Qual a configuração escolher para meu caso?

Não entendo esse desgosto por mais de uma unidade, na prática não faz diferença, são apenas outros diretórios no seu computador.

Agora a qualidade de vida ganha com SSD não tem como, usar HD como principal hoje em dia não se justifica, pois os SSD baratearam muito (para armazenamento bruto, HD ainda é melhor pelo preço). Depois que usar, você vai se perguntar onde estava sua vida antes disso. Tudo fica melhor, os sistemas parecem mais leves, tudo abre rapidinho, você liga o computador e em segundos já está interagindo. Até mesmo coisas básicas como navegar na internet fica mais rápido, visto que carregar páginas é basicamente baixá-las no disco para visualizar e com o SSD isso ocorre mais instantaneamente, pelo ganho de paralelismo no tráfego de dados.

1 curtida

Entendo. Imagino como seja o ganho de tempo usando SSD. Entretanto, no meu caso, ainda dá para esperar bastante. Eu nunca senti falta de algo mais rápido, a não ser na SWAP.

Final do ano eu penso em comprar um SSD (se o preço contribuir) caso contrário fico com HDD mesmo pois não me impacta tanto. Como disse, nem desligo o computador, apenas suspendo. Deixo tudo que preciso aberto e fica por uma semana no mínimo.

Meu uso é bem específico, talvez por isso que eu não sinta tanta falta assim.

Como falei, a questão não é meramente de tempo para ligar e desligar e sim a responsividade de todo o sistema. Coisas básicas como abrir um programa, digitar um texto, navegar na internet, melhoraram drasticamente. Tanto que se você pegar um computador antigo e colocar um SSD nele, vai parecer que você fez um upgrade nele, trocou de processador ou coisa do tipo.

1 curtida

Estou ciente disso, @nando3d . Mas como já expliquei: eu conheço meu uso e sei que no momento não irá me agregar valor, a menos que eu pegue um de 500 GB ou 1 TB.

Eu tenho bastantes arquivos e eles são pesados. Uso também algumas máquinas virtuais. Isso teria que ficar fora de um SSD, o que para mim não faria sentido, já que teria velocidade de maneira parcial.

O que recomendo:
→ Um i5 (recomendo o que o @anon8037863 falou: i5 10400 com 6/12 núcleos fica :ok_hand:);
→ Placa de vídeo vc pode colocar dps, conforme precisar;
→ Placa mãe Asus, a Asrock é subsidiária com modelos mais simples; @anon8037863 tbm recomendou uma boa: B460;
→ 8~16GB de RAM (Dual channel no mínimo);
→ SSD Nvme de 256gb + HD de 500GB (pode aumentar para 1TB se precisar);
→ Sistema operacional à sua escolha.

2 curtidas

Só para fins didáticos: o nvme é mais rápido que o sata pois foi pensado para SSD’s, enquanto o sata é da “era” dos HDD’s, mesmo com a última (e antiga) revisão sata 3, pega mais ou menos uns 550mb/s de velocidade, enquanto o Nvme pode chegar ate 7gb/s, isso no padrão pci 4.0.

Sources:

https://www.kingston.com/br/solutions/pc-performance/nvme-vs-sata

3 curtidas

12gb não é dual channel, pois um pente será de 8gb e outro de 4gb.

Dá uma lida nos dois últimos comentários:
https://forum.adrenaline.com.br/threads/memoria-ram-4gb-8gb-roda-em-dual-channel.612206/

Source: Intel Support

2 curtidas

Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando sobre a configuração. Eu comprei esse gabinete:

Mas depois vi que ele não tem USB Type C. Vi uns vídeos na internet mas ainda fico em dúvida: será que dá para adicionar algum hub para USB TypeC nele?

Os gabinetes antigos, lembro que tinha “baias” esse parece não ter…

1 curtida

Tu pode instalar uma placa tipo esta, mas se tu quiser conectar um dispositivo USB type C to Type A para plugar nele, dá. Só não terá a velocidade totalm visto que, na teoria, USB Type C, sem ser o Thunderbolt, opera numa velocidade um pouco mais rapido

1 curtida

Qual o nome dessa placa?

Outra coisa, qual o nome (o que conseguimos encontrar no mercado local) dessa peça:

Em Inglês é M2 Key… Não encontrei algo parecido para vender no mercado local.

Isso dai é uma placa wireless que vai no slot m.2 (não lembro qual m.2 especifico). Não acho que valha a pena num desktop. Pegaria um adaptador USB ou cabeado mesmo.

2 curtidas

Entendi. É que o meu computador antigo tinha um módulo desses WIFI e Bluetooth com antena interna. Eu estava pesquisando e comprar os dois separados não sei se é vantagem.

Aí achei esse aqui que dizem ser da Intel ( o mesmo que vende no site da Dell, na configuração de computadores)

Só fico em dúvida se é original.

Meme ocultado para não ficar off-topic

image

Agora falando sério: eu não arriscaria. Para o uso do dia a dia, um dongle usb seria mais fácil.

Exemplos:

1 curtida

Esses dongles são bons para notebooks, mas para PC pecam um pouco na velocidade/alcance.

Eu prefiro os PCI, esse aqui eu comprei para a minha esposa, já que o PC fica no quarto e era meio inviável passar cabo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1760292065-adaptador-wifi-pci-express-dual-band-ac1200-archer-t4e-_JM

2 curtidas

Pena que não tem bluetooth. Atualmente tenho um monte de coisa bluetooth. Acho que vou arriscar nesse mesmo:

Eu procurei por muito canto, considerei as opções e os resultados foram:

  1. Ou eu compro esse do Aliexpress

  2. Ou eu compro o adaptador wifi com bluetooth separados → Muito mais caro.

O bluetooth dá de boa usar via adaptador usb. O wi-fi segue a dica do @anon8037863 mesmo. Se tu ganha dinheiro com o seu PC, é importante investir em peça boa, não ripoff chines…

2 curtidas

Hoje acordei com uma preocupação: esse gabinete tem vidro temperado. Alguém já comprou um ? Chegou inteiro em casa?

Estava vendo uns vídeos no Youtube com o pessoal abrindo a caixa e encontrando o vidro todo quebrado…

Agora é loteria.

1 curtida

Já vi muitos reclamarem mesmo, parece que ele é bem frágil…
Qualquer coisa usa sem vidro, coloca uns enfeites pra disfarçar e fica lindo :heart_eyes:

1 curtida
Off-topic

Colocar fita rgb pra dar mais fps…

2 curtidas

Eu fiquei preocupado pelo motivo do transporte e pelo motivo dele vir a trincar no futuro, sei lá, por mudança de temperatura ou alguma falha na formação do vidro.

Depois que me dei conta. Não gosto desses gabinetes gamers. Esse pareceu o mais discreto.

1 curtida