Qual o melhor linux para o meu pc?

Tenho um Notebook HP Pavilion dm1
Processador: AMD E-350 dual-core, de 1,66 GHz
Memória RAM: 4 GB RAM
Vídeo: AMD Mobility Radeon HD 6310
Armazenamento: SSD 120gb

E gostaria de saber qual o sistema mais simples para minha usabilidade. Preciso de algo somente para ver vídeo aulas, criar arquivos de texto e planilhas, ler PDF e imagens, navegar na net. Essas coisas básicas para faculdade e trabalho de escritório.
Queria algo fluido e que não fique travando os videos.
Sou novo com o linux.
Se alguém puder me ajudar agradeço desde já.

2 curtidas

Então você precisa de uma distribuição simples de instalar e de se manter. Há várias, mas eu indicaria Linux Mint ou Ubuntu pra você que está começando.

No caso do Ubuntu (ainda sugiro que você comece com Linux Mint!!!), sugiro que você escolha a versão 18.04 por esta ser de longo tempo de uso. Falo isso porque já foram lançadas as versões 18.10 e 19.04, mas escolha a 18.04 porque o suporte desta vai até 2023, enquanto o suporte da versão 18.10 vai até julho deste ano e da versão 19.04 vai até janeiro de 2020.

.

Você pode fazer isso com qualquer distribuição.

.

Seu computador é antigo, não é? Você o comprou quando, em torno de 2011?
Quando performance é sua maior preocupação, você tem que pensar primeiramente no ambiente gráfico. Eu sou um usuário do KDE, mas meu computador é novo (embora ele seja bem básico), no seu caso eu lhe indicaria o XFCE, que já vem por padrão nas distribuições dos links abaixo:

O XFCE é um ambiente gráfico leve, mas há outros ainda mais leves. Eu indiquei o XFCE por ele, dentre os ambientes gráficos leves, ser completo. Outro ambiente gráfico no nível do XFCE é o ambiente gráfico MATE, talvez você queira dar uma olhada nele também.

.

Só para eu, e o resto do pessoal daqui também, se situar. Até onde você sabe sobre o Linux? Já usou temporariamente alguma distribuição (mesmo que tenha sido no computador de outra pessoa)? Você já sabia o que é um ambiente gráfico? Sabes como instalar o sistema? Sabes sobre as partições de um sistema Linux?

3 curtidas

Algum sistema com interface leve (XFCE). Xubuntu, por exemplo.

Uma outra opção boa pode ser o OpenSUSE XFCE (nunca testei).

1 curtida

Tenho dois notebook desses aqui. Um com 4GB e mint Xfce e o outro com 8GB e Lubuntu 18.04.2 Lxde. Qualquer uma das duas vai bem nesse note.

1 curtida

Eu recomendo o Linux Mint, que é uma distro amigável para quem vem do windows (o Xubuntu também é uma opção boa, porém não é tão amigável assim como o Linux Mint).
Mas claro, você pode testar várias distros e usar a que mais gostar :slight_smile:
Link para download, caso se interesse:
Linux Mint 19.1 Cinnamon (“principal”)
Linux Mint 19.1 XFCE
Xubuntu 18.04

1 curtida

Eu testei o Cinnamon nesse notebook e não ficou lento. consumindo muita processador. O Mint XFCE via bem, mas ainda prefiro o Lubuntu nesse hardware.

1 curtida

Eu acho que sou o único louco que usa o Cinnamon 19.1 64 bits em um “Celeron P4600, 2gb DDR3” e não tenho do que reclamar?
Ou ainda em um “Atom Cedar Trail dual-core 2gb” estava usando o Kubuntu 18.4 64 bits sem maiores dores de cabeça?

No MEU ponto de vista, qualquer edição do Mint que você instalar, para estes tipos de afazeres, você não terá maiores problemas. Também recomendo o Kubuntu ou o Xubuntu.

5 curtidas

Manjaro XFCE ou Fedora XFCE.

