Superaquecimento em GPU híbrida (Intel/NVIDIA)

Comprei meu Dell Inspiron 5490 com Linux (sou uma usuária iniciante) há dois meses e estava usando apenas a GPU da Intel (Power Saving Mode). Recentemente decidi testar a GPU da NVIDIA GeForce MX230 (Performance Mode) e infelizmente não estou conseguindo usá-la! Após poucos minutos de uso o notebook superaquece e trava, fazendo com que eu reinicie e troque a GPU para a da Intel novamente. Gostaria de saber como corrigir esse problema… Entrei em contato com o suporte da NVIDIA e apenas me mandaram atualizar os drivers, mas quero saber melhor como posso fazer isso já que há várias maneiras e eu não quero correr o risco de fazer besteira pelo terminal.
Aqui as informações sobre o meu notebook quando brevemente liguei a GPU da NVIDIA:
KERNEL: 5.0.0-1048-oem-osp1
CPU: Intel Core i5-10210U @ 1.60GHz
GPU: NVIDIA GeForce MX230
GPU DRIVER: NVIDIA 440.59
RAM: 8 GB

1 curtida

Bem vindo ao fórum, @pacb!

Infelizmente esses problemas de superaquecimento não são tão simples de se resolverem, pois na grande maioria dos casos é uma questão do Hardware e de como o notebook é usado, e não de Software. Além disso, como o seu sistema já veio pré-instalado com o Ubuntu pela Dell, eu não recomendaria você mudar ou atualizar a distro, pois isso faria com que os drivers/kernels específicos da Dell não fossem mais usados.

A minha recomendação é você atualizar os pacotes do sistema, utilizando o programa de atualização ou executando o seguinte comando no terminal. Isso irá instalar qualquer atualização do Driver, se existir uma.
sudo apt update && sudo apt upgrade