Comprei meu Dell Inspiron 5490 com Linux (sou uma usuária iniciante) há dois meses e estava usando apenas a GPU da Intel (Power Saving Mode). Recentemente decidi testar a GPU da NVIDIA GeForce MX230 (Performance Mode) e infelizmente não estou conseguindo usá-la! Após poucos minutos de uso o notebook superaquece e trava, fazendo com que eu reinicie e troque a GPU para a da Intel novamente. Gostaria de saber como corrigir esse problema… Entrei em contato com o suporte da NVIDIA e apenas me mandaram atualizar os drivers, mas quero saber melhor como posso fazer isso já que há várias maneiras e eu não quero correr o risco de fazer besteira pelo terminal.
Aqui as informações sobre o meu notebook quando brevemente liguei a GPU da NVIDIA:
KERNEL: 5.0.0-1048-oem-osp1
CPU: Intel Core i5-10210U @ 1.60GHz
GPU: NVIDIA GeForce MX230
GPU DRIVER: NVIDIA 440.59
RAM: 8 GB
Bem vindo ao fórum, @pacb!
Infelizmente esses problemas de superaquecimento não são tão simples de se resolverem, pois na grande maioria dos casos é uma questão do Hardware e de como o notebook é usado, e não de Software. Além disso, como o seu sistema já veio pré-instalado com o Ubuntu pela Dell, eu não recomendaria você mudar ou atualizar a distro, pois isso faria com que os drivers/kernels específicos da Dell não fossem mais usados.
A minha recomendação é você atualizar os pacotes do sistema, utilizando o programa de atualização ou executando o seguinte comando no terminal. Isso irá instalar qualquer atualização do Driver, se existir uma.
sudo apt update && sudo apt upgrade
Fora isso, é importante garantir que as saídas de ar do notebook não estejam bloqueadas, e usar algum suporta para deixá-lo levantado ou algum desses suportes com ventoinhas, para ajudar no resfriamento. Por exemplo, utilizar o notebook no colo, em cima da cama/sofá, ou qualquer superfície fofa não é nada indicado quando o sistema está aquecido, pois essas superfícies tampam as saídas de ar da parte de baixo e dificultam ainda mais o resfriamento.
Edit:
Outra coisa que você fazer é configurar o driver para usar o modo “Maximum performance” (como na imagem abaixo), que mantém as ventoinhas sempre em rotação alta. Pode ajudar um pouco, mas vai ficar fazendo mais barulho que nada estiver aberto.
Muito obrigada pela atenção! Eu usei o comando mencionado:
Atualizei o Driver da versão 440.59 para a 440.82, mas o mesmo ocorreu
Dessa vez eu monitorei a oscilação da temperatura enquanto rodava apenas um vídeo no youtube e foi de 63°C para 79°C e depois caiu para 70°C onde travou novamente me fazendo reiniciar e trocar a GPU em uso.
Se tiver alguma dica de leitura ou qualquer coisa que possa me ajudar a entender o problema eu agradeceria. (Comecei a estudar o Linux e as partes do computador em si por curiosidade e para entender melhor meus problemas e resolvê-los com mais facilidade)
Irei tentar entrar em contato com a própria Dell, pois só uso o notebook há dois meses.
OBS: depois de pesquisar bastante sobre o Wine e o Lutris eu decidi instalá-los e tenho os usado normalmente para jogar e também jogo com os Protons da Steam Play. Fora isso não tenho muitos apps. Você acha que isso poderia de alguma forma influenciar no meu problema?
Como o Bruno falou acima, provavelmente o problema de superaquecimento será devido a construção do notebook e ao sistema de refrigeração. Um problema até que comum a notebooks que tem placa de vídeo é o super aquecimento e o thermal throttling.
Não acredito que o problema aí é o Sistema operacional. Então minha sugestão é, caso ainda tenha garantia, reportar o problema a dell e pedir uma orientação. Provavelmente vão passar novamente uma pasta térmica mais eficiente, ou trocar a sua placa mãe. Mas também pesquise em fóruns de notebook, se outros usuários estão com problemas de super aquecimento.
Se após a garantia não resolver, provavelmente o seu notebook não foi construído para suportar esta placa de vídeo.
Tem alguns detalhes a se pensar no que você comentou. 63º é uma temperatura normal para um GPU dedicada de um notebook (pelo menos nos normais, não gamers). Aumentar para 79º e logo depois cair para 70º também é normal, pois demora um pouco para o driver detectar o aumento brusco na temperatura e ativar as ventoinhas.
Cada fabricante configura uma curva de temperatura/velocidade do cooler, para controlar a velocidade do cooler em relação à temperatura. Esse gráfico normalmente não é linear, ou seja, a velocidade do cooler não aumenta na mesma proporção que o aumento da temperatura. Isso é feito porque as vezes é acontece de subir um pouco mas não chegar em temperaturas críticas, então o cooler se mantém menos ativo até realmente precisar aumentar um pouco. (Dica: é fácil achar exemplos procurando por “gpu fan curve” no Google. E aquela opção que eu te falei para alterar, modifica exatamente essa curva.).
Outro detalhe é que 70º não é uma temperatura crítica, nem de longe. É bastante normal a GPU chegar na casa dos 80º e até 90º, e essas são temperaturas consideradas seguras. Claro que não é bom mantê-las por muito tempo, especialmente quando chega na casa do 90º, ainda mais em um notebook, mas não deveria causar travamentos.
Por exemplo, no meu notebook a temperatura fica estável em 60º, apenas com o Firefox e o Gnome ativos. Ao abrir um jogo e começar a jogar foi até quase 90º e se manteve na casa do 80º enquanto eu jogava. Assim que eu minimizo o jogo, volta para a casa do 60º. Eu poderia continuar jogando normalmente, pois é esse o comportamento esperado mesmo. E a minha placa é da mesma família da sua (uma MX150).
O que é realmente estranho é o travamento nessa temperatura. Ou o teu notebook está com uma configuração extremamente conservadora, ou o teu HW está com algum problema. Eu realmente não acredito que o problema seja do SW. Basicamente porque os programas normais não estão preocupados com a temperatura, e sim o Kernel/Drivers/BIOS.
O que eu recomendo é você ficar de olho na temperatura de todos os componentes, usando o psensor ou algo do tipo. Dá para instalá-lo direto pelo aplicativo da “Loja” do Ubuntu. Pode ser que algum outro componente como a placa-mãe ou HD esteja superaquecendo também, e isso é que está causando o travamento.
As vezes amigo a utilização de uma base boa de ventilação possa ajudar um pouco.
Outra coisa importante, seria o uso de uma pasta térmica boa na gpu do notebook. Certeza que com a troca da pasta térmica você conseguiria uns 10 graus a menos do que com a pasta que vem aplicada.
Então mais pode ser a CPU que esta aquecendo.
Eu sugiro mesmo é levar em uma assistência técnica se esta na garantia leva em uma que seja autorizada.
Peça para que faça uma manutenção preventiva.
Como é Ubuntu da Dell ele pode ter modificação bugada que não tem no Ubuntu da canonical apesar de travamento acontecer mais por super aquecimento.
O @brunonzanette sugeriu um monitor de temperatura monitora o seu CPU também.