PopOS + Ubuntu 20.04 reiniciando após começar a jogar jogos pesados

Olá!

Instalei recententemente na minha máquina o Ubuntu 20.04 e tive um problema ao jogar alguns jogos que dependem mais da placa gráfica. O jogo não roda nem 10 minutos e então o PC reinicia sozinho.

Achei que fosse algo relacionado ao Ubuntu, e com o hype rolando sobre o PopOS, resolvi instalar o Pop para testar as novidades e aproveitar para testar a mesma situação, que se repetiu.

Ao mesmo tempo em que o PC reinicia, os jogos rodam com uma qualidade gráfica superior ao Windows (onde não acontece o problema em contrapartida).

Não sei identificar o problema. Acredito que possa ser algo relacionado a temperatura do PC talvez.

Sou marinheiro de primeira viagem no mundo Linux, conheço um pouco o sistema porém nunca instalei na minha máquina principal.

Antes de instalar o Linux usava os mesmos jogos no Windows e funcionavam normalmente, apenas como mencionei, a qualidade gráfica não é igual no Linux, porém a maquina não reinicia.

O problema acontece em jogos pesados tanto rodando pelo Steam Linux, quanto jogos emulados pelo Wine + Lutris.

Minha máquina é um Inspiron 7391.

Segue specs completas:

https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/novo-inspiron-13-7000/spd/inspiron-13-7391-laptop/ci7391w1007brw

Alguém pode me ajudar com essa questão?

Olá, @Jonathan_Peris! Bem vindo ao fórum.

Você não é o primeiro a reportar esse erro aqui no fórum, e pelo o que acompanhei ainda não tem um resposta. Eu tentei ajudar um outro usuário em um outro post, mas não conseguimos detectar a origem do problema.

De qualquer forma, as primeiras perguntas nestes caso serão: O Driver está instalado corretamente? O Driver foi instalado pelo Gerenciador de Driver? Está usando algum PPA para os drivers? Já verificou se o PRIME está configurado para o modo desempenho?
Pergunto isso principalmaente por você estar notando diferenças tão grandes de desempenho dos jogos, o que não é normal, mas isso não resolveu no outro caso.

Com essas questões fora de jogo, eu recomendo você monitorar as temperaturas do seu PC, usando o psensor por exemplo, e verificar se o driver está setado para o modo de performance (Abra o programa “NVidia X Server Settings”, entre na aba “PowerMizer” e mude a opção “Preferred Mode” de “auto” para “Prefer Maximum Performance”). Esse último vai fazer a sua GPU trabalhar mais o tempo todo o que pode fazer com que os ventiladores do seu notebook girem bem mais rápido também, o que não é muito bom para a vida útil do equipamento, mas não tem nenhum problema de utilizar enquanto está jogando.

É bom lembrar que temperaturas de até ~80º não são consideradas problemáticas e não deveriam fazer com que os mecanismos de proteção do PC entrassem em ação.

Sobre as perguntas:

O Driver está instalado corretamente? => O driver acredito ser o padrão da .iso do Pop + Nvidia, acredito que seja este:

Driver foi instalado pelo Gerenciador de Driver? => Foi o driver padrão que já veio instalado no sistema

Está usando algum PPA para os drivers? => Não adicionei nenhum PPA específico para os drivers. Como disse, o driver instalado é o driver padrão do sistema. Segue a lista dos PPAs:

Já verificou se o PRIME está configurado para o modo desempenho? => No momento está para o modo auto, se for isso aqui:

Vou fazer testes com este psensor para verificar as temperaturas da placa de vídeo enquanto estou jogando. Se ela armazenar algum log melhor ainda, pq a maquina reinicia do nada enquanto o jogo está rolando.

Também vou fazer testes com o PowerMizer no Performance Mode para verificar se o problema se resolve e volto a postar aqui o resultado dos testes.

Aparentemente está tudo correto, mesmo.
E coincidentemente ou não, você tem uma placa bem parecida com a do outro post (procurei, mas não consegui achar) que era uma MX230 (se não me engano). Começo a desconfiar que haja algum bug do driver com essa família de GPUs (MX2xx).

Fiz uns testes rápidos com o psensor, e três minutos com a tela de um jogo aberta me resultaram no seguinte cenário:

Me chamou a atenção o Geforce MX250 graphics ter ficado entre 99% e 100% o tempo todo.

Isso significa que ele está utilizando 100% de processamento da placa ou que o limite de processamento da placa foi atingido?

Notei que a máquina reiniciou após manter as temperaturas dos cores em ± 90ºc.

A temperatura da placa de vídeo sobe rapidamente de ± 50ºc para 90ºc, isso apenas deixando a tela de apresentação do jogo aberto. Sequer jogando de fato.

