Solus otimizado para hardwares Intel

Zero bronca, Evverton! :wink:
Tão-pouco eu estou usando o Solus, visto que era para um dualboot com o Windows 10 num laptop que não uso como máquina principal. Como não consegui o dualboot, instalei o Ubuntu + Win10. E o problema já está resolvido :wink:
Thanx!!!

1 curtida

Consegui instalar o solus, infelizmente esse sistema é briguento com windows 10 e não testei em dualboot mais, ele está sozinho no meu ssd.

Problemas com fácil resolução:

• Depois de instalar e reinciar, ele não bootou direito.
    Solução: tive que ir na bios e escolher o linux como primeiro boot, é estranho porque nas outras distros elas fazem isso automaticamente, pelo menos é um problema simples de resolver

• Tela preta após instalar o driver de vídeo da nvidia e reiniciar o computador.
    Solução depois de instalar o sistema e reiniciar a primeira vez, tem que atualizar antes de instalar o driver da nvidia, sendo assim a ordem é:
    Instalar sistema
    Reiniciar
    Atualizar o sistema
    Reiniciar
    Instalar drivers nvidia pelo programa "hardware drivers"
    Reinciar

O que eu gostei:

1. consistência visual entre gtk e qt, o vlc fica com tema preto ^-^ sem o usuário ter que fazer malabarismos, a única outra distros que testei e tinha uma consistência entre qt e gtk era o fedora
  2. programas essenciais no repositório: telegram, qbittorrent, obs-studio tá tudo lá sem ter que fazer malabarismo (no caso era instalar o rpm fusion no fedora)

O que não gostei:

1. não tem o imwheel no repositório, contornável com esse guia aqui Compile imwheel on Solus · GitHub

espero conseguir usar o sistema por pelo menos uma semana, sempre encontro uma coisinha aqui e alí que me faz perder a paciência e ir para o windows que é meu sistema principal

###Edit

Problemas ao abrir o vmware, adels solus

1 curtida

Após 9 meses de estabilidade sólida com openSUSE Tumbleweed Plasma, a partir de agora começo a usar Solus Plasma na máquina de produção e jogos.

openSUSE Tumbleweed é uma excelente distribuição, com certeza uma das melhores experiências com Linux que já tive, mas no instante momento senti a vontade de descansar um pouco nos updates, usando um Rolling Release Não-Bleeding Edge.

2 curtidas

Eu tive alguns problemas ao instalar o Solus também, começando pela detecção dos discos.
Fiquei 1 hora na frente do computador, e não detectou meu SSD de 240 GB e HD de 2 TB, então abri o Firefox e visitei o fórum, “aparentemente” é um problema que existe desde a edição Plasma de 2020.

Usuários do fórum em 2020 preferiram baixar uma ISO do Solus Plasma 4.0 de 2019, instalar e atualizar por ela, só para detectar os discos, mas eu fiz diferente… eu abri o KDE Partition Manager umas 3 ou 4x, enquanto cancelava a detecção de discos do instalador do Solus, e numa dessas o instalador do Solus conseguiu detectar os discos, esta foi a primeira vitória para prosseguir com a instalação.

O segundo e último problema, foi após instalar e “atualizar” todos os pacotes do sistema operacional.
Após reiniciar deu tela preta, tive que recorrer ao TTY2 e instalar meu driver proprietário NVIDIA:

sudo eopkg install nvidia-glx-driver-current nvidia-glx-driver-32bit

Após instalar o driver proprietário, executei sudo reboot, e depois disso o sistema funcionou normalmente.

Esta é minha primeira experiência com Solus na minha máquina de produção, por isso não te respondi antes, por conta da minha inexperiência.

1 curtida

Eu gosto muito desse sistema, pena que ele se recusa a dar boot depois da instalação.

É um bug que existe que ate hoje não resolveram.

Você usa NVIDIA?

Não, Uso o HD Graphics Mesmo

Qual edição? Budgie, GNOME, Plasma ou MATE?

Não dá boot pós instalação do Solus ou pós primeira atualização de sistema?

Envie aqui também um screenshot do resultado do comando: inxi -b

É um bug do propio Solus se não me engano.

Tentei todas as versões e todas dão o mesmo bug.E sim, não dá boot pós-instalação. No momento eu to no Mint, eu realmente não to animado pra testar esse solus de novo, talvez outro dia.

Eu tenho um pé atrás com essa distribuição por um único motivo: ela não se comportou nada bem em uma live que assisti no YouTube e isso me provocou uma verdadeira má impressão. Porém, nunca utilizei. E distro Linux é algo estranho. As distros escolhem seus usuários. Então… Talvez eu dê uma chance ao Solus no futuro. :wink:

Tornei o Solus (plasma) minha distro principal a pouco menos de 1 mês, em um desktop full AMD kkkk, mas cheguei a usar, a versão Budgie, em um laptop Intel + Nvidia que tenho e nunca tive problemas :pray:
É uma RR que tem pouco update, ~300 mb no máximo por semana e muito estável. Minha única “crítica” é que tem “poucos” programas nativos (eopkg/repositório oficial deles), mas já vem habilitado out of the box o Flathub e a Snapd.

2 curtidas

A Live que o Slackjeff fez? Caso sim, ele forçou o encerramento da VM enquanto o Solus estava compilando o Google Chrome, ele nem sabia disso, foi um caso isolado, ainda mais se tratando duma máquina virtual com encerramento inesperado.

2 curtidas

Exatamente! Sou inscrito do canal dele, rs.
Diga-me, é possível utilizar um ambiente mínimo no Solus? Por exemplo… Só o básico do Plasma, básico do Xorg. Esse tipo de coisa. No Void Linux existe o grupo xorg-minimal e o grupo xorg. Um é realmente mínimo para o funcionamento do X e o outro instala uma “porrada” de coisas que o X usa, mas que nem sempre precisamos ou queremos utilizar. Não uso Void, foi só um exemplo ilustrativo. @ewertonurias

1 curtida

Qual o desempenho no seu AMD? Como você enxerga isso? Você joga ou executa algum tipo de processamento pesado como renderização de vídeos?

Desempenho normal eu diria :sweat_smile:
É um Ryzen 7 1700 (sem OC).

O meu Plasma perto do seu está cheio de frufru e de enfeite. Nem dá pra comparar. :joy:

1 curtida

Hahahaha eu sou bem minimalista de certa forma. Gosto de manter no KISS “Keep It Simple Stupid” :sweat_smile:

1 curtida

Só o Plasma que não acho uma interface minimalista.

1 curtida