, dentro do KDE.

Aqui, as opções mais gerais e básicas: – Indexar (ou não) – e no campo inferior, quais partições indexar:

Trata-se do “processo” Baloo_File, que pode causar alto “consumo” de CPU, elevar temperatura etc. durante algumas horas, logo após instalar uma nova distro – pois irá “indexar tudo de novo”. – Aqui um exemplo, dos tempos em que meu PC era 2 x Core2 Duo, com apenas 4 GB RAM.

Quanto mais partições (e quanto mais arquivos elas contêm), maior será o trabalho de “indexação inicial” – e de “manutenção / atualização”, pelo resto dos dias.

Eu simplesmente desativo essa indexação! – Ok, hoje meu PC é 6 x i5-9400 com 16 GB RAM (posso ampliar até 64 GB) – mas, pessoalmente, não gosto de “deixar uma lâmpada acesa, sem necessidade”… se é que me faço entender. :upside_down_face:

Note que, no seu Print, aparece uma seção chamada “KRunner” – e que no meu Print aparece com o nome de “Plasma Search”. – São a mesma coisa:

Observe que eu desabilitei Activities (não uso), Bookmarks, Browser History, Browser Tabs, Desktop search, Dictionary, Locations, Open Street Map (Marble), Places, Software Centre, Spell Checker, Web Search Keywords – porque não quero usar essas “facilidades”.

Ao mesmo tempo, clico com o botão direito do mouse no ícone do Menu >> Configure Application Menu – e desativo a opção “Search” – que “Expande a busca para Bookmarks, Arquivos e Emails” (não uso KMail):

(Note que, em “Categories”, também desativo “Recent contacts” – pois não uso KMail, KOrganizer etc.: – Não uso a suíte PIM).

O resultado é que uma Busca no meu Menu inclui, no máximo, uma segunda coluna, pois deixei ativada a busca dentro do KDE System Settings. – Para mim, não haveria vantagem alguma em ampliar o Menu para exibir trocentos zilhões de arquivos de até 20 anos atrás:

A propósito: – Não é necessário abrir o Menu para fazer essas buscas. – Basta clicar na Área de Trabalho e começar a digitar:

(Pois é! O KRunner aparece assim que você começa a digitar. – No meu caso, é a mesma coisa: – Só aplicativos, e configurações. – Nada de 1 zilhão de arquivos).

Ao remover (ou não instalar) a suíte PIM, fico com apenas 2 pacotes Baloo: – o baloo propriamente dito, e o baloo-widgets. – Evitar “bloat” não é só uma questão de "espaço em disco! É também, uma questão de não baixar trocentos pacotes (não-utilizados) a cada atualização, mês após mês, ano após ano.

Quanto ao PIM, é uma suíte poderosa, que lhe permite altíssima produtividade… se você tiver motivos para precisar dela. – Digamos que um colega de trabalho, de outro setor, dentro de uma corporação enorme, te mandou um Anexo, que você salvou “em algum lugar”, e não lembra o nome. – Com o PIM, você vai encontrar aquele arquivo, nem que ele esteja escondido nos quintos dos infernos!

(O PIM costuma manter nada menos que 17 processos Akonadi – o que quase duplica o uso inicial de RAM – no Debian, no Mageia e em outras distros que o instalam por padrão).

Não, não preciso disso! Salvo os arquivos com nomes relevantes, em pastas com nomes relevantes – e se eu não souber em qual partição ele está, basta abrir no Dolphin minha partição “Depot1” (com backup de todas as partições, e mais os arquivos pouco usados, que não estão em nenhuma outra partição), e usar CTRL+F, para encontrar qualquer coisa, em 1 ou 2 minutos. É rápido! – Não preciso manter tudo indexado, e não preciso entupir a Busca do Menu com trocentos zilhões de itens, a maioria dos quais só vou procurar 1 vez a cada 10 anos.

(Além da “busca simples” com CTRL+F, existe o KFind – “busca avançada”, que permite localizar arquivos que pertencem ao Root, ou ao User1, ou ao User2, ou que são Read-Only, enfim, o escambau).

Mas tudo isso, são opções de cada um. – Questão de gosto pessoal, tipo de trabalho, tipo de hábitos etc. – Falo apenas da “falta de necessidade” de alguns recursos, que são ótimos em uma grande corporação, mas não para mim, que hoje em dia procuro simplificar minha vida ao máximo.