1 curtida

Boa noite, agradeço a ajuda e comentário de todos.
Respondendo o questionamento do rasolar

O que sei do linux são algumas apresentações sobre a plataforma que vi por vídeos no Youtube. Já experimentei algumas distribuições inclusive nesse PC testei a Xubunto, porém, um certo travamento e desconforto persistiu em atividades básicas como navegar ou abrir janelas, provavelmente minha máquina já esta muito antiga, e agora por indicações de vocês estou testando a Linux Mint XFCE porém o mesmo incomodo persiste talvez ainda maior que no Xubunto, videos do youtube travando, consumo quase total da CPU usado pelo navegador, até mesmo abrir a barra de ferramentas inferior esquerda do sistema da uma engasgada. Já testei também instalar o android x86 que me agradou muito na fluidez do sistema porém, tem muitos bugs e incompatibilidades.
Não sabia sobre os ambientes gráficos, a única coisa que sei mesmo é instalar os sistemas que aprendi vendo video aulas e já fazia muito isso formatando o windows. Em relação as partições não sei muto sobre.

Esse Lubuntu você teria o link dessa versão ?

Testei essa Mint porém não me agradou muito, até mesmo para digitar fica meio lento, eu termino de digitar e o pc ainda esta gerando as letras no bloco. Vou testar esse Xubuntu 18.04 e ver no que da. Muito obrigado :grin:

Qualquer versão do Kubuntu ?

Qualquer versão dessas distribuições vai bem ?

1 curtida

O Lubuntu podexs r baixado no link abaixo.

https://lubuntu.net/lubuntu-18-04-bionic-beaver-released/

2 curtidas

Vou testar aqui e volto com algum feedback, muito obrigado!!:smiley:
Só uma duvida, seria a versão 64-bit mesmo certo ?

2 curtidas

Olha qualquer distro com uma interface leve como o XFCE e LXDE já daria conta, mas para navegar recomendo usar o chromium-vaapi (por causa da aceleração por Hardware)

Sim, a versão de 64bits.
O confrade @anon49887285 tem um canal no YouTube onde ele apresenta alguns tutoriais para customização e melhorias no lubuntu. Recomendo assisti-los e acompanhar o canal.

2 curtidas

A 18.04 tem muita diferença com relação a 18.04.2 ?

Obrigado pela recomendação, vou acompanhar o video.

1 curtida

Vc vai baixar a 18.04.2, que é uma atualização da 18.04

1 curtida

Desculpa a ignorância, mas esse chromium-vaapi seria um navegador ?

Isso mesmo :slight_smile:

Esta…
Ou se preferir, pode testar outras.

1 curtida

Sei como é (inclusive da parte do travamento do YouTube!), pois ainda mantenho um notebook antigo no qual tenho que me preocupar em instalar softwares mais leves e criar estratégias para consumir menos memória.

Lembra que eu lhe disse para se preocupar com os ambientes gráficos? É muito importante pensar no consumo de memória (tanto de RAM quanto da placa de vídeo) e processamento, especialmente para quem tem computador antigo. Quando a exigência de hardware, eu pessoalmente classifico os ambientes gráficos da seguinte maneira.

“Pesado”: GNOME, Cinnamon, KDE (desses eu creio que o KDE seja o mais leve)
Meio-termo: XFCE e MATE
Leve: LXDE, LXQt
Extremamente leve: OpenBox, FluxBox (basicamente eles são apenas gerenciadores de janelas, mas você pode usá-los sozinhos)

Tive esperança que seu computador suportaria bem o XFCE, mas parece que seu computador ainda precisa de algo mais leve. É igualzinho ao meu notebook antigo, ele também é fraco mesmo para os padrões do XFCE.

Entenda que se determinados ambientes gráficos são pesados pra você numa distribuição, ela provavelmente será tão pesada quanto numa outra distribuição, isto é, o consumo do computador exigido pelo XFCE (ou outro ambiente gráfico) será basicamente o mesmo tanto no Xubuntu quanto no Mageia XFCE. Mas é claro que otimizações podem ser feitas em diferentes distribuições, como fazer o sistema inicializar menos componentes para a memória (o que, por outro lado, resultará em menos funcionalidades para você) ou até mesmo os próprios mantenedores da distribuição aplicarem patches para otimização (não sei o quão comum é isso), mas de qualquer forma não dá para fazer milagre!

