Super Aquecimento em Notebook

Boa noite, estou com problemas de superaquecimento em um notebook Dell Inspiron 5480, porém apenas com o Linux
Já testei diversas distros, desde Xubuntu até Pop_Os, prefiro a Ubuntu (que inclusive, veio instalada nele), ele começa a aquecer em jogos da Steam ou no Wine só quando a placa integrada MX150 é ativada, e quando chega a 97° ele desliga sozinho
Já testei diversas opções como trocar a pasta termica e fazer a TLP, Thermald, Trocar o Driver para Nouveau, Base com cooler, Underclock da CPU, Undervolt e nada funcionou, no máximo demorou um pouco mais para chegar na temperatura máxima

Alguém tem alguma dica de algo que possa fazer para tentar pelo menos jogar no Ubuntu, mesmo que com uma performance menor? Só falta isso pra abandonar o Dual boot do Windows de uma vez por todas (estranhamente, no Windows isso não acontece, ficando na casa dos 80° no máximo).

Olá, @Guilherme_Viana!

Infelizmente parece ter algum problema com essa linha da Dell, pois outros usuários já relataram o mesmo problema. Sendo um problema de HW não tem muito o que ser feito. Sugiro usar um suporte de notebook para que a parte debaixo (onde normalmente ficam as saídas de ar) não fique em contato direto com a mesa. Se tiver ventoinhas para ajudar no resfriamento é uma boa também. No fim do post tem o link de um vídeo que explica bem isso.

2 curtidas

Olá @brunonzanette, obrigado por responder e pelos posts, vou dar uma lida

Infelizmente é um problema bem chato, e a Dell se recusa a dar suporte após a garantia por estar usando o Ubuntu, e não rodar o programa de checagem deles (mesmo o notebook vindo com o Ubuntu), mesmo assim acho que não tem muito o que eles poderiam fazer já que o sistema de restringem desses notebooks não é dos melhores
Mas enfim, muito obrigado novamente.

1 curtida

investigue
ferramentas, cpu frequency scaling, acpid, pm-utils, e as flags do kernel

documentações
https://wiki.archlinux.org/index.php/CPU_frequency_scaling
https://wiki.archlinux.org/index.php/Acpid

use o noacpi kernel

As soluções da nvídia não possuem bom suporte para linux, mas no caso eu resolvi meu problema de superaquecimento com jogos sincronizando os quadros com o mango hud, e usando soluções como o tlp e powertop.
Escrevi esse artigo no meu github para ajudar as pessoas que possuem cards nvidia e computadores mal desenhados(no quesito refrigeração) como o dell g3. Espero que ajude quem leia.

3 curtidas