Acompanhando o tópico desde o início, com “sentimentos” conflitantes ou, pelo menos, difíceis de definir com clareza.
Afinal, me acostumei tanto às distros rolling-release – preferência despertada pelo “KDE rolling-release Neon” (sobre base Buntu LTS), a partir de 2016 – que achei difícil explicar qual “medo” eu poderia sentir, diante do assim chamado “KDE 6”.
Além disso, hoje em dia já não enfrento urgências de trabalho – e tenho no MX Linux uma distro “stable” 100% funcional, com todos os aplicativos e ferramentas de que preciso. – Basta reiniciar o computador, carregar o MX Linux, e pronto! Tudo resolvido.
Era diferente, quando passei do KDE 3.5 para o KDE 4 – e depois, para o KDE 5. – Aquilo quebrava as “novas” rotinas de trabalho, que tinham me custado tempo para desenvolver, e me obrigava a parar tudo, para desenvolver outro fluxo de trabalho.
(E enquanto mantive o Windows em dualboot, até 2016, é claro que era muito mais simples voltar para ele – adiando a mudança definitiva durante vários anos).
De repente, desaparece o Konqueror, substituído por um tal de Dolphin, completamente sem recursos.
(Hoje o Dolphin tem mil recursos – e mil plugins etc., que o tornam ainda mais poderoso – mas naquela época isso ainda estava no futuro).
Anos depois da mudança para o KDE5, quase todos os novos recursos que eu pesquisava na internet… ainda eram velhos pacotes do KDE4 – que continuavam nos repositórios Buntus – mas funcionavam cada vez menos.
Em tempos recentes, bastou uma pequena mudança – do KDE 5.25 para 5.26, no último trimestre de 2022 – para inutilizar o widget Weather, que eu vinha usando desde 2016:
Demorei um bom tempo, esperando aparecer alguma dica nos comentários da página dele, no Store-KDE-org. – Burrice minha! – Weather está abandonado. – A solução existia desde o momento em que o problema apareceu: o fork Weather2.
Portanto, nada como, “vivendo e aprendendo”. – Boa parte dos problemas só depende de uma pesquisada rápida… Bom, pelo menos, com o passar do tempo.
Complicado, é enquanto ainda não foram criadas as novas alternativas. – E isso pode abranger um grande número de recursos e ferramentas – quando se migra, digamos, de um Qt5 para um Qt6… “sem grandes mudanças”, aparentemente.
Entre agora no Store-KDE-org, e faça uma busca por “Qt6”… Só encontra 2 widgets.
Ou selecione a Tag “Qt6”… Só encontra 1 widget.
… enquanto uma busca por “Qt4” encontra toneladas de widgets.
É hora de portar seus widgets para o Plasma 6
Nate Chamada para ação 24 de outubro de 2023 1 minuto
Considere isso um aviso formal para os autores de widgets do Plasma 5: você precisará portar seus widgets para APIs mais recentes para torná-los compatíveis com o Plasma 6!
Muitos aspectos da API do widget do Plasma foram alterados e os widgets de terceiros existentes precisam de adaptação para o Plasma 6, caso contrário não funcionarão. Você pode ler nosso guia de portabilidade aqui: Porting Plasmoids to KF6 | Developer
Os widgets compatíveis com o Plasma-6 podem ser carregados em store.kde.org e colocados na nova categoria “Extensões do Plasma 6”, visível em https://store.kde.org/browse?cat=705&ord=latest . Não há nada lá agora, então presumo que ninguém saiba ainda. Portanto, estou dizendo às pessoas: a hora para os autores de widgets terceirizados começarem a portar seus widgets é agora!
Deixe-me saber nos comentários aqui se você tiver alguma dúvida ou preocupação, e tentarei respondê-la e ajustar a documentação conforme necessário.
No momento, existem 8 comentários – incluindo algumas dúvidas.