Sugiro fortemente que você use então uma distribuição com LXDE ou LXQt (o LXQt é o sucessor do LXDE, mas o LXDE ainda é usado no Lubuntu 18.04 LTS):

Você pode perguntar pra mim: “mas Rasolar, por que você não me indica logo distribuições com ambientes gráficos ainda mais leves que o LXDE/LXQt?”. Cara, embora ambientes gráficos como OpenBox exigem menos do computador, mas não sei se o ganho será tanto, portanto sugiro que você fique com o LXDE/LXQt, que apesar de limitados, ainda têm mais recursos que o simples gerenciadores de janelas. E francamente, às vezes o problema não é tanto o ambiente gráfico em si (apesar de toda memória e processamento poupados através da escolha de um ambiente gráfico mais leve sejam importantes), mas se você usa programas relativamente muito pesados, seus esforços vão por água abaixo.




Como eu disse, o ambiente gráfico é importante, mas você precisa ver todo o conjunto, então você também precisa usar programas leves. Aqui uma lista de programas leves, muitos dos quais eu uso até mesmo em máquinas mais potentes de tão bons que eles são:

Editor de texto simples: Leafpad
Editor de texto mais completo: Geany
Processador de texto: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Abiword
Planilha eletrônica: (apenas para documentos que você não pretenda compartilhar para usuários de Windows ou Mac) Gnumeric
Suíte de escritório completa: não tem jeito, você terá que usar LibreOffice e WPS Office para este último abrir e editar documentos do Microsoft Office. A propósito, talvez você queira ver este tópico.
Reprodutor de música: DeaDBeeF
Reprodutor de vídeo: os famosos como SMPlayer, MPV e VLC estão de bom tamanho
Leitor de PDF, EPUB, DjVu e outros formatos: FBRreader
Leitor de PDF: qpdfview
Gerenciador de arquivos: se você achar o PCManFM (gerenciador de arquivos do LXDE/LXQt) muito limitado, use então o Thunar (gerenciador de arquivos do XFCE). Sim, você pode usar o gerenciador de arquivos de um ambiente gráfico em outro
(De)compressor de arquivos: xarchiver
Jogo de cartas como Paciência: pysolfc


Navegador:

Vejo que uma das suas queixas é na navegação na internet. Esse é um tópico interessante e muito importante, especialmente pra quem tem computador fraco. Tem uma coisa muito importante:

“Não existe navegador leve!”

Quando o navegador se vende como leve, ou é propaganda enganosa (ex: Midori) ou é demasiadamente limitado (ex: Dillo que não presta para navegar nem na internet da década de 90 ).

O problema não são navegadores pesados, mas a internet que está inchada. Muitos scripts rodando, muito conteúdo sendo carregado de outros sites e coisas do tipo. Mataram o Flash, mas colocaram muita merda no lugar.

Minha sugestão é, pegue um navegador atual que bata menos na sua máquina e observe também a questão do processamento (meu notebook antigo tem 4GB de RAM assim como o seu, então o problema dele era mais com o processador do que com memória RAM) e use um combo de extensões que ajude a deixar o seu navegador mais leve.

No meu caso eu uso (inclusive em computadores mais potentes) o Firefox com as seguintes extensões:

  • uMatrix
  • Disconnect ME (por incrível que pareça, esse sozinho já ajuda a dar uma aliviada no consumo de memória/processamento)

Você tem que poupar o máximo possível, eu por exemplo acesso muito o Reddit. Esse é um site que teve uma atualização de visual e esse novo visual visivelmente é bem mais pesado que sua versão antiga, felizmente a equipe do Reddit permite que a versão antiga seja acessada através do link Old Reddit.

Pro YouTube você também tem que buscar estratégias, não tenho esperanças que você consiga rodar vídeos fluidamente no seu navegador, então se ficar inviável para assistir a vídeos no YouTube, eu sugiro duas coisas:

  • Baixe-os, sugiro o ClipGrab, que por sinal tem em appimage, nem precisa instalar no seu sistema.
  • Assista a eles pelo celular (eu fazia muito isso)

.

.

.

.

Como você já deve ter entendido, o Kubuntu (Ubuntu que faz uso do KDE) ainda é pesado pra sua máquina, por mais que o KDE venha ficando cada vez mais leve a cada versão lançada.

3 curtidas

XFCE com o compositor desativado, vai para a categoria leve.