Outra coisa que costumo “simplificar”, são os “Serviços em Background” – configurados na seção "Startup & Shutdown:

“Remote URL Change Notifier”, por exemplo, pode ser útil numa rede de computadores – caso alguém mude o nome de uma pasta em outro PC – mas não tem utilidade para mim, com apenas 1 PC e nenhuma rede.

“SMB Watcher” refere-se ao Samba (Rede) – que eu não uso, e até costumo desinstalar.

“Search Folder Updater”, acho (só acho!) que deve ser um atualizador daquelas “pastas virtuais” que o Dolphin chama de “Hoje”, “Ontem” etc. – e que eu simplesmente oculto, pois não têm utilidade para mim.

(Também não uso aqueles recursos “Rate”, “Comment” etc., que o Dolphin oferece – e que talvez sejam uma das grandes vantagens da indexação pelo Baloo).

Tudo que eu baixo, vai para uma única pasta – e nela, o Dolphin ordena tudo por “Mais novo” (sim, o Dolphin permite configurações diferentes, para cada pasta). – Basta entrar lá, para encontrar (no topo) o que baixei hoje, ontem etc.

(Depois, arrasto cada coisa para alguma pasta com nome “lógico” – livros (por autor), vídeos, músicas etc. – onde sei que vou encontrar o que procuro).

Para mim, é super-rápido – mesmo num HDD mecânico de 1 TB, com zilhões de arquivos (desde 1990!), espalhados em zilhões de pastas. – “Demorar” 1 ou 2 minutos, para encontrar algum arquivo que não uso há 10 ou 20 anos, para mim é lucro!

Pela minha experiência passada com o KDE Neon e com distros rolling-release, já observei que esses componentes nunca são atualizados “todos ao mesmo tempo”:

• KDE
  • Qt
  • Frameworks
  • KDE Applications
1 curtida

Baloo dá pau no BTRFs

Olá, Mauricio.
E se eu usar o baloo num Void Linux KDE com filesystem ZSF?

Olá, Flavio.
Saudações!

Perfeito esse app, que no mouse over mostra tudo o que interessa!

Estou no XFCE com esse outro, com textos em vez de ícones:

Procurei algo parecido com o seu no xbps, mas não encontrei.

Tem como configurar o baloo pra indexar apenas o(s) diretório(s) que contém os arquivos pessoais mais utilizados?

Pois tbm não me interesso em indexar meu “baú de tralhas mofadas”, que aliás, estão em backups feitos em DVD-R :laughing:

Pra ter à mão um índice deles, usei um catalogador de arquivos, no caso o GTKtalog, mas foi no início desse século! Vc poderia indicar algo mais atual, que na sua opinião e experiência cumpre bem esse papel? Na era da “dinastia Redmond” eu usava o “Advanced File Organizer” que catalogava tudo, nomes de arquivos, atributos, conteúdo de textos e de arquivos compactados.

Fica aí minha sugestão pro Plasma 6: colocar em destaque no Discover, alguma ferramenta catalogadora de arquivos, e deixar o indexador pré configurado pra manter um database permanente, apenas dos arquivos de acesso frequente, com a possibilidade de estipular o tempo, por exemplo, indexar só os arquivos dos últimos 6 meses.

E se eu desativar completamente o Baloo? Tenho usado links de acesso direto aos arquivos mais acessados, via algum dock, e agora que descobri o widget “Folder View” (KDE Plasma), não sinto mais falta do Latte, Plank, Cairo, nem de “Thomas e seus amigos”.

O dia que descobri isso, gritei “Bingooo!!!” Tem como acionar o KRunner, mesmo com várias janelas abertas, sem precisar ir pra tela do desktop? No Gnome 45, basta acionar a tecla “Super”, e isso dá um certo ar de praticidade (embora teclar Alt+F2 não afete em nada a produtividade do usuário).

Tem como configurar o PIN para rodar só os processos que interessam? Tudo o que desejo é poder abrir um calendário integrado ao Google Agenda, editável para inserir, excluir ou editar compromissos, mesmo em offline. Nada a nível corporativo, pois é pra uso pessoal, e acredito que esse aspecto agradaria a maioria dos usuários a espera do Plasma 6.0

“Offline”, pois pra computação nas nuvens, tudo online, o ideal é ter internet ilimitada e boa conexão. O meu é 4G e a qualidade do sinal oscila, mesmo usando um modem Amplimax 4G, e não raro fico horas sem sinal, pois a ERB daqui é “temperamental”.

