Temos uma data de lançamento para o KDE Plasma 6.0

Olá, Flavio.
Saudações!

Perfeito esse app, que no mouse over mostra tudo o que interessa!

Estou no XFCE com esse outro, com textos em vez de ícones:

Procurei algo parecido com o seu no xbps, mas não encontrei.

Tem como configurar o baloo pra indexar apenas o(s) diretório(s) que contém os arquivos pessoais mais utilizados?

Pois tbm não me interesso em indexar meu “baú de tralhas mofadas”, que aliás, estão em backups feitos em DVD-R :laughing:

Pra ter à mão um índice deles, usei um catalogador de arquivos, no caso o GTKtalog, mas foi no início desse século! Vc poderia indicar algo mais atual, que na sua opinião e experiência cumpre bem esse papel? Na era da “dinastia Redmond” eu usava o “Advanced File Organizer” que catalogava tudo, nomes de arquivos, atributos, conteúdo de textos e de arquivos compactados.

Fica aí minha sugestão pro Plasma 6: colocar em destaque no Discover, alguma ferramenta catalogadora de arquivos, e deixar o indexador pré configurado pra manter um database permanente, apenas dos arquivos de acesso frequente, com a possibilidade de estipular o tempo, por exemplo, indexar só os arquivos dos últimos 6 meses.

E se eu desativar completamente o Baloo? Tenho usado links de acesso direto aos arquivos mais acessados, via algum dock, e agora que descobri o widget “Folder View” (KDE Plasma), não sinto mais falta do Latte, Plank, Cairo, nem de “Thomas e seus amigos”.

O dia que descobri isso, gritei “Bingooo!!!” Tem como acionar o KRunner, mesmo com várias janelas abertas, sem precisar ir pra tela do desktop? No Gnome 45, basta acionar a tecla “Super”, e isso dá um certo ar de praticidade (embora teclar Alt+F2 não afete em nada a produtividade do usuário).

Tem como configurar o PIN para rodar só os processos que interessam? Tudo o que desejo é poder abrir um calendário integrado ao Google Agenda, editável para inserir, excluir ou editar compromissos, mesmo em offline. Nada a nível corporativo, pois é pra uso pessoal, e acredito que esse aspecto agradaria a maioria dos usuários a espera do Plasma 6.0

“Offline”, pois pra computação nas nuvens, tudo online, o ideal é ter internet ilimitada e boa conexão. O meu é 4G e a qualidade do sinal oscila, mesmo usando um modem Amplimax 4G, e não raro fico horas sem sinal, pois a ERB daqui é “temperamental”.

À época que testei o Gnome 34, em contas online cadastrei o Google/Gmail, e de cara vi o calendário do relógio abrir em tela cheia, com todos os meus compromissos. Fiquei surpreso com essa facilidade. Já no Gnome 45 ele abre o Evolution. Não gostei…

Já no Plasma, precisa mesmo instalar o Akonadi, Kalendar e outros apetrechos pra ter acesso ao Google Agenda sem depender dos navegadores?

Já usei o widget Event Calendar (matéria aqui no Diolinux):

Mas senti falta da tela cheia (nem sei se isso é possível), que dá um panorama melhor, especialmente pra visão do ano todo.