Sugerindo alternativas ao Debian Estável com pacotes mais atualizados

Oi, pessoal!

Recentemente, migrei para o Debian na versão estável, e estou bastante satisfeito com a estabilidade e segurança do sistema, características que o tornam uma escolha excelente. No entanto, percebi que uma das principais limitações dessa versão estável é a disponibilidade de pacotes e aplicativos, que não são atualizados para as versões mais recentes. Isso tem me causado um certo desconforto, pois gosto de ter as últimas versões dos programas que utilizo, e esse “congelamento” das versões nos repositórios do Debian não me permite manter o sistema tão atualizado quanto eu gostaria.

Entendo que essa é uma das características do Debian Estável, sendo projetado para fornecer um ambiente seguro e estável, ideal para servidores e sistemas críticos. No entanto, para o meu caso específico, onde a atualização constante de pacotes é importante, estou buscando alternativas que ofereçam o mesmo nível de estabilidade e segurança, mas que também mantenham seus repositórios mais atualizados.

Gostaria de saber se alguém aqui tem sugestões de distribuições Linux que sigam uma filosofia similar ao Debian (foco em estabilidade e segurança), mas que ao mesmo tempo ofereçam versões mais recentes de pacotes e programas.

Gostaria muito de ouvir a opinião de quem já passou por essa situação e conhece alternativas que combinem estabilidade com pacotes mais atualizados. Agradeço desde já!

4 curtidas

eu uso o estável pq meu NoBo não pode se dar ao luxo de ter problemas com o sistema operacional. eu o uso no trabalho. mas preciso de alguns apps na ultima versão, como o libreoffice. o que eu fiz? desinstalei o LO em deb e instalei flatpak. eu sempre o tenho na última versão com o Debian servindo de base.

os apps que não preciso eu desinstalo tudo. o firefox, que uso e preciso na última versão, eu fiz um script para instalá-lo/atualizá-lo manualmente do site da mozilla.

outros apps que uso e não precisam de ser a última versão, como gimp, eu deixo o do sistema mesmo.

3 curtidas

Isso, é o que leva a isso:

Não é possível ter os dois, explico mais aqui no entanto se não quiser sair do Debian, tem o canal unstable ou mesmo o sid

3 curtidas

Debian Testing :ok_hand:

6 curtidas

Depende cara, o Debian testing que eu uso, e bem estavel, mas pode faltar alguns pacotes de vez em quando, tipo agora, pacotes como o Gimp e super tux kart estao faltando, entao, dependendo do seu uso, pode ser uma boa

5 curtidas

Eu recomendo experimentar o openSUSE Tumbleweed. Só vai ter que dedicar um pouco de tempo para aprender a usar o sitema e aproveitar os recursos que ele oferece, como o gerenciador de pacotes Zypper, o YaST, a ferramenta de snapshots do sistema Snapper…

4 curtidas

Debian Estável com flatpaks me parece a melhor alternativa.

9 curtidas

Melhor evitar gambiarra, se quiser ter paz use o stable ou mude pra outra distribuição com o propósito que vc procura
O Arch resolveria facilmente seu problema

4 curtidas

So que tem vezes q o arch e instavel cara, na vdd, o arch e extremamente instavel em relacao ao debian, acho melhor um opensuse tumbleweed ou um debian testing

Instável? Alguma vez vc já usou?
Já leu a Wiki do Debian antes de instalar o testing que e uma branch de testes…
Eu uso desde 2017 e nunca vi instabilidade…

4 curtidas

sim, ja usei, e tive problemas, nao que o arch seja ruim, mas essas coisas nunca aconteceram com o debian testing

Fácil. A solução… Debian Testing.
Super estável e os pacotes atualizados…

5 curtidas

Acredito que algumas dicas como usar flatpak seja mais que o suficiente para resolver os problemas com softwares mais atualizados, no mais pode usar uma ferramenta de terminal como o distrobox para alcançar algo parecido.
Não acredito que exista um grande motivo, pelo menos vendo o que você escreveu, para mudar de distro - a não ser que você queira algo mais específico como um DE (Desktop Environment) mais atualizado, foi o motivo que eu como usuário Debian decidi migrar para o NixOS por exemplo (pelo Plasma 6 e outras coisas).
Fora isso, Debian Stable com flatpak e distrobox é uma das melhores escolhas de distro possíveis na minha opinião, você tem um sistema estável como uma rocha e opções de software mais atualizadas.

5 curtidas

Talvez o Linux Mint Debian Edition lhe atenda:

3 curtidas

Porque provavelmente não é programador, estabilidade != menos bugs

2 curtidas

Pra ambiente desktop qualquer distro vai ser estável o suficiente.

Das baseadas no debian eu recomendaria:

Pop: Alguns pacotes vai estar beem atualizados, como o kernal e drivers de video, ja outros vão estar na mesma versao que os do Ubuntu

Mint: Não tao atualizado como o Pop, mas bom o suficiente, os pacotes vao estar na mesma versao que o ubuntu. O ponto negativo dessa distro é q n tem Gnome.

Outros que eu recomendaria:

Manjaro: vai ter todos os pacotes sempre bem atualizados, é baseado no Arch.

Arch: Pra mim é com certeza a melhor distro, sempre muito bem atualizada, entretanto mais dificil de usar do que as outras distros.

Eu recomendaria nessa ordem:
Manjaro > Pop > Mint > Arch

4 curtidas

Você pode se manter no Debian Stable, mas usando os pacotes em Flatpak. Esse formato de pacotes oferecem versões mais atualizadas e que atualizam de forma independente do sistema.

EDIT: Exclui a anterior pois respondi uma pessoa, mas era para responder ao tópico.

4 curtidas

Sigo o conselho dos colegas, mantenha a base Stable do Debian e pra softwares mais atualizados vá de Flatpak ou até Snap.

Tenho utilizado vários Snaps na minha instalação do Ubuntu Unity e tem sido muito tranquilo

5 curtidas

Isso mano, e pra mim o arch teve bugs na tela e no pacman, coisas q não acontecem com o Debain

Eu sempre uso Debian stable / Ubuntu LTS com flatpak, as vezes distrobox em casos específicos. No Ubuntu eu tenho usado também os snaps, acho ok, funcionam bem e não tem dado problemas. Tento mexer o menos possível no sistema, não adiciono PPA, sources de terceiro, Kernel diferente, essas coisas. No seu caso seria o mais viável. Única limitação do flatpak é não ter aplicações em CLI, coisa que o snap já faz.

Sinceramente não recomendo Arch pra máquina de produção, dá muito trabalho de manter e cada atualização é uma aventura. Debian e Ubuntu LTS te tira essa dor de cabeça. Acho Arch bom pra máquina dedicada a jogos, sempre tenho bom desempenho usando ele.

5 curtidas