À época que testei o Gnome 34, em contas online cadastrei o Google/Gmail, e de cara vi o calendário do relógio abrir em tela cheia, com todos os meus compromissos. Fiquei surpreso com essa facilidade. Já no Gnome 45 ele abre o Evolution. Não gostei…

Já no Plasma, precisa mesmo instalar o Akonadi, Kalendar e outros apetrechos pra ter acesso ao Google Agenda sem depender dos navegadores?

Já usei o widget Event Calendar (matéria aqui no Diolinux):

Mas senti falta da tela cheia (nem sei se isso é possível), que dá um panorama melhor, especialmente pra visão do ano todo.

Nos celulares (pelo menos os com Android 12) os alertas são emitidos normalmente. Da mesma forma que o Weather do Android obtém os alertas, o do GNU/Linux não poderia obter também? Fica aí a dica pros devs.

1 curtida

Salve, Rommulo

Vou responder sobre as coisas que sei – pois são as que utilizo, salvo em TXT, registro no blog para lembrar.

Existem muitos outros recursos, que não uso – por isso, não leio, não anoto, e não guardo na memória (que é fraca, rs).

O Weather2 é um “widget” do KDE Plasma. – Não é um “aplicativo”. – Por isso, você talvez não encontre para instalar pelo xbps.

No KDE, basta clicar na área de trabalho com o botão direito do mouse >> Add Widget >> Get new widgets >> Download New Plasma Widgets (ou Install Widget from Local File):

2023-11-19_14-05-34_A

Acho que só funciona em ambiente KDE Plasma.

Mas encontrei coisas parecidas, no Xfce, Cinnamon, MATE etc. – como esse que você mostrou. – Só não são “iguais”.

Um exemplo do Xfce, uns 6 anos atrás:

Acima - Ao Habilitar a indexação (Enable File Search), no KDE Plasma, você pode adicionar pastas ou partições no campo logo abaixo – e dizer quais você quer que sejam indexadas.

No início do milênio, eu usava um programa “DSearch” (Disk Search), no Windows, para catalogar os arquivos contidos nos meus CDs / DVDs de backup. – Só que, um dia, ele parou de funcionar – e eu fiquei com um “banco de dados proprietário”, ou seja, feito para ser usado só por aquele programa.

Já perdi muito tempo e trabalho, a cada vez que um programa pifa, ou desaparece, e eu fico com arquivos “proprietários” – por isso, hoje prefiro fazer tudo em TXT. – Exemplo do meu “catálogo” de 125 CDs e DVDs, cada um em um TXT separado:

Uma busca no Dolphin, por “Conteúdo” – não por nome-de-arquivo – permite encontrar o DVD onde salvei uma conta da Caesb de 2008:

Aí, basta em abrir o TXT e usar o CTRL+F pra ver se é o arquivo que estou procurando:

Comecei esse cadastro, ainda no Windows XP, com esse comando – que listava o conteúdo de cada CD ou DVD para um arquivo-texto:

E:\Data Bases\dataBases\CDs>dir h: /s > 097_CD-07_352_plantas.txt

Atualmente, eu usaria algum comando assim:

$ ls -R -1 /PATH/DVD > /PATH/arquivo.txt

É trabalhoso? Sim! – Mas só fiz isso 1 vez na vida, para cada CD ou DVD, entre 2005 e 2014. – Uma média de 10 ou 12 vezes por ano (backups mensais).

Um exemplo, em uma pasta aleatória: – Lista primeiro as pastas e arquivos do 1º nível – e em seguida os demais níveis, de modo recorrente:

Nas distros “Buntu’s”, eu encontrava muitos aplicativos de “catalogação” – para coleções de livros, discos etc. – mas todos geram “arquivos proprietários”, e optei por fugir disso!

Nada como o velho e bom arquivo TXT – que pertence a você, e não a algum programa aleatório. – Você não imagina quantas vezes investi um tempão, para cadastrar um monte de coisas… e depois tive de fazer tudo de novo, em outro programa diferente.

Foi o que eu fiz, desde 2016. – A “Busca simples” do Dolphin (CTRL+F) encontra tudo, bem rápido. – E para “Busca avançada”, uso o KFind, por exemplo, para encontrar aquivos que pertençam ao Root (0:0), Read-only, modificados pela última vez entre 1º Janeiro 2010 e 31 Dezembro 2014, contendo a palavra “xulumbrega”.

