Durante muito tempo, usei o Ubuntu, mas não gostei muito da versão 18. Então, optei pelo Elementary OS. No entanto, quando precisei configurar um segundo monitor, enfrentei problemas com o driver NVIDIA, que parecia só ser resolvido com uma atualização do kernel. Acabei voltando para o Ubuntu, mas a experiência com o Snap não me agradou e tentar removê-lo trouxe alguns contratempos. Em seguida, experimentei o Arch, mas a necessidade de configurar até o visualizador de imagens foi um desafio que não tive paciência para enfrentar.
Recentemente, instalei o Linux Mint, mas a experiência deixou a desejar. O visual muito quadrado e arredondado, meio desatualizado talvez, que é uma questão de gosto pessoal, não me agradou. Até o ícone do mouse é arredondado, além deles terem uma necessidade de alterar os ícones originais dos programas(chrome… Firefox…) e não consegui encontrar uma maneira de centralizar o painel, como no Windows 11, ou de criar uma barra flutuante, como no macOS ou Ubuntu.
Neste momento, não estou interessado em voltar ao Ubuntu. Se alguém tiver sugestões, ficaria grato. Aprecio sistemas com barras flutuantes semelhantes às do macOS, Ubuntu e Elementary OS, e claro, sem o Snap.
Não sei se você quis dizer que não quer nenhuma distro baseada no Ubuntu.
O Zorin é bem elegante, e é baseado no Ubuntu.
Ele suporta .deb e flatpak.
E, também, tem suporte a snap, mas não vem com nenhum app snap instalado e você não é obrigado a usar.
Eu uso o Zorin e gosto muito.
Com poucas mudanças, o deixei assim:
Atualização: instalei o open Suse, de início muito bom, usaria com certeza, porém ele não parava de travar… tinha algo ali que congelava o computador todo, então tive que instalar outro, daí fui pro Pop Os.
Que sinceramente me decepcionou um pouco, bastava ser o gnome puro, mas as alterações não me agradaram. Acho que vou manter ele até o elementary 8 ser lançado, se também não for bom, vou pro Fedora provavelmente.
Bom, se você quer o Gnome puro, tem o Debian. Talvez, o que pesaria para o Debian é que os pacotes são um pouco antigos e a versão atual do Debian está no Gnome 43.x.
E na linha do Arch tem o Crystal, que tem o Gnome e já tem com algumas coisas já configuradas.
Só que o Pop modifica tanto o visual dele que dá muito trabalho para deixar ele com um Gnome mais puro.
Teria até mesmo que trocar o tema do Gnome Shell, já que aparentemente o Pop não espera que você vá desativar alguma extensão dele, principalmente a Pop Cosmic (que faz com os ícones do Launcher e da Grade de Aplicativos da doca não funcionem).
Talvez seja até mais fácil buscar alguma outra distro que funcione tão bem quanto e que não dê tanto trabalho em modificar para ficar do jeito que você quer.
E no departamento de Gnome Puro, acho que o Debian, Crystal e Fedora cumprem bem esse papel. Oferecem o Gnome puro, do jeito que a pessoa que perguntou quer,
Olha, eu testei o Pop e o Mint. Eu fiquei no Pop por dois anos enquanto aprendia sobre linux fora do mundo do usuário, antes usava o Ubuntu na escola devido a ideia de decoliniedade europeia (ideologia que o governo abraçou lá em 2002 e até hoje tentam implementar, mas não conseguem pois tudo tem herança da Europa).
Aí testei o Mint e não gostei, então voltei ao Pop por mais um ano… Contudo, as últimas versões do OS da System 76 ficaram pesados para meu computador de 4 anos (até porque ele já sofreu muito nas minhas mãos). Então coloquei o Fedora Workstation e estou configurando para aumentar a duração da bateria o máximo até poder comprar outra.
Para ser sincero, eu gostei do Fedora Silverblue e do Workstation, como meu notebook é um ideapad, parece que houve uma parceria entre os fabricantes e o Fedora se dar bem com o hardware do meu PC. Acho rápido e depois que você aprende as manhas do gestor de pacotes fica fácil mecher, por isso, eu acho uma boa escolha os dois Fedora (Silverblue e Workstation).