Ola a todos…alguem pode me informar uma distro que seja baseada no Debian e que seja compativel com jogos…começei a pouco a programar tambem…e cria uma que ajudasse…preferencia Kde ou Xfce…alguma sugestao?
Debian para jogos e complicado, principalmente se seu hardware e novo, nada e impossível mais acho que você quer uma pronta para uso, poderia recomendar o mxlinux, Duzero linux ambas baseadas em Debian com ambiente xfce com Kde já não sei, mais eu uso Debian e prefiro distros mães o Debian tem o repositório non-free para firmwares proprietários e você pode usar o Debian Sid (que esta em desenvolvimento e não e estável) que vai ter drivers mais novos, recomendo em fim usar o próprio Debian pela documentação e suporte da comunidade, abraço espero ter ajudado.
Vou esprementar o duzero
qualquer coisa volto a contactar vc
obrigado<3
So outra pergunta…o duzero da em pc fraco…o meu é um dual core com uma gt9500
É para funcionar nesse tipo de hardware sim, uma vez q ele conta com o Desktop Xfce.
Embora vc tenha especificado a preferência pela base Debian, se a questão de jogos for muito importante pra vc, acredito que o Regata OS seja o mais indicado. Se sua máquina tiver menos de 4gb de memória, recomendo investir uns 100,00 e adquirir + 1 pente de memória, ficando com pelo menos 6gb (ideal seriam 8gb, visto q o preço da memória usada é relativamente baixo).
Eu tenho 6 gbs de ram…eu so queria um sistema linux que eu gostasse mas vim aqui pegar informaçao…sendo assim duzero é bom mesmo pra isso né??
A distro mais famosa baseada no Debian é o Ubuntu, dê uma olhada nele. O Xubuntu e Kubuntu (Ubuntu com XFCE e KDE respectivamente) são boas opções.
Ja testei e nao gostei…vou testar o duzero acho
Mas quem quiser dar mais sugestoes pode ir dando
Olá @0Vodrick0 tudo beleza?
“Compatível com jogos” hoje em dia é algo bastante vago, uma vez que temos Steam via Flatpak/Snap que você pode instalar em praticamente qualquer distro. Minha sugestão é que você pesquise no ProtonDB o jogo (ou jogos) que te interessam e veja como está o suporte e as distros onde ele dá menos problemas.
Eu por exemplo, uso o Debian SID em minhas máquinas e consigo jogar muito bem sem perda de performance - já comparei com Pop!OS, Manjaro e Ubuntu.
Invista um tempo testando algumas distros na sua máquina até encontrar a que você se adapta, só assim você vai achar o combo de “distro + ambiente gráfico” que mais te agrada.
Obrigado…mas ainda assim fico na duvida…sabe como é…comecei á pouco no ramo de escolhas de distro embora eu ja conheça bem o apt…no entanto me recomendaram o duzero…o que me diz?’
Eu nunca utilizei o Duzero, então não posso opinar sobre a distro, mas é uma distro muito conhecida e respeitada. E quanto mais você testar, mais conhecimento vai ter.
Qualquer coisa, é só vir para o SDA com a gente.
Se deseja base Debian, a minha remaster pode ser uma ótima opção, usa a base 20.04.
Se desabilitar as transparências, fica mais leve ainda. Caso queira testar, só baixar AQUI.
Da uma olhada no Mint, ele é da família Debian não é diretamente baseado nele, mas sim no Ubuntu. Ainda sim acho que pode ser uma boa, e ele tem versão pra Xfce.
Olá! Seja bem vindo a comunidade Linux!
Todas as distribuições usam o mesmo Kernel, todas são compatíveis com jogos, é só escolher uma distribuição que mais lhe agradar (em termos de uso) e usá-la.
Seria interessante você compartilhar um pouco mais das especificações do seu PC.
Se você já está usando alguma distribuição baseada em Debian, instale o pacote INXI e envie um screenshot do resultado, pra gente ver mais informações sobre seu hardware:
sudo apt install inxi && inxi -b
Pelo pouco que você mencionou (Dual-Core, 6GB, GT9500), acredito que seria válido experimentar o KDE Plasma primeiro.
Caso o KDE Plasma não lhe atender, então experimentar o XFCE.
E claro… Procure respeitar os requisitos mínimos de cada jogo.
Qualquer dúvida estamos aí.
WTF?
Debian Stable ainda usa o kernel da série 4.X, o Ubuntu LTS usa o kernel 5.4, a nova série 20.10 usa o Kernel 5.8
Ok…depois de algum tempo acho que vou dar uma olhada no tiger os…fazer um teste
É uma máquina razoável, uma distro com Xfce vc poderá economizar alguns megas na inicialização e, se trocar os navegadores mais tradicionais, como Chrome e Firefox por outros um pouco mais leves, como Brave e Vivaldi, conseguirá melhor performance do hardware.