Zorin OS 15.3 está entre nós, confira as novidades

Uma das gratas surpresas dos últimos 3 anos, foi o surgimento do Zorin OS, sistema esse mantido pela empresa Irlandesa de quase mesmo nome, a Zorin OS Technologies Limited.

Em anúncio feito no blog deles, eles deram alguns dados bem interessantes sobre quantas vezes foi baixado e da onde vieram. Segundo eles:

“Desde que o Zorin OS 15 foi lançado pela primeira vez em junho de 2019, ele foi baixado mais de 1,7 milhão de vezes. Mais de 65% desses downloads vieram de plataformas proprietárias como Windows e macOS, refletindo nossa missão de levar o poder do Linux para novas pessoas e fazer a comunidade crescer para o benefício de todos.”

Com a nova versão do Zorin OS, veio alguns updates bem vindos também, como:

• Kernel Linux 5.4 (a mesma do Ubuntu 20.04 HWE);

• LibreOffice 6.4.6;

• Driver da NVIDIA na versão 450.66 e o NVIDIA Settings na versão 440.82;

• Mesa Driver na versão 20.0.8;

• Gnome Shell 3.30.2;

• Xfce 4.14;

• Mozilla Firefox 80.0.1;

• Nautilus 3.26.4.

Essa versão do Zorin OS vai ter suporte até abril de 2023, visto que é baseada no Ubuntu 18.04.5 LTS.

Para baixar o Zorin OS 15.3 basta acessar aqui e escolher a sua versão.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

10 curtidas

distro maravilhosa, pena que é lenta para implantar as novas versões do gnome, tipo o 3.36 tá ai desde abril

Ao meu ver, o sistema com abordagem tradicional ideal para quem está vindo do Windows. Sorry not sorry Mint :joy:

1 curtida

Isso se deve por se basear no Ubuntu 18.04, que ainda mescla o Gnome 3.26 e 3.30. Mas pelo q eu andei pesquisando, a próxima versão do Zorin OS (talvez o 16) seja baseada no Ubuntu 20.04 e ai sim vai trazer as melhorias do GNOME, visto que já ta trazendo kernel e drivers mais novos nesta versão 15.3.

E eu achando que o Linux Mint demorava pra receber atualizações…

2 curtidas

Já saiu o Gnome 3.36?

1 curtida

É ate compreensível a demora do Zorin OS demorar, visto q a equipe é bem reduzida (acho q são 3 ou 5 pessoas no projeto) e está no desenvolvimento do Zorin GRID.

Poizé… eu fui baixar as ISO’s voltadas à educação e estão offline (na nova versão) - deve faltar pernas mesmo. Mas pro pouco de gente que tem, eles fazem um super trabalho!

Aqui tá normal as versões educacionais, só ta demorando um pouco pra baixar mas ta on normalmente.

Vdd, tomara que consigam mais pessoas pra ajudar.

1 curtida

Tá, mais tarde eu tento de novo… agora é brincar no Boxes pra ver a nova cara do Core e do Lite!

Nem me fala… O coração de SDA começa a atuar nessas horas, meu notebook tá me chamando ali :sweat_smile:

4 curtidas

Gnome Boxes tá aí pra isso mesmo!

Na opinião de vocês, qual melhoria tão latente teríamos se a versão do Gnome fosse mais atualizada? Será que na prática, no dia a dia de quem só quer usar um sistema pra trabalho/estudo/ lazer, vai fazer alguma diferença?

sim e não, se os updates do gnome fossem apenas estéticos, não fariam tanta diferença já que o zorin modifica a interface, mas desde o gnome 3.36 ele está mais liso de se usar, parecendo uma manteiga camponesa de alta qualidade com sal de 500g, e isso faz uma diferença.

2 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkk cara essa foi a melhor descrição do Gnome que já vi na vida!

Maas, de qualquer forma pelo menos na minha opinião, o Gnome do Zorin tem uma leveza fora do comum. Não sei quais otimizações eles fazem, ou como fazem, mas é bastante leve e fluído!

2 curtidas

Seus filhos da mãe!

Ficam criando tópicos para atacar meu distro-hopping.

image

4 curtidas

É tudo culpa de vocês!

Captura de tela de 2020-11-27 19-03-41

2 curtidas

@marcosdolinux penso da seguinte forma… Se o Gnome 3.30 era usável antes das versões mais atualizadas, ele continua usável para o dia a dia rsrs

Se eu não estiver enganado, o vazamento de memória foi corrigido na versão 3.36.

Eu não uso Gnome, então desconheço se o vazamento de memória é algo sério ou não, mas se muitos usuários conseguiam usar, provavelmente não será problema para o uso doméstico.

1 curtida

Vai na fé irmão. Testa pra você ver!

Boaaaaa!!! Depois diz o que achou