Eu acho mais simples, apenas clicar num pedaço da tela, do que procurar uma tecla específica. – Além disso, eu uso a tecla “Left-Win” para acessar o 3º nível do teclado: «m³ km² § ©» etc,

Eu só experimentei “remover” o PIM inteiro – e acho que seria trabalhoso remover só algumas partes, pois cada coisa é “dependência” de outras coisas. – Talvez seja possível apenas “desabilitar” umas coisas e deixar outras habilitadas, mas não sei como fazer isso.

Nunca usei nenhum tipo de calendário-agenda. – Aliás, nunca consegui usar, nem Agenda em papel (rs). – Tenho uma caderneta pequena, de espiral, que fica sempre em cima da mesa, onde vou anotando as coisas que preciso fazer. Quando vou sair de casa, destaco aquela página e boto no bolso, pra não esquecer de nada. Isso é o máximo de “organização” que consigo fazer. E funciona!

1 curtida

@frc_kde nunca utilizo o app de tempo porque não aparece meu município, só que no site “wetter.com” aparece sim o meu município; só a busca no widget que não consegue achar; saberia como resolver?
Wetter Itabaiana | wetter.com

“Wetter” é outro site, coisa de alemão, rs

Clicando na opção “+OWM” do widget “Weather2”, você deve usar a URL / código fornecida pelo Open Weather Map – que oferece 2 opções (Paraíba e Sergipe):

Nas configurações do Weather2, clique em “+OWM” – e cole a URL / código correspondente:

Open Weather Map:

https://openweathermap.org/city/3402465

Itabaiana (SE) - https://openweathermap.org/city/3460974

Itabaiana (PB) - https://openweathermap.org/city/3398003

(no segundo campo, você preenche manualmente, com o nome da sua cidade). – O resultado:

A outra opção – clicando em “+metno” (Noruega) – não está funcionando.

1 curtida

Obrigado, o Widget que vem por padrão instalado usa aquele site alemão. Vlw!

1 curtida

uai…

Afinal, você tá usando o app TimeBoy do GhostBSD MATE ou o widget TimeGirl do NuTyX JWM? :zipper_mouth_face:

Entendi nada kkk.

:sweat_smile:

Tou tentando adivinhar o aplicativo ou widget, o DE, e qual distro trouxe esse clima por padrão.

Ah, entendi… tava dizendo que se vc pesquisar Widgets no Plasma, pelo menos no KDE Neon, o único já entre as opções disponíveis para clima é o que utiliza aquele serviço alemão. Eu consegui depois por minha cidade, pelo código também.

Os demais vc tem que baixar e instalar.
Esse de clima deve ser o oficial distribuído pelo Plasma.

E vi que o KDE tem um app de meteorologia também:
Meteorologia - Aplicativos do KDE

1 curtida

Maravilha:

Que bom que conseguiu encontrar o modo de configurar sua cidade.

Por algum motivo, ele costuma vir no KDE (até no Arch, onde instalei o mínimo) – mas em vez de “oficial”, me parece “inercial”. – Tipo, alguém botou essa versão “1.0”, talvez entre 2017 e 2018, e nunca mais pensaram nisso.

Atualmente, nem está mais na KDE Store. – Também não consta no Github dele.

Atualmente, o KDE Store indica 9 widgets de clima.

1 curtida

Olá Flávio.
Demorei a aparecer aqui pq minha conexão ficou pior que 2G nos últimos 50 dias!
Só agora foi sanada.

Sua dica de recorrer à velha e “imbugável” caderneta de papel, foi célebre! Eu mesmo tenho vários cadernos que já lotaram de anotações, assim como meu Joplin. Só me falta ter tempo de por tudo em prática :laughing:. No PC, vou me contentar com o plasmóide “Event Calendar”, autorizando seu acesso ao Google Calendar e pronto.

Outra grande dica sua é catalogar tudo em TXT mesmo. Vou fazer isso de agora em diante!

Quanto ao Baloo, não notei nenhuma queda expressiva no desempenho. Mas a ideia de desabilitá-lo e usar o Kfind é muito boa, tanto para os catálogos em TXT quanto para encontrar rapidamente meus arquivos. E o “Recentes” do Dolphin tbm são uma mão na roda.

Plasma_5,27

Plasma 6, cadê vc?

1 curtida