Uma das gratas surpresas dos últimos 3 anos, foi o surgimento do Zorin OS, sistema esse mantido pela empresa Irlandesa de quase mesmo nome, a Zorin OS Technologies Limited.
Em anúncio feito no blog deles, eles deram alguns dados bem interessantes sobre quantas vezes foi baixado e da onde vieram. Segundo eles:
“Desde que o Zorin OS 15 foi lançado pela primeira vez em junho de 2019, ele foi baixado mais de 1,7 milhão de vezes. Mais de 65% desses downloads vieram de plataformas proprietárias como Windows e macOS, refletindo nossa missão de levar o poder do Linux para novas pessoas e fazer a comunidade crescer para o benefício de todos.”
Com a nova versão do Zorin OS, veio alguns updates bem vindos também, como:
Kernel Linux 5.4 (a mesma do Ubuntu 20.04 HWE);
LibreOffice 6.4.6;
Driver da NVIDIA na versão 450.66 e o NVIDIA Settings na versão 440.82;
Mesa Driver na versão 20.0.8;
Gnome Shell 3.30.2;
Xfce 4.14;
Mozilla Firefox 80.0.1;
Nautilus 3.26.4.
Essa versão do Zorin OS vai ter suporte até abril de 2023, visto que é baseada no Ubuntu 18.04.5 LTS.
Para baixar o Zorin OS 15.3 basta acessar aqui e escolher a sua versão.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS
Isso se deve por se basear no Ubuntu 18.04, que ainda mescla o Gnome 3.26 e 3.30. Mas pelo q eu andei pesquisando, a próxima versão do Zorin OS (talvez o 16) seja baseada no Ubuntu 20.04 e ai sim vai trazer as melhorias do GNOME, visto que já ta trazendo kernel e drivers mais novos nesta versão 15.3.
É ate compreensível a demora do Zorin OS demorar, visto q a equipe é bem reduzida (acho q são 3 ou 5 pessoas no projeto) e está no desenvolvimento do Zorin GRID.
Poizé… eu fui baixar as ISO’s voltadas à educação e estão offline (na nova versão) - deve faltar pernas mesmo. Mas pro pouco de gente que tem, eles fazem um super trabalho!
Na opinião de vocês, qual melhoria tão latente teríamos se a versão do Gnome fosse mais atualizada? Será que na prática, no dia a dia de quem só quer usar um sistema pra trabalho/estudo/ lazer, vai fazer alguma diferença?
sim e não, se os updates do gnome fossem apenas estéticos, não fariam tanta diferença já que o zorin modifica a interface, mas desde o gnome 3.36 ele está mais liso de se usar, parecendo uma manteiga camponesa de alta qualidade com sal de 500g, e isso faz uma diferença.
Kkkkkkkkkkkkkk cara essa foi a melhor descrição do Gnome que já vi na vida!
Maas, de qualquer forma pelo menos na minha opinião, o Gnome do Zorin tem uma leveza fora do comum. Não sei quais otimizações eles fazem, ou como fazem, mas é bastante leve e fluído!
@marcosdolinux penso da seguinte forma… Se o Gnome 3.30 era usável antes das versões mais atualizadas, ele continua usável para o dia a dia rsrs
Se eu não estiver enganado, o vazamento de memória foi corrigido na versão 3.36.
Eu não uso Gnome, então desconheço se o vazamento de memória é algo sério ou não, mas se muitos usuários conseguiam usar, provavelmente não será problema para o uso doméstico.