Olá pessoal. Aqui estou de nova.
Bem, queria pedir um conselho a todos vocês que já estão no mundo Linux há mais tempo do que eu. Eu uso o Linux mint neste meu desktop e no meu portátil. No meu portatil tem sido uma maravilha, mas aqui no desktop já me deu uns erros mais de travar as página da internet e do sistema em si. Este desktop tem menos capacidades do que o meu portátil. Ainda assim queria uma distro que tivesse bastantes ferramentas para o uso de um utilizador de casa, e algum ambiente grafico que desse para mudar ao meu gosto como o mint. Não jogo neste desktop porque simplesmente ele não tem capacidades de hardware para tal. Queria que me aconselhassem uma distro com longa duração de suporta, atualizações estavés e continuas, com um ambgiente gráfico minimamente agradável à vista e leve em termos de consumo. Vou adicionar aqui um print das especificações do meu hardware. Tenham em conta que este disco que estou a usar agora vai ser mudado para disco de armazenamento para o mês que vem e vou adicionar um SSD para o sistema em si.
Desde já agradeço a vossa atenção. 
Se estiver com Linux Mint Cinnamon, teste o Linix Mint XFCE. É menos pesado em termos gráficos e possui as mesmas facilidades de gerenciamento e de drivers.
2 curtidas
Obrigada pela dica. Teria que fazer o download do MInt novamente ou poderia passar para o XFCE sem instalar do 0?
Como estás habituado a usar o Linux Mint podes obtar pela versão XFCE muito mais leve, ou as versões com flavours do Ubuntu, Xubuntu ou Lubuntu.
Sendo um utilizador mais inexperiente, penso que fazer o download do Mint XFCE seria o mais aconselhavél.
1 curtida
Acho que vou fazer isso. Dá para mudar o aspecto do mint também com o XFCE, com os temas que ele tem e tudo mais? É só uma perguntinha porque reparei que no xfce do mint o menu iniciar já aparece branco e um pouquinho diferente, pelo menos nas fotos dele em padrão.
Mais uma vez um muito obrigada pela ajuda.
Quando usei o Linux Mint XFCE ele aparecia com a barra a preto como no Cinnamon, mas podes alterar toda a interface XFCE (icones, cores, etc) como no Cinnamon sem prolemas.
O @Dio fez um video onde podes ver como se configura uma base XFCE, se quiseres dá uma vista de olhos para servir de guia.
1 curtida
Okay, muito obrigada mais uma vez. O @Dio é muito legal e ensina muito. com os seus vídeos
Você me aconselhou no comentário anterior a usar uma distro ubuntu, ou xubunto do mint ou o XFCE. Se eu fosse para uma distro do mint baseasda em ubuntu, qual me aconselharia. Vou mandar a lista numa imagem, desconsidere a última que está lá, porque a última é a cinamon da Cindy que estou a usar agora.
Então você no meu lugar escolheria alguma dessas baseada em ubuntu ou a XFCE, tendo em conta a leveza para o meu hardware? Muito obrigada mais uma vez e desculpa lá ser chata.
te recomendaria uma distro XFCE. Altamente personalizável e muito leve. Gosto mais do Mint XFCE do que do Xubuntu, mas vc estará bem servido com qualquer um dos dois. Outra boa opção é o Lubuntu. Muito leve e, com personalizações simples, fica muito bonito. Veja abaixo o vídeo do confrade @anon49887285 sobre personalização o Lububtu.
3 curtidas
Como estás habituado ao Linux Mint penso que deverias usar o XFCE dele, sendo que não muda assim tanta coisa entre ubuntu ou mint, utiliza sempre a versão mais actualizada, ou seja, como podes ver a 19.2.
A leveza da interface vem do Desktop Enviroment que usas como no caso o Cinnamon, é uma interface mais composta e necessita de mais recursos out of the box, enquanto a interface do XFCE é uma das mais leves disponiveis.
2 curtidas
Leve e altamente customizável.
Recomendo que visitem o tópico abaixo.
https://plus.diolinux.com.br/t/galera-do-xfce/2848
2 curtidas
Muito, muito nobrigada mesmo. Esse vídeo é muito útil para uma pessoa aprender a costumizar o XFCE Gostei muito. É mais leve e fica top.
Estou a perceber, faz sentido, claro. No caso o Linux MInt com o XFCE se torna mais leve e é costumizavel na mesmo, e é isso que me interessa. Se tudo o resto funciona igual então vou mesmo pelo XFCE da Tina, por ser um long term release.
1 curtida
Estive dando uma olha e que maneiro, gostei muito mesmo!! Valeu a partilha!
1 curtida