Quais serviços do Ubuntu 19.10 posso desativar?

Em outro tópico (Ubuntu muito lento e com desempenho muito ruim) eu mencionei alguns problemas que estou tendo com o Ubuntu.

Recentemente eu desativei alguns serviços que iniciam com o Ubuntu; bluetooth, networkmanager-wait-online, openvpn e modemmanager. O ubuntu passou a iniciar em 1.58seg antes eram em 2. 48seg. Creio que isso ainda pode melhorar, então gostaria de saber se algum desses serviços eu posso desativar sem riscos:

58.592s plymouth-quit-wait.service
37.690s udisks2.service
32.573s snapd.service
27.534s networkd-dispatcher.service
26.406s dev-sda3.device
20.749s accounts-daemon.service
15.229s NetworkManager.service

Caso necessite de um boot extremamente rápido (assim como eu), em vez de desligar o computador, coloque-o em suspender para a RAM.

Não vai demorar nem os 5 a 15 segundos de inicialização do firmware do computador. Vc aperta o botão e em 2 segundos já está pronto pra usar. O consumo de energia será ínfimo. Faço isso também no meu “media center” que fica na sala, então é muito rápido para ligar a TV, notebook, e começar a ouvir música.

Olá.
A ideia é boa, mas que quero mesmo e otimizar o ubuntu em relação a essa lentidão “nativa” que ele tem.

Entendo que esteja tentando tirar o máximo de proveito do sistema.

Porém eu, no meu pragmatismo, digo que não vale a pena gastar uma hora (3600 segundos) para diminuir 1 segundo no boot. Para esse tempo se pagar considerando 1 inicialização por dia, vai demorar 9 anos, 10 meses e 8 dias. Eu falo isso porque eu já fiz essa luta e meu ganho não foi em tempo de boot, mas sim em aprendizado sobre os serviços. Se for essa sua abordagem, para cada serviço existe muita informação já instalada no computador (man pages) e disponível pelo tradicional garimpo nas buscas.

Digo mais, se você busca o boot supremo, vai passar da otimização dos serviços, para otimização do initramfs e por fim compilar seu próprio kernel otimizado para o hardware da sua máquina. Quando achar que está otimizado, vão te contar que você pode compilar seu próprio pacote com opções específicas para sua arquitetura de processador! Você piscar o olho já estará com o Gentoo instalado HEHEHE Uma hora terá passado para você mas para o resto da humanidade você ficou um mês desaparecido.

4 curtidas

Aviso: caso você faça o upgrade para o Ubuntu 20.04, essas suas configurações provavelmente serão sobrescritas.

A questão não está relacionado somente ao boot, mas a diversos problemas de lentidão que existem no Ubuntu conforme mencionei em outro tópico. Melhorar o carregamento é só uma delas.

Sim. Por isso tenho anotado tudo o que fiz para caso precise (e creio que sim) refazer. Pois não estou botando fé que a versão 20.04 vai estar rápida, mas tão lenta ou mais do que a 19.x.

Oi garoto,

vc pode desativar vários serviços, mas tem que saber se vai utilizar eles ou não…

No momento estou sem acesso ao gnome.
mas pelo

systemctl --user list-unit-files --state static

terá a opção de desativar os serviços que são carregados na sessão do usuário
serviços como

para desativar é só mascarar

systemctl --user mask serviço

fazendo uma pesquisa na internet são estes os serviços a princípio, pode ter mais …depois eu vejo
at-spi-dbus-bus.service
colord-session.service
gpg-agent.service
gsd-color.service
gsd-datetime.service
gsd-housekeeping.service
gsd-media-keys.service
gsd-power.service
gsd-sharing.service
tracker-extract.service
tracker-miner-fs.service
tracker-miner-rss.service
tracker-store.service
tracker-writeback.service
bluetooth.target
gsd-color.target
gsd-datetime.target
gsd-housekeeping.target
gsd-media-keys.target
gsd-power.target
gsd-sharing.target

quer saber o que fazem os serviços…
veja em

1 curtida