Tela preta acesa ao iniciar o mint

Tenho um notebook que tava com vírus, consegui tirar o vírus e decidi formatar e colocar o Mint xfce, aparentemente deu tudo certo, até na configuração pra formatar eu tinha conseguido conectar o wi-fi, na hora de reiniciar pra terminar a formatação e usar o sistema, aparece uma tela de exiting pxe rom (Essa tela aparecia quando eu tinha Windows), e também diz que não tem nenhum disco bootavel e que eu deveria colocar um e pressionar qualquer tecla. Desliguei o note e liguei de novo e apareceu o grub, escolhi a primeira opção que era o Linux Mint xfce, então a tela simplesmente fica um preto aceso, assim:

Desliguei novamente e apareceu a mesma tela de exiting pxe rom, mas dessa vez sem o negócio de disco bootavel, e então novamente apareceu a mesma tela acesa.

Fiz a formatação do mesmo jeito que tinha feito no meu outro notebook (aquela carroça que alguns aqui já conhecem), e não entendo o que tá acontecendo nesse.

Detalhes importantes: algumas teclas do notebook não funcionam

Pode ate parecer uma pergunta besta rsrsrs mas vc já testou com outra distro ou tentou baixar novamente o Mint e formatar novamente???

Tentar outra distro não, mas já formatei ele 3 vezes hoje e continua acontecendo isso kkkkk

oi

ao acessar a tela do grub

tecla a tecla e

procure por

linux	/vmlinuz-linux-zen root=UUID=e450be32-.... 

E retire o quiet

retire a opção quiet

Depois tecle a tecla F10 para inicializar e veja se funciona

veja se aparece alguma coisa e se tem erro.

Tenta outra distro, o ZorinOS por exemplo que tem uma versão em Xfce (é a Lite) e vê se acontece o mesmo.

Então, tem um problema, as teclas de mover pros lados e pra cima e apagar não funcionam :blush: (nem a tecla esc, f10)

Vc pode usar um teclado usb externo para usar as teclas (se tiver logico rs).

Pior que não tenho, eu tava achando que as teclas não funcionavam por causa do vírus, era um brabo q tava na system32, mas agora só tem o Linux no note então é o teclado que tá ruim mesmo…

1 curtida

Gente só pra tirar a dúvida de tentar com outra distro, eu posso tentar com a versão cinnamon do Mint? O modelo do note é Acer aspire ES1-431-C3W6. Eu usei o xfce pq é o que já tava no pendrive quando formatei o outro note

Pode sim, mas eu indiquei outra distro (q nao seja o Mint), para ver se tem algum problema e afins. Mas vc pode tentar sim, sem problemas.

Entendi, vou tentar com o Ubuntu, será que o Ubuntu normal roda de boa nesse? Tipo as especificações claro. Ou tento algum “sabor” dele? Como pode ver não entendo muito dessas coisas :blush: queria tentar com o Ubuntu pq é mais próximo do Mint, mas vou ver sobre o zorin tmb pra ter mais noção

Hehe de boas @steph. Por acaso o note seria esse aqui, se for vc pode tentar o Zorin OS 15.3 Lite ou o Xubuntu 20.04.1 mesmo.

De boas, estamos aqui pra ajudar !!! :v:t2:

Eu não indico o Zorin pois ele ainda esta na base antiga do Ubuntu (18.04)
Melhor testar algo mais atual e nisso indicaria o Xubuntu 20.04 que é tão leve quanto o Mint XFCE
Eh minha opiniao mas a escolha final eh com voce

Isso, mais especificamente é esse

Só uma correção, não é base antiga, pois a versão 18.04.5 ainda tem suporte ate 2023. Se for assim, o Mint também tá na base “antiga” rsrs.

Pode tentar as distros que falei, se ficarem pesadas, ainda tem o Lubuntu tbm.

Sobre o Zorin OS e o Ubuntu 18.04, tem essas postagens no fórum que eu fiz.

Falei no sentido de que como o Ubuntu ja esta na 20.04.1 nao vejo o porque usar a base antiga ainda mais se o usuario for adepto dos .deb
Ao meu ver parece que o Zorin so vai adotar a base nova ano que vem e olhe la (depois falam que o Mint eh atrasado)
Enquanto isso as flavours e ate o KDE Neon ja estao (atualizados)

Acho que podia testar o teclado antes…

Ao iniciar…o pc

Tecla a tecla del ou f2

Antes de chegar a tela do grub

Para ver se acessa a bios

Tente navegar com o teclado.

Para sair…

Veja a opção sair sem salvar…

Se funcionar o teclado está funcionando, o problema é o sistema

Mas muitos hardwares não funcionam bem na base 20.04.1 e como mencionei acima, as melhorias da base 20.04 já estão no 18.04, através do HWE.

Isso o novo update da base 18.04 já contempla, então ta suave.,

São públicos alvos diferentes.