Só eu que estou achando o Arch mais estavel?

Contexto:

Eu uso o Arch desde 2017, porém quando troquei meu PC Gamer, por um ultrafino da Samsung, eu fiquei com uma preguiça de instalar o sistema, então passei desde 2022 até agora usando distros como o Ubuntu. Após o lançamento da 24.04, eu atualizei no primeiro dia e eu tive muitos bugs, um que particularmente me incomodou foi: quando eu estava com dois monitores, ao maximizar a janela, não conseguia clicar na headerbar. Eu aproveitei o feriado prolongado e instalei o Arch por conta disso.

Dissertação:
Com tudo instalado, o Arch Linux estava consumindo 23 GB, enquanto o Ubuntu 50 GB e não só isso o sistema estava mais rápido. Claro, no meu sistema só tem as coisas para o meu hardware e eu não uso no Arch Flatpak e Snap.

O que me surpreendeu é que o Arch está estável, não que antes ele quebrasse a todo segundo, porém usando ele eu não vi nenhum bug, mesmo usando Gnome que o Ubuntu estava usando. Além disse, quando o Gnome 44 lançou todo quebrado, o Arch não atualizou e esperou eles arrumarem os problemas para disponibilizar para os usuários, diferente do Fedora. Até onde eu li, não se teve mais incidentes de vulnerabilidade no AUR e o último que teve foi corrigido em menos de uma hora (ocorreu em janeiro de 2023).

Conclusão:
Eu sinto que com o apoio da Valve e o Arch sendo usado para projetos sérios, os devs estão mais responsáveis e não sendo uma máquina que só vai para frente. Fora que eles mataram os repositórios da comunidade e integraram os pacotes no Extra, então poderia dizer que até mesmo curadoria de pacotes teve um carinho a mais.

Enfim e vocês usuários de Arch, estão sentindo essa melhoria no Arch também?

1 curtida

quem testa o sistema é o povo ksks, melhor ficar na estavel do que no novo lançamento

Um ano e meio usando o Arch aqui (em dois PCs).
Nunca vi ele travar e nem dar lag.

3 curtidas

Nada de gamer, nem GPU etc., no meu caso – PC montado em Janeiro 2020:

MoBo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR - ASUSTeK
  iGPU: Intel UHD Graphics 630 (Desktop)
   CPU: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (800 ~ 4100 MHz)
Memory: 15.5 GiB of RAM

Mantenho 12 distros em dualboot / multiboot, e aos poucos passei a usar quase que só o Arch. – Instalei há exatamente 4 anos. – Já deve ter uns 2 anos (pelo menos), que uso o Arch 99% do tempo.

• openSUSE Tumbleweed
  • Arch
  • Debian Testing
  • Fedora 40
  • KDE Neon
  • PCLinuxOS
  • Mageia Cauldron
  • Slackware
  • Void
  • Manjaro
  • Redcore
  • MX Linux

O Arch é o que menos deu problema (nesse PC, ou no antigo, desde 2017). – Mais do que isso: – É a única distro que eu até esqueço “qual distro estou usando”.

O pacman raramente faz “pergunta difícil”. – Quando manda fazer alguma escolha, em geral aceito a opção sugerida por padrão.

O único problema que lembro, foi um Kernel “corrente”, que não carregava. – Googlei “Arch Kernel (last Week)”, e encontrei outros relatos. – Instalei o Kernel “LTS” (que uso desde então) e tudo se resolveu.

1 curtida

O Arch trava muito em qualquer reinicialização no meu Desktop Ryzen 7, ja qualquer derivada do Arch roda perfeitamente na minha maquina, no meu Notebook Ryzen 5 voltei o WS, hoje estou usando o EndeavourOS no Desktop e estou quase instalando o WS nele, pois uso Linux desde 2013 e nunca tive problemas , e desde 2022 não consigo mais usar linux. e agora ja testei as distros RR de 1 a 100 do DistroWatch e são muitos bugs e perca de tempo…

O que seria esse WS? Seria o Windows? Cara isso parece bem chato, não tenho experiência com CPUs AMD em nenhum lugar, só com as GPUs. Como que é esse EndeavourOS?

A cara o pacman é simplesmente perfeito! Ele é rápido, fácil de criar e manter pacotes para ele, tem uma boa resolução de dependências. Fora o Aur, que tem tudo lá.

Eu já mantive o Arch instalado por quase 3 anos seguidos no meu PC antigo e nunca me deu BO: tinha uns bugs, mas nada muito grotesco.

Tem muitas distros aí que eu não conheço, como o PcLinuxOs e Redcore, como essas duas são?

1 curtida

Eu gosto de testar as coisas, acho bacana, está na vanguarda das tecnologias. Porém, às vezes dá dor de cabeça e incrivelmente um Ubuntu recém lançado, parece uma fruta verde: com fome dá para comer, só que é melhor esperar amadurecer.

1 curtida

Você usa qual Desktop Environment? Eu comecei instalando o KDE, como o plasma 6, só que ele deu uns bugs muito estranhos (o que é normal do Plasma, acho que ele não gosta de mim). Aí fui para o Gnome e tá um filezinho.

