Superaquecimento em GPU híbrida (Intel/NVIDIA)

Comprei meu Dell Inspiron 5490 com Linux (sou uma usuária iniciante) há dois meses e estava usando apenas a GPU da Intel (Power Saving Mode). Recentemente decidi testar a GPU da NVIDIA GeForce MX230 (Performance Mode) e infelizmente não estou conseguindo usá-la! Após poucos minutos de uso o notebook superaquece e trava, fazendo com que eu reinicie e troque a GPU para a da Intel novamente. Gostaria de saber como corrigir esse problema… Entrei em contato com o suporte da NVIDIA e apenas me mandaram atualizar os drivers, mas quero saber melhor como posso fazer isso já que há várias maneiras e eu não quero correr o risco de fazer besteira pelo terminal.
Aqui as informações sobre o meu notebook quando brevemente liguei a GPU da NVIDIA:
KERNEL: 5.0.0-1048-oem-osp1
CPU: Intel Core i5-10210U @ 1.60GHz
GPU: NVIDIA GeForce MX230
GPU DRIVER: NVIDIA 440.59
RAM: 8 GB

1 curtida

Bem vindo ao fórum, @pacb!

Infelizmente esses problemas de superaquecimento não são tão simples de se resolverem, pois na grande maioria dos casos é uma questão do Hardware e de como o notebook é usado, e não de Software. Além disso, como o seu sistema já veio pré-instalado com o Ubuntu pela Dell, eu não recomendaria você mudar ou atualizar a distro, pois isso faria com que os drivers/kernels específicos da Dell não fossem mais usados.

A minha recomendação é você atualizar os pacotes do sistema, utilizando o programa de atualização ou executando o seguinte comando no terminal. Isso irá instalar qualquer atualização do Driver, se existir uma.
sudo apt update && sudo apt upgrade

Fora isso, é importante garantir que as saídas de ar do notebook não estejam bloqueadas, e usar algum suporta para deixá-lo levantado ou algum desses suportes com ventoinhas, para ajudar no resfriamento. Por exemplo, utilizar o notebook no colo, em cima da cama/sofá, ou qualquer superfície fofa não é nada indicado quando o sistema está aquecido, pois essas superfícies tampam as saídas de ar da parte de baixo e dificultam ainda mais o resfriamento.

Edit:
Outra coisa que você fazer é configurar o driver para usar o modo “Maximum performance” (como na imagem abaixo), que mantém as ventoinhas sempre em rotação alta. Pode ajudar um pouco, mas vai ficar fazendo mais barulho que nada estiver aberto.

1 curtida

Muito obrigada pela atenção! Eu usei o comando mencionado:

Atualizei o Driver da versão 440.59 para a 440.82, mas o mesmo ocorreu :frowning:
Dessa vez eu monitorei a oscilação da temperatura enquanto rodava apenas um vídeo no youtube e foi de 63°C para 79°C e depois caiu para 70°C onde travou novamente me fazendo reiniciar e trocar a GPU em uso.
Se tiver alguma dica de leitura ou qualquer coisa que possa me ajudar a entender o problema eu agradeceria. (Comecei a estudar o Linux e as partes do computador em si por curiosidade e para entender melhor meus problemas e resolvê-los com mais facilidade)
Irei tentar entrar em contato com a própria Dell, pois só uso o notebook há dois meses.
OBS: depois de pesquisar bastante sobre o Wine e o Lutris eu decidi instalá-los e tenho os usado normalmente para jogar e também jogo com os Protons da Steam Play. Fora isso não tenho muitos apps. Você acha que isso poderia de alguma forma influenciar no meu problema?

Como o Bruno falou acima, provavelmente o problema de superaquecimento será devido a construção do notebook e ao sistema de refrigeração. Um problema até que comum a notebooks que tem placa de vídeo é o super aquecimento e o thermal throttling.

Não acredito que o problema aí é o Sistema operacional. Então minha sugestão é, caso ainda tenha garantia, reportar o problema a dell e pedir uma orientação. Provavelmente vão passar novamente uma pasta térmica mais eficiente, ou trocar a sua placa mãe. Mas também pesquise em fóruns de notebook, se outros usuários estão com problemas de super aquecimento.

Se após a garantia não resolver, provavelmente o seu notebook não foi construído para suportar esta placa de vídeo.

1 curtida

Tem alguns detalhes a se pensar no que você comentou. 63º é uma temperatura normal para um GPU dedicada de um notebook (pelo menos nos normais, não gamers). Aumentar para 79º e logo depois cair para 70º também é normal, pois demora um pouco para o driver detectar o aumento brusco na temperatura e ativar as ventoinhas.

Cada fabricante configura uma curva de temperatura/velocidade do cooler, para controlar a velocidade do cooler em relação à temperatura. Esse gráfico normalmente não é linear, ou seja, a velocidade do cooler não aumenta na mesma proporção que o aumento da temperatura. Isso é feito porque as vezes é acontece de subir um pouco mas não chegar em temperaturas críticas, então o cooler se mantém menos ativo até realmente precisar aumentar um pouco. (Dica: é fácil achar exemplos procurando por “gpu fan curve” no Google. E aquela opção que eu te falei para alterar, modifica exatamente essa curva.).

Outro detalhe é que 70º não é uma temperatura crítica, nem de longe. É bastante normal a GPU chegar na casa dos 80º e até 90º, e essas são temperaturas consideradas seguras. Claro que não é bom mantê-las por muito tempo, especialmente quando chega na casa do 90º, ainda mais em um notebook, mas não deveria causar travamentos.

Por exemplo, no meu notebook a temperatura fica estável em 60º, apenas com o Firefox e o Gnome ativos. Ao abrir um jogo e começar a jogar foi até quase 90º e se manteve na casa do 80º enquanto eu jogava. Assim que eu minimizo o jogo, volta para a casa do 60º. Eu poderia continuar jogando normalmente, pois é esse o comportamento esperado mesmo. E a minha placa é da mesma família da sua (uma MX150).

O que é realmente estranho é o travamento nessa temperatura. Ou o teu notebook está com uma configuração extremamente conservadora, ou o teu HW está com algum problema. Eu realmente não acredito que o problema seja do SW. Basicamente porque os programas normais não estão preocupados com a temperatura, e sim o Kernel/Drivers/BIOS.

O que eu recomendo é você ficar de olho na temperatura de todos os componentes, usando o psensor ou algo do tipo. Dá para instalá-lo direto pelo aplicativo da “Loja” do Ubuntu. Pode ser que algum outro componente como a placa-mãe ou HD esteja superaquecendo também, e isso é que está causando o travamento.

1 curtida

As vezes amigo a utilização de uma base boa de ventilação possa ajudar um pouco.

Outra coisa importante, seria o uso de uma pasta térmica boa na gpu do notebook. Certeza que com a troca da pasta térmica você conseguiria uns 10 graus a menos do que com a pasta que vem aplicada.

1 curtida

Então mais pode ser a CPU que esta aquecendo.
Eu sugiro mesmo é levar em uma assistência técnica se esta na garantia leva em uma que seja autorizada.
Peça para que faça uma manutenção preventiva.
Como é Ubuntu da Dell ele pode ter modificação bugada que não tem no Ubuntu da canonical apesar de travamento acontecer mais por super aquecimento.
O @brunonzanette sugeriu um monitor de temperatura monitora o seu CPU também.

1 curtida