Solus otimizado para hardwares Intel

Tem data para o Budgie 11?

2 curtidas

Data confirmada acredito que não.

GNOME 40 está previsto para ser lançado dia 24 de Março de 2021, mas o Budgie 11 “talvez” seja lançado antes.

2 curtidas

Pessoal,
No momento, pelo que entendi, já é possível fazer upgrade no Solus do gnome 3.34 para 3.38. No entanto, poderemos baixar uma imagem ISO nos próximos dias já contemplando este upgrade? O Solus Gnome possuí sessão em Wayland ?
Obrigado e grande abraço a todos.

2 curtidas

Sim, a ISO vai sair em alguns dias. E ele possui wayland sim.

2 curtidas

Uma pergunta: o Budgie é mais leve do que o Cinnamon? Como é muito semelhante podia instalar no pc dos meus pais, que precisamente é Intel :slight_smile:

1 curtida

Com certeza é mais leve sim, mas eu acho que só é interessante trocar o Cinnamon por ele caso exista um motivo plausível, por exemplo, se o Cinnamon já está atendendo, por que então trocá-lo por outro ambiente?

As vezes, é mais interessante manter um ambiente que os usuários já estejam familiarizados com ele.

2 curtidas

Sério? Não sabia. Eu utilizei o Budgie uma vez com o Ubuntu Budgie e eu senti que estava uma carroça, tão pesado quanto o gnome, enquanto isso o Cinnamon rodou super bem.

2 curtidas

Na verdade, ambos são leves, não há uma resposta absoluta para esta pergunta, eu respondi “com certeza é mais leve” levando em consideração o Budgie-Desktop no Solus, por conta do tópico em questão rsrs

Nunca usei a edição Ubuntu com Budgie-Desktop, então não tenho uma opinião sobre ele.
Lembro de ter lido comentário sobre Ubuntu Budgie não ser muito responsivo, já faz um tempo que li isto, não sei como está hoje.

Hardwares que suportam aceleração por hardware, podem desempenhar melhor com Plasma, GNOME e Budgie-Desktop.

Hardwares que não suportam aceleração por hardware, certamente desempenham melhores com LXQt, Xfce, Mate e Cinnamon.

Essa questão de “ambiente gráfico mais leve” é relativo, depende do hardware do usuário.

Caso tenham interesse, aqui estão alguns benchmarks sobre ambientes gráficos.
Estes benchmarks foram realizados 3/4 anos atrás,então o cenário pode ser um pouco diferente hoje, principalmente com Plasma e GNOME, que foram os ambientes que mais evoluíram nos últimos anos.

2 curtidas

Já sei quem será o meu Guru_Tiradúvidas concernente ao Solus :wink:

Ganda Artigo, Ewerton!

Tou numa batalha para instalar o Solus em dual-boot com o Windows 10 num laptop HP i5 que tenho aqui parado. Já fui pela via principal que é instalar primeiramente o Linux e depois o Windows, aliás, como sempre tem funcionado, mas definitivamente não funciona com o Solus. Portanto, vou por outra via, vou instalar primeiramente o Windows 10 ocupando o disco inteiro e depois instalo o Solus pela opção do install a fresh copy of Solus alongside your existing Operating System e depois, pelo Windows, usar o easy-uefi para arranjar o boot. Aliás, acho que não se deve criar a partição boot/efi, pois ele não usa o GRUB, mas um tal de clr-boot-manager. Notei que criei a partição efi e o gajo sequer a tocou.

Mais uma vez, parabéns pelo artigo.

Cptos

3 curtidas

Aproveitei o final de semana (+ feriadão) para instalar o Solus KDE no notebook de minha mãe. Ela sempre utilizou o Linux Mint (Cinnamon e XFCE), verei se ela se acostumará ao sistema.

O hardware é bastante modesto:

image

Porém, a princípio 3 coisas me chamaram a atenção (destaco que eu removi os efeitos do KDE e tudo mais):

  • Responsividade do sistema (ainda se mantendo com um visual muito bonito);
  • Reprodução de vídeos está muito mais fluida;
  • Fim do screen-tearing que me assombrava no Linux Mint.

Fiz algumas alterações (principalmente removendo algumas das milhares de opções que o KDE apresenta de primeira) e instalei o Papirus pois ela já está mais acostumada (além do Breeze não ser muito indicativo na minha opinião).


Única coisa que ficou fazendo falta aqui foi o cliente MEGAsync, ela mantém os trabalhos salvos na nuvem.

2 curtidas

Testei o Solus MATE do pendrive em dois notebooks (um deles com 10 anos de uso). O ambiente gráfico é bem trabalhado, bonito! A responsividade me impressionou!

Por outro lado, vi “artefatos” na execução de vídeos com o Firefox. Nós dois notebooks. Foi em cenas de muita movimentação (nas quais o risco de “artefatos” é maior, naturalmente). A execução das mesmas cenas no Firefox em outras distros (Mint, Mageia, Bodhi) e no Windows não apresentou esse problema.

1 curtida

cara eu gostei mto do solus, tentei instalar na minha máquina mas eu lembro que não dava boot. Infelizmente desisti antes de tentar resolver definitivamente, mas queria muito testar esse sistema no meu laptop

1 curtida

Verdade, Solus é um ÓTIMO sistema, o problema é que ele não é tão reconhecido quanto o Ubuntu ou Fedora; que são distros bem mais famosas.

1 curtida

pretendo dar outra chance para ele em breve, assim que sobrar um tempo vou formatar

2 curtidas

Se eu fosse você eu daria uma outra chance, ele realmente é otimizado como dizem.

2 curtidas

se der o problema com o boot de novo, vou abrir um tópico aqui para trocarmos uma ideia

2 curtidas

Pode ser então.

1 curtida

Será que foi pela peculiaridade do Solus, de ter um gerenciador de boot diferente do GRUB?

1 curtida

acho que sim, como eu disse não fui muito fundo no problema =/

Desculpe a demora, estive offline este tempo todo.

Embora eu tenha feito a matéria do Solus, no instante momento não tenho nenhuma máquina com ele instalado, estou usando openSUSE no Desktop e Notebook, mas cogito em ter uma instalação Solus num futuro próximo.

Em relação ao Dual-Boot, infelizmente não sei muito como ajudar, há anos não uso Dual-Boot, e como você viu, o Solus não usa GRUB, e sim o clr-boot-manager, o que ainda é novidade pra mim.

Chegou a ler todos os comentários aqui presente? Lembro que houve uma discussão sobre isto…

1 curtida