Uma coisa que sempre tive por fato é que não existe distro linux perfeita para o Desktop. Mas algumas delas chegam bem perto na parte de UX, outras em ferramentas e algumas em abrangência de utilidade. Por exemplo temos o Elementary OS, com uma UX bem interessante mas que alguns, como o Dio, já falaram que é excelente mas não conseguem usar da forma como os desenvolvedores a pensaram para ser. Outras são mestres na parte de abrangência de utilidade, como o Ubuntu e o Fedora Workstation. Outros tentam trazer facilidades no desktop como Linux Mint e Manjaro mas pecam um pouco na parte de UX apesar de não fazerem nem um pouco feio (na minha opinião). Outros trazem bases conhecidas mas com um foco em específico, como o Kali para a galera da forense e Red Team ou o Regata OS, que se promove como alternativa ao Windows e macOS mas com ferramentas para criadores de conteúdo e gamers. Outros são excelentes para servidores, como o Red Hat Enterprise ou o SUSE Linux Enterprise, com seus spins gratuitos da comunidade, como CentOS e o openSUSE. Mas se de todas elas uma devesse de ser escolhida para representar Linux no Desktop na próxima década, na sua opinião, qual seria? Digo isso ignorando popularidade. É uma análise técnica que eu gostaria de fazer, considerando tudo que as distros tem a oferecer na parte de UX, ferramentas, ecossistema, essa coisa toda.
E já de antemão, peço perdão se eu interpretei mal alguma distro que eu citei acima. Eu gostaria de saber sua opinião e talvez expor os motivos de você pensar porque tal distro deveria merecer essa posição. Já usei três bases, sendo elas Ubuntu e seus vários spins e derivados, Archlinux com o Manjaro e atualmente uso openSUSE.