Sugestão de distro (para um não tão iniciante)

Pessoal, precisava de uma ajuda. Atualmente, tenho um pc com uma placa Nvidia GTX 1080 TI, guerreira mas um pouco velhinha. Comecei a usar linux no final do ano passado, com o Mint, e depois fui fazendo distrohopping. Vou deixar um pouco da minha jornada com as distros aqui:

Mint: foi ÓTIMA no começo, até que começou a congelar do nada e meus jogos ficaram com MUITO tearing, mesmo seguindo várias recomendações de configurações do driver e sistema. Além de que tive que fazer uma gambiarra pro meu microfone ficar com uma boa qualidade (X11).

Fedora KDE: até hoje a melhor que experimentei. Só tive um único problema que me incomodou demais: eu preciso usar escala em 125% para poder enxergar, só que a minha tela ficava muito borrada com a escala ativada, a ponto de deixar a imagem feia. Tentei aumentar a fonte, mas algumas aplicações como o Firefox não ficavam com uma escala legal pros elementos na tela. Realmente me incomodava muito e fez eu trocar a distro (Wayland).

Fedora GNOME: resolveu o problema do borrão por ter a opção de aumentar a fonte em “Acessibilidade”, escalando os apps juntos. Mas no wayland tinha umas travadinhas chatas de vez em quando e meu mouse ficava piscando loucamente. No X11 tinha problema de tearing.

Zorin OS: mesmos problemas do mint.

Atualmente voltei pro Win 11, em que não tenho esses problemas, mas gostei muito de usar um sistemas linux: a sensação do controle, fluidez do sistema, não ter que me preocupar tanto com bloatware no sistema é muito bom. Sei que não existe distro perfeita, mas tirando o cenário de um upgrade para uma placa mais nova ou AMD, será que existe alguma distro ou combinação que eu possa fazer para amenizar isso? Até uma configuração para o Fedora KDE já funcionaria muito bem para mim. Desde já agradeço!

Pelo seu relato, entendi que você gosta de explorar o Linux, mas prefere ficar onde tem menos problemas com seu hardware. Pq vc não faz um dualboot? Separa o Win11 e o Linux em diferentes SSDs, separa também as partições de boot, e usa tecla de “boot menu”. Pq assim, nem o Linux quebra o Windows bootloader nem o Win11 quebra o Linux.

Quanto a Distro… cara, é a que ficar melhor no seu hardware e vc mais gostar. A Nvidia é complicada quando vai ficando antiga. Windows se torna melhor opção quando a placa é mais antiga. Tenho uma Nvidia GT 610 (isso msm rsrsrs). Somente o Windows 10 lida bem com essa placa. Vou transformar ela em enfeite de escritório após out2026 (EndOfTen) :smiling_face_with_tear:. Então vc realmente tende a ter menos problemas em Win11 com a sua placa mesmo, por ser Nvidia e por ser mais antiga.

Eu tentaria o KDE. Mas é pq tenho sempre problemas com GNOME.

Pop!_OS by System76 - Pop!_OS

ou

https://neon.kde.org/ - KDE Neon

1 curtida

É exatamente isso: gosto do Linux, mas estou num momento da vida que não estou com tempo (e cabeça rs) pra ter que me preocupar em ficar arrumando problemas no sistema.

Pensei no dual boot, mas só tenho 1 SSD de 1TB no momento. Aí fico na dúvida se realmente vale “capar” o armazenamento de 2 SOs, ainda mais considerando que o Windows ocupa uma grande parcela do espaço.

Agora sobre distros eu realmente não sei qual tentar. Me recomendaram o cachy os, mas tenho um pouco de receio com distros baseadas em arch justamente pelo risco de simplesmente quebrar, mas ai talvez seja problema de BIOS, rs.

1 curtida

Tenho muita vontade de testar o POP OS, principalmente pela ferramenra de tiling nativa dele, mas dizem que o COSMIC ainda está muito instável para um uso igual do Mint (apesar que ironicamente eu tive problemas de estabilidade no Mint). Qual sua experiência em relação a isso?

Fiz o teste aqui e me recomendou as distros que citei no post mais uma que nunca havia falar direito: o OpenSuse. Vou dar uma testada depois, valeu!

Já testou o Debian? Atualmente acho ele quase tão plug’n’play quando as distros mais tradicionais nesse sentido, aqui funciona até melhor que o o Ubuntu, preciso mexer em pouca coisa. Estou usando com KDE e está bem sólido, mas já usei com Gnome também e foi bem satisfatório. O bazzite e o ubuntu são uma opção também, já tentou eles? O Bazzite funciona muito bem, pouquissimo esforço da parte do usuário.

@Del9125, se você não quiser a nova versão do Pop OS, pode usar a anterior (22.04) que pode ser baixada nos links abaixo:

Salvo engano, o @Dio ainda a usa.

Podes testar também o KDE Neon que está estável agora, é a distro que eu uso.

Existem também outras como: Zorin OS, Big Linux, debian, Bazzite…

1 curtida

Você acha que o debian tem os pacotes muito desatualizados? Além de jogos, eu também estudo programação. Teria algum empecilho em relação a isso?