Porque ele não respeita API e ABI, por exemplo vamos supor que eu tenha um script que usa o wget pra baixar alguma coisa de forma mais avançada
No Debian é garantido que por 5 anos esse script vai funcionar sem maiores problemas
No Arch mês seguinte eles podem usar o wget2 como substituto do wget (como o Fedora fez) e meu script para de funcionar
O mesmo vale para binários, o Arch pode atualizar uma biblioteca e um programa para de funcionar, pode ou não ter mais bugs, lembrando que não significa que vai quebrar as coisas mas que pode quebrar
Tem dois significados possíveis para o termo “instavel”
instavel serial algo que muda muito
instavel seria algo com muitos bugs
O termo 1) é o mais tecnico, ja o 2) é o que é mais usado no senso comum.
O Arch é instavel? Depende
Com certeza não é se seguindo o termo 2), o Arch não é nenhum pouco bugado, uso a uns dois anos e nunca tive problema.
Se seguinto o termo 1) talvez ele seja.
Por exemplo: O Gnome é uma interface que muda muda muito, então se vc usa Arch com Gnome, ja pra dizer que seria um sistema instavel, ja que com uma atualização voce pode mudar toda a cara do sistema do dia pra noite, tipo quando atualizaram do gnome 3 pra 40. Ja se vice usa Arch com XFCE ele não vai ser instavel, ja que o XFCE quase não muda.
Entao da pra dizer que o Arch é instavel, mas isso vai depender mesmo de qual pacote voce usa.
Sistemas como o Debian sao estaveis pq nao vao propor essas mudanças grandes entre as atualizações.
Seguindo o exemplo. Se lançarem uma att que mude muito do Gnome, nada muda no Debian, ja que essa versao nova nao vai chegar na versao atual do Debian, so vai chegar na proxima.
Deu pra entender um pouco esse argumento com esse exemplo. Achei que era por algum problema da própria distro mesmo que poderia fazer ela quebrar.
É que não entendo muito dessas coisas mais técnicas de API e ABI, então por isso me deu essa curiosidade.
Bom, isso meio que aconteceu com o Simple Scan que deu um bug dos brabos e que ele passou a salvar os arquivos apenas em PDF independentemente do formato que eu escolhesse.
Fique mais na dúvida, pois o que eu entendo como instabilidade é o segundo significado. Com exceção do Simple Scan, o meu uso está sendo sem grandes problemas.
Então, a galera confunde ser Rolling Release e Bleeding Edge com usar pacotes em Beta ou Alpha, o que não é o caso do Arch.
O Arch geralmente empacota as versões estáveis mais recentes de um software, ou seja, assim que uma versão é lançada, em poucos dias ou semanas já é incluído nos repositórios, portanto, podem até ser versões menos testadas, mas não instáveis no sentido de desenvolvimento.
Eu tenho uma instalação do Arch já faz uns 2 anos e sigo esse ritmo de atualizações, por isso, pra mim, ele já se provou ser uma distro confiável.
Agora, quanto ao tópico, talvez seja dar um passo grande demais sair de um Debian Stable para o Arch, por isso eu recomendei o Debian Testing.
Eu apenas decidi colocar essa pergunta em um tópico em separado para não bagunçar o original.
Pois fiquei curioso com o “instável”, pois eu entendo o “instável” como algo com muitos bugs e não entendia muito bem o sentido que foi usado para dizer que o Arch é instável. Mas agora consegui entender mais ou menos o que o Natanael quis dizer.
Dito isso, a recomendação do Debian Testing é boa e que gosto. Pessoalmente, só fiz o salto para as distros baseadas no Arch, pois queria experimentar uma base diferente.
Não é bem esse o caso, quando você cria uma distribuição, você está criando ainda que de forma não intencional uma plataforma de desenvolvimento, isso significa que a distribuição tem uma API, ou seja, sintaxe de comandos, funcionamento de comandos, cabeçalhos de bibliotecas e uma ABI, que é a a posição das funções das bibliotecas binárias (arquivos .so)
Distros Rolling Release como o Arch mesmo trazendo a versão estável dos softwares que a compõe, ela vai eventualmente quebrar essa API e essa ABI e essa possibilidade de quebra sem que o usuário explicitamente faça a quebra é o que se entende por instável, aí entra a primeira definição do @Anhanga :
O bug é induzido não é que o ambiente desktop vai crashar, vai aparecer 2 ponteiros de mouse ou qualquer esquisitice/bug, ela vai bugar na superfície algo que só se você desenvolve vai sofrer ou se usa apps que demoram pra se atualizar como o @rapoelho notou:
Provavelmente o bug nem é no Simple Scan mas no CUPS que mudou a ABI/ABI e o Simple Scan não acompanhou
Notei mais esse bug quando fui escanear alguns arquivos para o meu pai e salvei em PDF, pois ele precisava dos arquivos em PDF e daí o Simple Scan passou a salvar absolutamente tudo em PDF.
Mas até o momento em que salvei o primeiro arquivo em PDF, o Simple Scan salvava normalmente em JPG. E nunca tinha usado o Simple Scan no Ubuntu (aliás, enquanto o meu notebook antigo funcionava de forma razoável, eu escaneava no Windows).
Depois instalei o xSANE, e funcionou. Mas acabei optando por não usar ele, pois a única versão disponível para o Arch era do AUR.
E até hoje não sei o que diabos aconteceu para o Simple Scan parar de funcionar.
Adicionando: foi um bug tão bizarro, que até mesmo quando criei um outro usuário, o Simple Scan ainda estava salvando tudo em PDF, independentemente do formato de arquivo que eu escolhesse.
Nesse ponto não, o repositório e consistente, não e o caso de API/ABIs
Tipo um exemplo e o Windows, vc pode rodar um software que e de outra época que ele tende a funcionar, distribuições Linux ficam limitadas há um certo tempo enquanto segurar pacotes numa versão, mas vale pra projetos que muitas vezes não se incluí num repositório ou e feito de maneira inconsciente, e tipo pegar um software/projeto que foi feito num Debian 8 e só usa dependências disponíveis ali e tentar rodar ele do jeito que está numa distribuição nova, automaticamente quebraria
Acontece, se não acontecer vira point release, não é quebrar o pacman, um exemplo foi o GNOME mudando as extensões para ESM, usuários Arch ficaram mais ou menos 1 mês com extensões quebradas até que os devs lançaram correções
De fato, mas não faz muita diferença porque as extensões oficiais tiveram que ser modificadas de toda forma então elas também foram quebradas, só foram corrigidas mais rápido que as outras