Solus otimizado para hardwares Intel

Ih, aí complica… tenta algum desta lista:

1 curtida

sim, no geral as baseadas no ubuntu, o pop, o zorin, o proprio ubuntu budgie, às vezes uso um pouco do manjaro e fedora

1 curtida

@FruTTare Caso em algum momento você decida por instalar diretamente na máquina, aqui está um vídeo mostrando como instalar o nvidia-driver no Budgie-Desktop:

E caso você queira fazer um dual-boot (Solus e Windows 10), lembre-se que Solus não usa grub, e sim o clr-boot-manager (Gerenciador de boot do Clear Linux OS), então será necessário que você leia isto aqui.

1 curtida

Estou com um “problema” durante a instalação, no gparted eu estou tentando fazer o mesmo que faço no pop os

Uma partição fat32 para boot
Uma partição swap
Uma partição ext4

então abro o instalador com essa opção

e nessa tela onde está a fat32 não era pra ser o boot?

as opções disponíveis são essas

onde estou errando?

era melhor eu escolher a opção de instalar uma cópia ao lado do windows 10?

Edit:
achei esse vídeo nele parece que não precisa fazer a partição fat32😑

Dessa maneira do vídeo o windows update vai comer o boot do solus?

Tua /boot/efi não é a sda1? Aí vc coloca o bootloader nela, não?

No momento não estou preparado pra te orientar em uma instalação de “particionamento manual com dual-boot” :pensive:

Eu não faço dual-boot, sempre instalo apenas 1 sistema operacional nos meus computadores.

No caso do Solus, eu decidi por realizar a instalação da opção do meio.
A opção do meio irá deletar tudo do HD, e realizar uma instalação automática, com particionamentos sugeridos pelo instalador.

Você está acompanhando o Guia? Talvez possa orientá-lo…

Consegui e não consegui, instalei, mas não deu boot a verdão gnome, tá aqui uma tela preta, e eu não acho que não curto muito o budgie, mas vou fazer o teste anyway

Eu estava usando a edição GNOME, estou criando o pendrive pra instalar o Budgie, nunca usei ele e tenho curiosidade.

Você conseguiu com o Budgie?

Não sei como fazer no caso do VmWare, mas no caso do Virtualbox é simples!

Antes, o Virtualbox usava um driver de vídeo chamado “VBoxVGA”, agora ele mudou para “VboxSVGA”, e o Solus não tem compatibilidade.

Nas configurações do sistema, sem seu Virtualbox, acesse Monitor e troque a controladora gráfica para “VBoxVGA” que funciona.

Tenho aqui 3 instalações do Solus no Virtualbox, e uso todas com o repositório Unstable para poder reportar bugs, e todas funcionam sem problemas!

Eu também gostaria muito de ver, pelo menos com lxqt.
Dificilmente haverá suporte ao XFCE, pois uma das coisas que percebi no repositórios do Solus é não ter várias versões do GTK.

O Budgie, que é em GTK junto ao Mate, coexistem com o Gnome lá.

Segundo um dos desenvolvedores, não daria certo o XFCE, pois os devs do XFCE são lentos para resolverem problemas de compatibilidade.

No caso, eles teriam que adotar o modelo das outras distros, o que claramente não é a visão deles.

Mas uma versão com Lxqt seria ótimo.
Já até pensei em fazer uma iso do Solus com Lxqt.
Mas não acho que o Lxqt esteja maduro o suficiente.
Há vários problemas de design e compatibilidade que precisam ser resolvidos.

Faz o que te falei que dará certo.
Mas uma coisa preciso te avisar:

Se o seu interesse é usar o Solus em dualboot, recomendo partir inicialmente para outra distribuição mais popular, pois o gerenciador de boot do Solus é diferentão, é o mesmo do Clear Linux e ele foi pensado para ser ágil, portanto é bem complicadinho fazer dualboot com o Solus, mesmo com outra distribuição Linux, por exemplo. Porém, claro, é perfeitamente possível, só são necessários mais passos do que o de costume noutras distribuições.

Uso o Solus Plasma, e recomendo pra quem quer um Plasma Atualizado e ágil.
Incrível o desempenho do Plasma no Solus!

Ocorre o seguinte:

Digamos que você vai dedicar o disco X para o Solus e seu hardware é EFI, ocorre o seguinte:

particione pelo menos assim:

Partição 1:
500MB, tipo FAT32, marcada como ESP e BOOT

Partição 2:
Pelo menos 10GB, tipo EXT4.

Podes, também, fazer uma 3ª partição, com o tamanho que quiser, para ser a sua HOME.
Essa partição costuma ser bem maior que a partição 2 e também é do tipo EXT4.

Durante a instalação, esqueça a partição 1, deixei-a marcada com unassigned mesmo, não tem problema. Ela é detectada automaticamente pelo instalador.

Se estiver particionado em 2, esqueça a primeira e marque a segunda como / e EXT4.
E pode prosseguir que na tela seguinte o instalador detecta a partição 1 (EFI) e instala o bootloader ai.

Se fez o particionamento em 3, esqueça a primeira, marque a segunda como / e EXT4, e a terceira como /home e EXT4 e pode continuar a instalação normalmente.

1 curtida

Se não tiver feito corretamente, a partição EFI que contem o firmware pode ter sido sobrescrita, ai a tela preta pode surgir…

obrigado pelos comentários, mas já desisti, não vale a pena trocar um sistema que funciona comigo pra um que eu tenho que descobrir os motivos pelo qual ele não tá iniciando ¯_(ツ)_/¯

3 curtidas

Pois acho que eles mudaram isso, porque o solus aqui tá com o grub

Você instalou numa VM?

Solus em VM é GRUB, mas instalar diretamente no host será clr-boot-manager.

Não, estou em meu computador mesmo.

1 curtida

Isso é muito estranho, verei o que pode ter ocorrido.

1 curtida

Você instalou o Solus ao lado de outro sistema operacional?

Ou reaproveitou uma partição de /boot já existente?

Se já tinha uma partição de boot aí, contendo o GRUB configurado, e você não formatou essa partição, bem provável que o Solus reaproveite o GRUB desta partição não formatada.

1 curtida

Não, eu uso 2 hd’s: um com debian e outro com o solus.

1 curtida