Pode ser interessante para esta discussão:

1 curtida

Seria meio longo demais, explicar.

Tinha um tópico sobre o PCLinuxOS aqui no Fòrum:

Quais os diferenciais do PCLinuxOS?

Sobre o Redcore, abri um tópico, na época:

Descobrindo o Redcore Linux

Um ano antes, eu tinha pedido informações sobre ele, e os colegas mandaram várias dicas:

Redcore ─ será assim tão pouco usada entre nós?

Pela leitura, você vai ver que o Redcore dá muito trabalho com as compilações. – Uma das atualizações levou 3 horas! – Achei “divertido”, mas não recomendo para quem quer tudo rápido.

Já faz mais de 1 ano que não consigo atualizar o Redcore. – É difícil encontrar dicas para ele no Google. – Mas mantenho instalado, porque continua funcionando muito bem (e consigo atualizar o Chrome).

3 curtidas

O KDE Plasma 6 em um PC e o Gnome 46 em outro.

Eu tentei usar o Arch por um tempo, mas sofria congelamentos constantes no meu notebook, só acontece com ele, em nenhuma outra distro.
Encontrei relatos semelhantes em diversos forúns, tentei diversas maneiras de solucionar, e acabei mudando pra outro sistema, infelizmente, gostei bastante do arch, tirando essa parte dos congelamentos.

Exato WS é Windows, então o EndeavourOS é uma distro derivada do Arch , ela é a 3ª do Distrowatch, ela funciona bem na minha maquina, porem 90% do que vem instalado nela não me serve para nada!! e o Pamac não consegue remover essas tralhas kkkk, estou quase seguindo os conselhos de uns amigos que é (esquecer linux) e usar WS e Android / IOS, eu tenho cachorros para cuidar, netos! creio que brincar de Linux ja deu…

Eu tentei usar o Arch só que tambem enfrentei varias travadas monstra! o Forum do Arch ja diz de cara que não é distro para iniciantes! então estou fora!, eu queria saber como essa distro Vive de $$ pois o seu ambiente é muito Hostil e quem vai fazer doações para um negocio a$$im… ou vive de vender dados dos usuarios :wink:

Depende do que e chamado de “estavel”, e referencia apenas ao uso ou questões de APIs?(Leitura rapida sobre o assunto O que é uma distro “estável” - Linux - Diolinux Plus)
Se for por questão de “usar” a grande maioria vai ser “estavel” mas de software estabilidade tem outro significado

Então não “brinque” de Arch; recorra a Mint, Pop!_OS, Zorin, Linux Lite, Tiger OS, Regata ou BigLinux. Uma distro que facilite a vida…

Reclama de bloatware no Endeavour OS, mas vai dar OK ao monte de tranqueira que vem no Windows ou no Android?

Está faltando uma percepção simples:
não adianta eu pegar uma vassoura e querer usá-la como rodo.

Há várias distros para iniciantes, que buscam facilitar bastante. E uma rápida busca traria uma lista de tais distros.

Tenho Mac, Windows e Linux, e cada um é um mundo diferente. Eu não posso esperar que um seja como o outro. São diferentes. Assim, simples. E tenho que aprender a usar cada um, conforme as minhas necessidades.

Dizer que uma distro é hostil, porque ela não é o que eu quero, é como reclamar da vassoura porque ela não “puxa” a água.

Busque e use o que melhor atender às suas necessidades.
E, com certeza, terá sido feito para tais necessidades, e não para outras.

1 curtida

Se tem uma Distro que eu acho super facil de usar é o Arch, pois usei por quase 3 anos o manjaro Plasma Minimo - 50% das tralhas do Minino , e tudo funcionava perfeitamente! quando o Manjaro retirou os Codecs e aceleradores vaapi ai acabou a PAZ!! o meu problema com o (Arch) é que ele trava a minha maquina e as derivadas do Arch não trava, tem algum segredo que eu não consegui descobrir ainda sobre o Arch travar e as derivadas não travar!, sobre Windows / IOS /Android qualquer pessoa na esquina me tira a duvida imediatamente, agora eu uso Linux desde 2013 e nunca encontrei um cidadão(pessoalmente) que é usuario ou trabalha com linux, nem pagando eu consigo tirar duvidas que tenho com Linux…

Cara , eu disse que o (Forum) do Arch é Hostil e não a distro que até gosto dela, assim como digo que o (Fedora Discuss) é outro lugar Hostil também, eu poderia fazer uma lista de foruns Oficiais que os usuarios são estranhos com o proximo! sobre o Linux eu assisto muito os videos do (DJ Ware) o cara é eng (IBM) e faz testes em varias Distro e até os Devs do Plasma/KDE tiram varias duvidas e pedem conselho a ele, é só ver os videos e comentarios dos DEvs no canal dele. ele fala muito sobre segurança do Linux, e ele sempre falou que é para as pessoas usarem distro com (Wayland) então procuro usar distro com Wayland, tem videos aonde ele faz teste de penetração em varias distro e reprova as distro ( Famosinhas) no video, então como não tenho conhecimento em linux e nem nescessidade alguma em usar Linux! um dia testo uma e outro dia de chuva testo outra… com wayland sempre!! sem Wayland estou fora!

1 curtida