Temos uma data de lançamento para o KDE Plasma 6.0

Passo nº 1:

Sempre vi dizer que o Buntu “usa base Debian, mas tem pacotes mais novos, porque usa o Testing e não o Stable” (o LTS viria de um instantâneo do Testing; e o não-LTS viria do Unstable; mas não sei se isso é exato).

Na atualização de 114 pacotes do Debian Testing KDE aqui, neste final de semana (14 Jan 2024), encontrei apenas 2 pacotes contendo a string “Qt6” no nome-de-arquivo. – Na atualização de 421 (+5) pacotes na semana anterior (8 Jan 2024), o Debian Testing KDE daqui também recebeu apenas 2 pacotes contendo a string “Qt6” no mome-de-arquivo.

Como estou fora do Debian (“Linux3”, aqui), puxei alguns números dos logs do dpkg dele:

$ zgrep " installed " /run/media/flavio/Linux3/var/log/dpkg.log* | wc --lines
13034

$ zgrep " installed " /run/media/flavio/Linux3/var/log/dpkg.log* | grep "qt6" | wc --lines
131

O total de “13034” contém repetições (atualizações). – É quase 4 vezes o número de pacotes instalados no momento (3.586). – Por regra-de-três, dá para imaginar que haja uns 36 pacotes instalados, ao todo, contendo a string “Qt6” no nome-de-arquivo.

Se depender do Debian Testing, parece que a mudança no Kubuntu ainda está longe.

EDIT: – Num exame mais amplo:

Neon Unstable  | grep "qt6"     187
Detian testing | grep "qt6"     131

Neon Unstable  | grep "kf6"     856
Detian testing | grep "kf6"       0

Neon Unstable  | grep "qml6"    148
Detian testing | grep "qml6"      3

Passo nº 2

Essa alegre brincadeira coletiva demora bem mais tempo, do que aquela super-máquina de teste do openSUSE (OpenQA). :grin: – Não sei se a Red Hat tem alguma super-máquina de testes. – A Canonical, “parece que não” (não sei). Então, a demora talvez seja maior.

Obs.: - Não me parece que KDE Neon fique esperando o Debian Testing fazer esse trabalho – e muito menos, esperar que a Canonical o adapte, do Debian Testing, para o próximo Kubuntu. – Pelo contrário. Tenho a impressão de que a KDE e.V. (Neon) sai na frente, e o Debian se beneficie disso mais adiante.

No KDE Neon, todos esses pacotes “mais novos” do Plasma vêm direto do Repositório “archive-neon-kde-org/unstable”

É interessante, também, o que ele diz sobre a “opção Wayland”, nas versões anteriores do Kubuntu:

Para versões anteriores do LTS, abandonamos o envio da sessão wayland como uma alternativa instalada, pois os usuários têm a tendência de presumir que, se ela estiver no menu da sessão sddm, ela será totalmente suportada; em vez disso, deixe que os próprios usuários instalem os pacotes plasma-workspace-wayland se quiserem experimentá-los.

Tradução: – “Não queremos mais ter nada a ver com KDE Plaama Wayland anterior”.

E a explicação, bem simples:

Para qualquer versão (…) que lançarmos o plasma 6, eu esperaria ou pelo menos preferiria seguir o padrão wayland nesse ponto. Obviamente agora é aí que está o maior suporte e foco

Talvez ele pressinta (ou saiba) que vai faltar mantenedor de Plasma 5 Wayland – ainda com muitos problemas – e que agora, mesmo, é que não serão mais resolvidos.

Salve, @Rommulo_Peixoto

Isso é uma coisa que me faz olhar a “Nuvem” com cautela.

Parece a melhor solução: – Ter uma cópia local, sempre atualizada – e sincronizar pelo Google, automaticamente, sempre que o Aplicativo / Google / SO encontrar conexão funcionando.

Só de 2006 a 2017…

Hoje, o celular oferece uma alternativa – quando o PC está pifado, e você precisa encontrar uma dica para resolver o problema – mas, também depende da marvada “Nuvem”.

Estamos acompanhando em um outro tópico.

2 curtidas