A temperatura da placa de vídeo chega a bater até 95ºc em determinado caso. Estamos falando de World of Warcraft na tela inicial (login), que não exige muita coisa para processamento

Após manter uns 5 minutos nas temperaturas variando nestas temperaturas, a máquina reinicia. Vou efetuar outro teste mantendo as preferencias de processamento no mínimo para acompanhar

Ta bem estranho mesmo.

Achei o outro post:

Na ocasião eu fiz um teste no meu notebook e a temperatura ficou na casa dos 80º. Outro detalhe que percebi no seu psensor é que as temperaturas das CPUs também estão bem altas.

Aqui um resumo de uma rodada de 5 minutos de testes com o modo Hybrid Graphics do PopOS habilitada (era a opção que já estava habilitada antes e me levou a relatar o problema aqui):

As temperaturas sobem de maneira muito rápida, tanto placas de vídeo quanto processador. Fiz um teste com a opção Nvidia graphics ativa ao invés do modo hibrido e ele conseguiu segurar em 85ºc por um tempo, chegou até a aumentar porém segurou nisto.

Vou tentar fazer uma rodada com o psensor com essa configuração ligada e volto a postar aqui

Aqui um teste com o modo Nvidia Graphics ativo (tirei a foto pelo celular pq por algum motivo não deu para alternar entre o jogo e o psensor no modo com a placa dedidaca, trava tudo):

A temperatura vai subindo devagar, não deixei ir até o ponto de travar, mas aparentemente vai ser o mesmo destino pois deixei a tela rodando sempre na tela de login do jogo e as temperaturas só foram aumentando, nunca chegaram a baixar nem 1ºc pelo menos.

Acredito que utilizar desta maneira só posterga o problema, as temperaturas não sobem de uma vez, porém também não param de subir, até chegar o momento da maquina reiniciar.

Uma coisa que notei também foi o o Nvidia graphics que no modo dedicado aparentemente funciona de maneira certa, no modo híbrido ele está sempre em 100% de acordo com o psensor.

Vou fazer uma rodada com o chip integrado da intel para ver como fica

Agora um teste com o Integrated Graphics ativo:

Ele consegue manter as temperaturas estáveis no mesmo cenário onde foram testados o modo da placa dedicada e o modo híbrido.

Dá pra concluir que é algo relacionado a placa de vídeo? Driver? estou só chutando!

Há uma grande possibilidade do notebook realmente não conseguir lidar com tanta potência, porque especialmente as temperaturas da CPU estão bem críticas.

As curvas com o modo Nvidia Graphics ativo parecem mais normais, mas mesmo assim é complicado deixar isso ir até muito longe. Pode ser que o driver do Windows reduza o clock da GPU ou CPU (ou ambas) pra evitar tais temperaturas, e não tenha isso no Linux. Mas pra descobrir isso precisaria fazer alguns testes mais precisos no Windows e Ubuntu/PopOS, tipo pra monitorar o clock, temperatura, …

No meu notebook essa redução de potência é bem nítida quando eu coloco alguma mais pesada pra rodar na CPU. Da pra ver claramente o performance do programa subir e descer conforme a velocidade dos ventiladores sobem e descem.

Aqui um teste com vinte minutos de jogo de fato, e não só medindo temperaturas com a tela de login:

Com a placa integrada, as temperaturas conseguem se manter estáveis de fato. Acredito mais que é algo relacionado a placa de vídeo dedicada, ou em modo híbrido que por algum motivo acelera o processo, ou em modo dedicado que o problema também acontece, porém demora mais tempo.

Acabei de notar que tanto o seu notebook quanto o do post que referenciei são Dell Inspiron. Pelo jeito precisam melhorar o sistema de resfriamento deles! hahah

Procurando rapidamente no Google por “Dell Inspiron 13 heat” encontrei várias páginas com usuários reclamando desse problema com o mesmo modelo do seu notebook, sem citarem o SO (provavelmente o Windows). O único que apresentou uma solução foi o do link a seguir, que desabilitou o “Turbo Boost” na BIOS. Acho que vale a pena tentar, porque a temperatura da GPU até que não está tão ruim, mas a da CPU tá bem crítica!
https://www.dell.com/community/Inspiron/Possible-solution-to-Inspiron-13-7000-getting-very-hot/td-p/7314735

Fiz um teste com o Turbo Boost desligado, e o Hybrid mode ligado:

Logo após essa foto, a máquina reiniciou.

Acho que pelo visto não fui agraciado com a resolução do problema através do Turbo Boost hahah.

De qualquer maneira eu coloco a culpa neste sistema de resfriamento que não me parece ser dos mais adequados, e acredito que no Windows ele faça algo do gênero como você comentou para abaixar o clock do processador/video para não sobreaquecer.

1 curtida

Putz, que pena!

Se você ainda tiver o Windows instalado seria legal fazer alguns testes para ver como a temperatura se comporta nele. Mas não creio que será muito diferente. Ou vai limitar tremendamente a performance, ou vai acontecer a mesma coisa.