Qual a configuração escolher para meu caso?

Oi a todos.

Meu uso: navegar pela internet. Uso muitas abas ao mesmo tempo. Renderizar umas coisas amadoras no Blender. Assistir vídeos em 1080p no Youtube.

Já tenho: 1 memória RAM 8 GB DDR4 2400 MHz e 2 monitores Full HD.

Então comecei a procurar tudo para que consiga atender com o menor valor possível.

Então ficou naquela: vídeo integrado ou não?

Então surgiram as dúvidas em relação a vídeo integrado vs vídeo onboard:

Tive dúvidas também sobre o I7 1700X vs o I5-10500:

Por fim, fiquei em dúvida sobre a qualidade das placas de modelo AsRock:

OBS: Os tópicos foram concentrados para organizar mais. Podem responder aqui.

Valeu a todos !

1 curtida

Resumindo tudo estou entre as configurações:

Configurações (a montar)

Componentes fixos (ambas as configurações)

→ Configuração 1

→ Configuração 2

image

image

Computador já pronto (Dell)

image

O que acham? O Dell eu coloquei pela garantia e por achar que a qualidade do hardware é melhor( não sei se isso é verdade).

Obrigado a todos. Valeu!

Fuja! Pre built da Dell é uma M, o próprio Tech Jesus, vulgo Gamer Nexus já fez uns vídeos falando sobre: Worse Than Walmart: Dell G5 5000 PC’s Garbage Parts & Hidden Charges - YouTube

Eu pegaria a seguinte config:

  • i5 11400 (ou 10400);
  • B560;
  • 2 x 4gb ou 2x 8gb;

Single channel é furada e uma Z590 para um i5, ainda mais non K, é jogar dinheiro na lixeira.

2 curtidas

O grande problema é que o meu monitor tem HDMI e Display port e são dois. Aí procurei uma 1HDMI e outra DP nas palcas-mãe.

Também achei muita palca para esse I5, mas não tem opções.

Saquei. Mas no caso ele fala da série Gamer. Esse aí é de uma série profissional empresarial. Achei que fosse mais cuidadoso no hardware, não?

Valeu mesmo @JG22

1 curtida

Se for possível, busque então pela RX 550 então, pois a GT 710 deve ter alguns problemas de driver no Linux, pois estará limitada ao driver legacy (no windows também, visto que a própria Nvidia anunciou recentemente que irá cortar o driver support das Keplers, vulgo série 700).

1 curtida

Fechei a compra nesta configuração mesmo:

]

Sei que não é a melhor escolha, mas diante do requisitos que desejo é a que se encaixa com o menor preço.

Surgiu apenas uma dúvida:

Esse adaptador Wifi te uma boa qualidade de recepção?

Nunca tive problemas com produtos da tp-Link no Linux, mas acho que vale a pena pesquisar internet a fora para ver relatado de mais usuários. E tu deu mole. Z590 tu gastou dinheiro a toa, que tu podia ter investido num segundo módulo de memória… Em fim, o dinheiro é seu, não meu :v

1 curtida

@JG22 ,eu peguei essa placa superdimensionada pelo fato de precisar de 2 portas (1 HDMI e outra DP). Não encontrei placa inferior com esses requisitos.

Se souber onde tem, posso pedir para cancelar a compra. Obrigado.

@JG22 Achei uma que apareceu!!! Acho que alguém desistiu. É esta aqui:

Outra dúvida. Eu tenho uma memória RAM DDR4 2400 MHz. Comprei uma DDR4 3200 MHz. Será que as duas funcionam? Estava pensando em comprar outra de 3200 MHz na Black friday.

Valeu pela ajuda, cara. Você me incentivou a continuar buscando.

Como eu disse anteriormente, as duas vão operar a 2400mhz para trabalhar 1 para 1.

1 curtida

Obrigado @JG22 e a todos os outros que ajudaram nos outros posts. Foram muito valiosas as dicas de vocês.

