Ubuntu muito lento e com desempenho muito ruim

Boa tarde.

Utilizo Linux somente para trabalho (desenvolvimento php e wordpress) a máquina tem a seguinte configuração: FX4300, 8GB DDR3, GTX 550TI e 2x 500GB Sata3. Utilizo Elementary OS 4 e tem um desempenho incrível, mas o Ubuntu é sofrível, lento e cheio de delays etc. Instalei primeiramente o 18.04 e encontrei vários problemas de desempenho, então resolvi mudar para 19.04 e agora 19.10 (todos testados com driver nvidia proprietário e driver opensource), e praticamente os mesmos problemas; boot demorado, programas demoram para abrir(alguns quase 1 min), alto consumo de cpu, memória ao ligar já consome 1.2GB, alterar o volume pelo teclado tem um delay de 3 segundos, ao digitar tem um delay de 2seg para que o primeiro caracter apareça seja no browser, openoffice e até mesmo no terminal, central de aplicativos as vezes também fica lenta, se tento abrir mais de um programa ao mesmo tempo demora mais ainda, se copio arquivos entre discos ou hd externo praticamente não se consegue fazer mais nada, entre outros. No Elementary nada disso acontece.

Para certificar que não é problema no PC eu instalei Deepin 15.11, Mint 19.2, Elementary 5 e 5.1, Debian 9, Centos 7, Kubuntu 18.04 (driver nvidia proprietário e opensource)e até mesmo o Windows 10. Resultado: Todos funcionaram perfeitamente, sem travamentos, sem lentidão, executando várias coisas ao mesmo tempo, ou seja, nenhum problema. Exceto o Kubuntu que teve alguns problemas parecidos com o Ubuntu.

Alguém tem passado por problemas desse tipo com o Ubuntu? Tem algo que pode ser feito para resolver?

1 curtida

Dá uma olhada no meu pós instalação do Ubuntu, na parte de otimizações de desempenho.

1 curtida

Obrigado. Vou dar uma lida com mais calma mais tarde, será que posso seguir esses passos no 19.10?

Boa parte sim. (20chars)

Continuo na saga de descobrir o motivo da lentidão do ubuntu, conforme tenho tempo vou pesquisando a respeito.

O problema do delay ao digitar e aumentar/diminuir o volume via teclado eu consegui resolver com uma dica que encontrei no forum do ubuntu. Caso outras pessoas tenham o mesmo problema fica ai a dica que funciona no Ubuntu 18.04, 19.04 e 19.10.

Basta acessar o arquivo /usr/share/X11/xkb/symbols/br e comentar a linha modifier_map Mod3 { Scroll_Lock };

Amigo, eu tenho uma maquina dessa, unica coisa que ela tem de diferente é o hd, uso um ssd de 120 é ela é rápida, experimente fazer isso ou coloque o linux mint por persistência num pendrive sandisk ou Kingston e experimente bootar por ele, veja temperatura do processador e saída de voltagem da fonte e veja também se o plugue de alimentação da placa de video esta conectado, sorte ai

Olá.

Então, eu pensei em instalar o ubuntu em um ssd, mas isso seria “tapar o sol com peneira” pois várias distros e até win10 rodam sem nenhum problema, somente o Ubuntu esta sendo problemático. Então não faz sentido usar ssd sabendo que o hd sata não é o problema da lentidão. Eu imagino que o problema seja o gnome ou até mesmo o fato da placa de vídeo ser nvidia. Neste final de semana eu instalei nessa máquina o Lubuntu 19.4 e Xubuntu 19.10 rodaram de boa, logicamente por ter uma interface bem mais leve do que o gnome.

Boa tarde Pedro.
Tem um vídeo do Dio que pode te ajudar a dar uma otimizada no seu ubuntu
YoutubeDiolinux