Vamos por partes, à la Jack Stripper:
Não vejo nenhuma opção de o Weather (1 ou 2) emitir Alertas.
O que vejo, é um “resumo” sempre presente na Bandeja (Painel) – e outro “resumo” um pouco maior, quando se passa o ponteiro do mouse sobre ele (Mouse Over).
Talvez um Alerta possa ser obtido por outros meios, diretamente das instituições de Meteorologia – ou de alguns sites que procuram ser “interfaces” (e adoram cliques). – Acompanho um do Sul (MetSul?) e outro da Itália, ambos pelo Twitter. O resto, acabo vendo pelos jornais locais e nacionais (mesmo sem acompanhá-los).
Existem trocentas opções & configurações, que permitem controlar cada aspecto possível e imaginável de “indexação” e “rastreamento”, dentro do KDE.
Aqui, as opções mais gerais e básicas: – Indexar (ou não) – e no campo inferior, quais partições indexar:
Trata-se do “processo” Baloo_File, que pode causar alto “consumo” de CPU, elevar temperatura etc. durante algumas horas, logo após instalar uma nova distro – pois irá “indexar tudo de novo”. – Aqui um exemplo, dos tempos em que meu PC era 2 x Core2 Duo, com apenas 4 GB RAM.
Quanto mais partições (e quanto mais arquivos elas contêm), maior será o trabalho de “indexação inicial” – e de “manutenção / atualização”, pelo resto dos dias.
Eu simplesmente desativo essa indexação! – Ok, hoje meu PC é 6 x i5-9400 com 16 GB RAM (posso ampliar até 64 GB) – mas, pessoalmente, não gosto de “deixar uma lâmpada acesa, sem necessidade”… se é que me faço entender. 
Note que, no seu Print, aparece uma seção chamada “KRunner” – e que no meu Print aparece com o nome de “Plasma Search”. – São a mesma coisa:
Observe que eu desabilitei Activities (não uso), Bookmarks, Browser History, Browser Tabs, Desktop search, Dictionary, Locations, Open Street Map (Marble), Places, Software Centre, Spell Checker, Web Search Keywords – porque não quero usar essas “facilidades”.
Ao mesmo tempo, clico com o botão direito do mouse no ícone do Menu >> Configure Application Menu – e desativo a opção “Search” – que “Expande a busca para Bookmarks, Arquivos e Emails” (não uso KMail):
(Note que, em “Categories”, também desativo “Recent contacts” – pois não uso KMail, KOrganizer etc.: – Não uso a suíte PIM).
O resultado é que uma Busca no meu Menu inclui, no máximo, uma segunda coluna, pois deixei ativada a busca dentro do KDE System Settings. – Para mim, não haveria vantagem alguma em ampliar o Menu para exibir trocentos zilhões de arquivos de até 20 anos atrás:
A propósito: – Não é necessário abrir o Menu para fazer essas buscas. – Basta clicar na Área de Trabalho e começar a digitar:
(Pois é! O KRunner aparece assim que você começa a digitar. – No meu caso, é a mesma coisa: – Só aplicativos, e configurações. – Nada de 1 zilhão de arquivos).
Ao remover (ou não instalar) a suíte PIM, fico com apenas 2 pacotes Baloo: – o baloo propriamente dito, e o baloo-widgets. – Evitar “bloat” não é só uma questão de "espaço em disco! É também, uma questão de não baixar trocentos pacotes (não-utilizados) a cada atualização, mês após mês, ano após ano.
Quanto ao PIM, é uma suíte poderosa, que lhe permite altíssima produtividade… se você tiver motivos para precisar dela. – Digamos que um colega de trabalho, de outro setor, dentro de uma corporação enorme, te mandou um Anexo, que você salvou “em algum lugar”, e não lembra o nome. – Com o PIM, você vai encontrar aquele arquivo, nem que ele esteja escondido nos quintos dos infernos!
(O PIM costuma manter nada menos que 17 processos Akonadi – o que quase duplica o uso inicial de RAM – no Debian, no Mageia e em outras distros que o instalam por padrão).
Não, não preciso disso! Salvo os arquivos com nomes relevantes, em pastas com nomes relevantes – e se eu não souber em qual partição ele está, basta abrir no Dolphin minha partição “Depot1” (com backup de todas as partições, e mais os arquivos pouco usados, que não estão em nenhuma outra partição), e usar CTRL+F, para encontrar qualquer coisa, em 1 ou 2 minutos. É rápido! – Não preciso manter tudo indexado, e não preciso entupir a Busca do Menu com trocentos zilhões de itens, a maioria dos quais só vou procurar 1 vez a cada 10 anos.
(Além da “busca simples” com CTRL+F, existe o KFind – “busca avançada”, que permite localizar arquivos que pertencem ao Root, ou ao User1, ou ao User2, ou que são Read-Only, enfim, o escambau).
Mas tudo isso, são opções de cada um. – Questão de gosto pessoal, tipo de trabalho, tipo de hábitos etc. – Falo apenas da “falta de necessidade” de alguns recursos, que são ótimos em uma grande corporação, mas não para mim, que hoje em dia procuro simplificar minha vida ao máximo.
Outra coisa que costumo “simplificar”, são os “Serviços em Background” – configurados na seção "Startup & Shutdown:
“Remote URL Change Notifier”, por exemplo, pode ser útil numa rede de computadores – caso alguém mude o nome de uma pasta em outro PC – mas não tem utilidade para mim, com apenas 1 PC e nenhuma rede.
“SMB Watcher” refere-se ao Samba (Rede) – que eu não uso, e até costumo desinstalar.
“Search Folder Updater”, acho (só acho!) que deve ser um atualizador daquelas “pastas virtuais” que o Dolphin chama de “Hoje”, “Ontem” etc. – e que eu simplesmente oculto, pois não têm utilidade para mim.
(Também não uso aqueles recursos “Rate”, “Comment” etc., que o Dolphin oferece – e que talvez sejam uma das grandes vantagens da indexação pelo Baloo).
Tudo que eu baixo, vai para uma única pasta – e nela, o Dolphin ordena tudo por “Mais novo” (sim, o Dolphin permite configurações diferentes, para cada pasta). – Basta entrar lá, para encontrar (no topo) o que baixei hoje, ontem etc.
(Depois, arrasto cada coisa para alguma pasta com nome “lógico” – livros (por autor), vídeos, músicas etc. – onde sei que vou encontrar o que procuro).
Para mim, é super-rápido – mesmo num HDD mecânico de 1 TB, com zilhões de arquivos (desde 1990!), espalhados em zilhões de pastas. – “Demorar” 1 ou 2 minutos, para encontrar algum arquivo que não uso há 10 ou 20 anos, para mim é lucro!
Pela minha experiência passada com o KDE Neon e com distros rolling-release, já observei que esses componentes nunca são atualizados “todos ao mesmo tempo”:
- KDE
- Qt
- Frameworks
- KDE Applications