Essa notícia já tem um tempo, mas eu gostaria de usá-la para iniciar um tópico aqui com vocês e saber suas opiniões.
É um fato mais do que conhecido que Linux Mint tem sido recomendado para muitos como uma das melhores alternativas a Windows que se tem por aí. Mas eu estive fazendo algumas comparações entre as áreas de trabalho Cinnamon do Linux Mint e Plasma do KDE. É possível que o Plasma seja de fato uma opção em potencial para usuários que vem do Windows 7? Depende.
Há algum tempo atrás, eu havia feito um tópico aqui no forum sobre Qual distro deveria "dominar o mundo em 2020", na sua opinião? De forma amigável, é claro. Foi para buscar saber as opiniões de vocês sobre os principais players para Linux no Desktop na parte técnica mais do que visual. Houve escolhas óbvias como Linux Mint, por ser tão fácil de instalar e usar mas não ser particularmente bonito. Houve também o Ubuntu, Deepin, Elementary OS, Zorin OS, Regata OS e até o Manjaro. Mas algo que fiz nesse tópico foi justamente me abster de dar minha própria opinião. Depois eu posso até dar minha opinião nessas distros individuais mas uma delas me chamou a atenção por alguns fatores. Um deles é óbvio. Plasma. Mas os outros, eu gostaria de discutir com vocês.
Não é novidade nenhuma que o openSUSE é uma dessas distros que teve uma decaída por um tempo mas parece que está ganhando popularidade outra vez. Lá no L2G no Discord que o diga. Vi dois usuários migrarem para o openSUSE só para usar o Plasma e os pacotes no openSUSE Software. Meio que culpa minha na verdade.
Agora falando sobre o openSUSE em sí, eu o vejo como potencial substitudo ao Windows 7, desses que usa o Plasma do KDE. Aqui vão alguns motivos para eu acreditar nisso:
-
YaST é o seu Painel de controle:
Fala a verdade. Um dos fatores que afasta uma boa parte dos usuários Windows das distros Linux é justamente essa parte de ter de gerenciar o sistema pelo terminal pelo menos uma vez. Tá certo que o Linux Mint já tem essa parte por resolvida mas o openSUSE também não fica muito atrás. O YaST tem esse visual clássico que lembra bastante o painel de controle do GNOME 2 e MATE e as opções de configuração cobrem praticamente tudo. Quer configurar o firewall? Vai no YaST. Usuários e grupos? YaST. Repositórios e a ordem de prioridade deles? YaST. Quer definir um ponto de restauração do sistema? YaST. Configurar rede? YaST. Configurar Kernel? YaST. Grub? YaST. Serviços no Systemd? YaST. YaST? YaST! -
Open Source e Software Proprietário em harmonia:
Isso pode não fazer muita diferença para nós que já estamos habituados com software de código aberto e que muitas vezes preferimos usá-los no lugar dos de código fechado (Lê-se Libreoffice vs Freeoffice no Manjaro). Mas para certas máquinas e alguns usuários, usar só código aberto pode ser um problema. Felizmente o openSUSE já resolveu isso separando por repositório, pacotes com software de código aberto e proprietário. Isso permite que mais empresas que não trabalhem com código aberto, venha e tragam seus softwares para o openSUSE sem conflito de filosofias ou licensas. É benefício tanto para o usuário final quanto para o desenvolvedor -
Ferramentas para desenvolvedores de qualquer distro:
Uma das filosofias do openSUSE, além de querer dominar o mundo, é justamente oferecer as ferramentas para simplificar e abrir o processo de empacotamento para todas as distros. É certo que a maioria esmagadora dos pacotes no openSUSE Software e Build Service são para o openSUSE, mas há também aqueles que são feitos para o Fedora e até para o Archlinux. Toda a parte de build é feita na nuvem e os pacotes são fechados para a distro de escolha. Não é necessário dar build localmente para os pacotes como é feito para os PKGBUILDs no AUR. É só baixar e instalar, sem ter medo de dar erro no meio de build por motivos que o usuário comum nunca saberá -
openSUSE para todos os gostos:
O openSUSE vem com diversas opções para interfaces gráficas, sendo as principais o Plasma do KDE, o GNOME e o XFCE. Mas o Plasma recebe atenção especial por parte da equipe. Ele é bem simples e atende bem sua proposta visual. Usuários Windows se sentiriam a vontade com o Plasma, já que várias das ferramentas são similares ao Windows 7. Eu fiz o teste com meu pai aqui em casa e ele se entendeu melhor com o Plasma do que com a interface do Windows 10. E olha que ele gosta do 7. -
openSUSE não é só para Desktops x86-64:
Logo na instalação você vê que o openSUSE, em sua herança do SUSE Linux Enterprise, também pode ser usado em servidores de forma similar ao Windows Server; Como Micro OS para Containers e até para Internet das Coisas. -
1-Click Install sem maiores confusões:
Esses dias eu venho recebendo vários pedidos de ajuda para configurar o Plasma de uma forma específica ou até curiosos querendo saber como eu deixei o Latte-dock flutuando na minha configuração. Eu sempre dizia que estava usando uma versão de testes do Plasma e Latte-dock, o que me permitia testar essas funções antes de todos. Mas e para as outras distros que usam pacotes sempre nas mesmas versões? Eu tive que tentar ajudar a um usuário de Fedora e outro de Archlinux sobre como essa parte de repositórios e pacotes funcionam. É um pouco complicado de ativar esses repositórios no Archlinux, não faço a menor idéia de como fazer isso no Fedora e nas distros Ubuntu só pode esperar os pacotes não tão recentes sairem nos backports. Fora isso, tem que usar o KDE Neon ou então… procurar esses pacotes na openSUSE Software. Eles dão a cortesia de oferecer pacotes em diversas versões e outras que são mantidas pela comunidade, acessíveis todas em um lugar só, lembrando o AUR nesse ponto, mas sem precisar ter que dar Build em tudo localmente. Basta dar um clique, que um arquivo YMP é baixado com as instruções que são lidas pelo YaST para a instalação. Tá certo que a openSUSE Software não é tão bonita quanto a loja do Deepin, do Regata OS ou do Windows. Mas considerando a loja do Linux Mint, que é a recomendação de muitos para novatos, até que o openSUSE não faz tão feio. E os YMPs são bem familiares, sendo nada mais do que Next, Install e Finish
Finalizando esse tópico gigantesco, espero que finalmente possa ter mostrado como o openSUSE é uma excelente alternativa ao Windows 7 e que me curou de ser um SDA antes mesmo do grupo existir. Não que esse seja o propósito do openSUSE. Mas que como objetivo ser a distribuição Linux mais fácil para qualquer um obter e usar; Alavancar colaboração código aberto para tornar o openSUSE a distribuição Linux mais usada no mundo e prover experiência desktop para tanto novos usuários e usuários experientes; Simplificar dramaticamente e abrir o desenvolvimento e processos de empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma de escolha para desenvolvedores Linux e distribuidores de software, vocês não acham que ele não seria um boa opção aos usuários de Windows 7 não só por trazer uma boa experiência KDE Plasma mas também por esses outros motivos? Quero ouvir de vocês agora.