Foi mal aí pelas perguntas de leigo. É que faz tempo que não leio sobre hardware e me perdi.

Podem fechar o tópico.

Troque o i5 11400 pelo i5 10400 + B460 ou H410 se quiser economizar (a diferença é muito pouca, vale mais a B460).

A diferença de performance não é muito grande, você economiza na mobo e pode alocar recursos para uma GPU por exemplo mais pra frente.

E por favor, obrigatoriamente compre um SSD, nem que seja um menor só para instalar o sistema operacional.

1 curtida

Eu tenho um HD velho aqui de 320GB ( eu acho que ele vai fazer 12 anos) mas ainda funciona direito. Vou usar ele e depois, na black friday vou olhar um SSD. O problema para mim é que não gosto de duas unidades então teria que comprar um SSD de 1 TB.

Por enquanto vou ter que me virar com o HD de 320GB.

Colocando a home separada e fazendo o particionamento corretamente, vc nem sente que tá com duas unidades…

2 curtidas

Saquei, mas eu não fico abrindo muito programa. Geralmente eu abro e salvo muito arquivo. Copio muito arquivo. Então para mim não terá um impacto relevante, deixando os arquivos em um HD.

Eu não chego a desligar o PC, apenas suspendo. Então esse “não gostar de duas unidades” é um luxo que eu acho que posso ter. Quem sabe um SSD NVMe de 1 TB no final do ano nõa chega a R$ 650,00. Aí fica mais acessível.

Estava também pensando na possibilidade de arriscar nesses SSDs chineses, mas só se fosse pra uns de no máximo 500 GB, como esse, por exemplo:

Para gravar arquivos mais comuns, a diferença na velocidade de escrita/leitura entre SSDs e HDDs é irrisória; ou seja, mesmo ao renderizar um vídeo, na hora de salvar em disco vc nem sente a diferença
O que me parece relevante nesse caso é o uso de swap e salvar jogos - aí acho que faria diferença sim (faz no meu caso, que deixei a swap no HDD). Como o teu de 320 é velhinho (vc não disse se é 5400 ou 7200 rpm), citando o Mestre Yoda, “muito ele não durará antes de bad block dar”. Aí essa ideia de usar um SSD de 500 GB ou 1 TB parece fazer sentido… ou uma combinação entre um NVMe de 120 GB pro(s) sistema(s) e um SSD SATA pros seus dados, de repente aí vc consegue uma economia interessante

1 curtida

Esse velhinho está guardado há muito tempo. Ele não foi muito usado. Creio que foram 3 anos de uso com ele. Ainda que ainda dá para o gasto.

A ideia de ter um SSD para fazer swap também é algo que eu estava pensando há tempo. Eu gosto de muita RAM ( deixo tudo aberto, fica uma zona que eu me identifico).

Eu acredito que com um SSD NMVe, o uso da SWAP seria algo com uma experiência totalmente diferente, fazendo com que virtualmente eu possa ter, digamos, 64 GB de RAM.

Não sei se estou falando besteira…

1 curtida

Sim e não… Não, o NVMe é consideravelmente mais rápido que um SSD SATA, mas ainda é mais lento que a RAM
Sim, a velocidade de um NVMe é tal que vc nem sente a diferença

Olha esse vídeo que dá pra entender do que estou falando:

1 curtida

Eu vi um comparativo. Realmente vai ser difícil um SSD chegar perto de uma RAM. Mas considerando que “não dá para morrer” quando o sistema faz SWAP em HDD, seria muito mais suave fazendo SWAP para um SSD.

Por sinal, alguém já chegou a usar um deses SSDs chineses?

1 curtida

Olha nesse mesmo canal, ele testa alguns desses SSD Wejinto. Como gato escaldado tem medo de salsicha (ops, pera), eu comprei o meu da WD e nada tenho a reclamar…

1 curtida