Conheça a diferença entre os comandos apt update, upgrade e dist-upgrade. Qual o resultado da aplicação deles em seu sistema?
E o full upgrade? É a junção desses 3?
O “apt full-upgrade” tem função muito similar ao “dist-upgrade”, mas seu uso recomendado é um pouco mais específico. Como o full-upgrade pode remover pacotes mais agressivamente, ele geralmente deve ser utilizado quando existe a intenção de “subir” de versão em um sistema operacional que permita essa operação.
Obrigado pela explicação, eu estava usando um comando para atualizar tudo sempre:
sudo apt update -y && sudo apt upgrade -y && sudo apt dist-upgrade -y && sudo apt full upgrade -y
Depois disso dava um reboot
E depois do boot usava:
Sudo apt clean -y && sudo apt autoclean -y && sudo apt autoremove -y
Não é realmente necessário concatenar todos estes comandos, apenas um upgrade ou dist-upgrade é mais do que o suficiente para manter seu sistema atualizado.
Uma dúvida que acho que desde sempre me chamou a atenção.
Faz sentido usar algo tipo:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Ou
sudo apt update && sudo apt upgrade && sudo apt dist-upgrade
Ou ainda
sudo apt update && sudo apt upgrade && sudo apt dist-upgrade && sudo apt auto-remove
Assim mesmo, tudo de uma vez só.
Excelente pergunta! Quando eu usava o Ubuntu e distros com o apt, eu não sentia segurança em usar todos os comandos juntos d’uma vez. Eu sempre preferi, ler a saída de cada comando antes de ir para um próximo.
Mas, em geral, acredito que esta questão vai depender de cada perfil de usuário e tipo de computadores, talvez por isso o apt tem esta habilidade de executar todos estes comandos ao mesmo tempo.
Olá @Joao_Damasceno tudo beleza contigo?
Lendo a documentação (ou o post) você vai observar que não é a melhor prática utilizar estes comandos dessa forma.
A linha que eu costumo utilizar para manter meu Debian SID atualizado é um pouco mais simples.
sudo apt update; sudo apt upgrade -V --autoremove
Em uma situação normal, não é necessário nada mais que isso para manter seu sistema atualizado.
Eu geralmente não concateno comandos com && porque uso o fish e ele é meio chato com isso.
Minha dica é: usem as lojas para manterem suas distros atualizadas e caso queiram utilizar o terminal, mantenham as coisas simples.
Está inseguro sobre um comando? Ler o man ou pesquisar na web são os melhores caminhos.
Se ainda não resolver, lance sua dúvida aqui no fórum.
Mais posts com informações úteis sobre APT:
Poxa, muitíssimo obrigado. Adoro esse tipo de resposta, longa, rica, que apara todas as arestas.
Sobre o apt auto-remove eu soube que seria mais “prudente” que se utilize somente quando o próprio sistema sugere e não de forma “corrente, via de regra”.
Apensar da minha postagem, o que de fato utilizo via de regra é: sudo apt update && sudo apt upgrade
Observação:
- Vou ficar de olho nessa questão do “&&”
Achei interessante.
Quais operações será que o update-manager do Ubuntu faz?