O quê vocês querem ver no Blog Diolinux?

Uma seção sobre otimização de desempenho em diferentes distribuições.

4 Curtidas

Como instalar corretamente as piores coisas do Linux: Drivers NVIDIA :cry:

1 Curtida

@D3N1S Um artigo sobre o Index já está na nossa lista, assim que possível o testaremos, e caso valha a pena escreveremos sobre ele.

@kalebesouza Um artigo sobre particionamento manual já está na lista, e será feito assim que possível. Valeu pela dica!

@swatquest Também acho essa uma boa ideia. Como todos aqui já devem saber, o foco do Diolinux é Linux, e até onde sei, continuará sendo. Todavia, artigos esporádicos sobre temas relacionados a tecnologias (inclusive Windows) e não a Linux serão feitos!

@doretox Acredito que configurações de personalização e temas ficam muito melhor em vídeos, e já existem vários no canal Diolinux no You Tube sobre esse tema. Todavia, trazer artigos sobre novidades/modificações em temas populares me parece ser uma boa ideia.

@Nasatto A ideia de criar conteúdos sobre como gerir pacotes e atualizações em sistemas/bases diferentes é sim muito boa, inclusive já tem algum tempo que tenho pensado em criar esse tipo de conteúdo. Então, na medida do possível irei criar artigos sobre o assunto. Não sei quanto a ideia escolher uma distro por mes, ou por semana, mas a ideia de conteúdo é realmente boa.

@IBF Acho que não necessáriamente no formato de uma sessão ou categoria, mas artigos sobre isso são mesmo uma boa ideia. Você tem sugestões mais específicas sobre quais seriam algumas boas dicas de otimização de desempenho?

@FranciscoMaia Já temos um artigo bem completo sobre drivers Nvidia no Ubuntu, mas é mesmo uma ideia excelente criar mais artigos sobre tais drivers em outras bases que não sejam Debian/Ubuntu.

3 Curtidas

Algumas modestas sugestões:

  • Processos que podem ser desabilitados para diminuir o consumo de RAM (de acordo com cada distro);

  • Melhores programas para aumentar o desempenho da bateria em notebooks (TLP, Slimbook Baterry 3 etc), e qual o mais indicado para cada distro;

  • Melhores configurações para aumentar a velocidade (com e sem sacrifício de efeitos gráficos e demais “firulas” que já vêm habilitadas no sistema);

  • O que não se deve fazer (ou instalar) quando o objetivo é aumentar a velocidade e leveza do sistema e reduzir o consumo de RAM;

  • Trazer novas informações sobre programas antigamente utilizados com essa finalidade (tais como zRAM, Preload, Prelink etc.). Se ainda são úteis, ou não, e em quais circunstâncias ainda são indicados.

Penso o mesmo, eles podem explicar para que serve os serviços que iniciam e deixem de acordo com a vontade do usuário de desabilitar ou não.

Uso o mint e tem alguns óbvios como “mint welcome” que eu desabilito, agora tem uns não tão óbvios como o “AT-SPI D-Bus Bus” que pelo o que eu pesquisei é um serviço de acessibilidade e que portanto eu desativo.

mesagem copiada:Quais serviços do Ubuntu 19.10 posso desativar?

Oi garoto,

vc pode desativar vários serviços no gnome, mas tem que saber se vai utilizar eles ou não…

No momento estou sem acesso ao gnome.
mas pelo

systemctl --user list-unit-files --state static

terá a opção de desativar os serviços que são carregados na sessão do usuário
serviços como

para desativar é só mascarar

systemctl --user mask serviço

fazendo uma pesquisa na internet são estes os serviços a princípio, pode ter mais …depois eu vejo
at-spi-dbus-bus.service
colord-session.service
gpg-agent.service
gsd-color.service
gsd-datetime.service
gsd-housekeeping.service
gsd-media-keys.service
gsd-power.service
gsd-sharing.service
tracker-extract.service
tracker-miner-fs.service
tracker-miner-rss.service
tracker-store.service
tracker-writeback.service
bluetooth.target
gsd-color.target
gsd-datetime.target
gsd-housekeeping.target
gsd-media-keys.target
gsd-power.target
gsd-sharing.target

quer saber o que fazem os serviços…
veja em

GitLab

plugins · master · GNOME / gnome-settings-daemon

at-spi-dbus-bus.service – Accessibility services bus

Me conte mais sobre isso, fiquei curioso o quanto vc sabe da qualificação de cada editor do blog !!!

3 Curtidas

Detalhe que sempre ouço falar em MVP mas nunca tinha tentado entender o que se trata, pensava que era algo como MCP, MCSE, MCSA… mas MVP é basicamente alguém que é reconhecido por transmitir conhecimento, independentemente de nível, ou seja, posso ser reconhecido por ter um canal e falar sobre coisas basicas, não necessáriamente ter um conhecimento avançado na plataforma.

Fonte: Microsoft MVP Overview
Vídeo no Youtube falando sobre Como ser um MVP

Lembro que quando tirei as minhas certificações, me tornando MCSA (Microsoft Certified Systems Administrator), ficávamos disputando para ver quem chegaria a MCSE primeiro, pois é era um título elevado na época.

Parece que agora engrandecem mais os títulos virtuais, quem influencia :roll_eyes:

4 Curtidas

Pensei a mesma coisa viu kkkkk se for isso posso por como “certificado” as simulações q tenho da Cisco e da MS que fiz na faculdade kkkk

1 Curtida

Eu sou novo aqui e gostaria de mais informação de uma ferramenta em vídeo conferencia do linux bigbluebutton que não tem muito conteúdo em nosso idioma na parte de configuração

2 Curtidas

O Blog foca muito em notícias do mundo Linux e tecnologias Open Source, o que é ótimo, mas acredito que deveria haver também mais tutorias, inclusive com uma aba específica para isso.

Tu quer dizer tutoriais não relacionados a Linux e Open Source?

Aliás, esse é um dos motivos pelos quais eu criei esse tópico. Você quer mais tutoriais, beleza, mas que tutoriais? Tutoriais sobre o quê exatamente?

É muito mais fácil entregar o conteúdo que as pessoas querem quando sabemos o quê as pessoas querem, por isso é importante que sejam mais específicos ao darem as suas sugestões. :slight_smile:

3 Curtidas

Um artigo especificando quais os principais Motores de Browsers de Internet e aonde eles estão presentes.

Um artigo ‘Um mundo chamado GRUB’, sobre quais as ferramentas e o que se pode fazer com esse motorzinho :sweat_smile:

Me refiro a tutoriais sobre Linux e Open Source mesmo.
Ex.: como instalar ou remover algum programa, fazer alguma configuração no sistema, como personalizar algo, resolver algum erro comum, primeiros passos no “Linux”, etc.
Isso com foco em quem está iniciando ou querendo iniciar no “Sistema”.
Sei que há uma enxurrada de tutoriais desse tipo pela Internet mas, para muitos que, assim como eu, vieram para o mundo Open Source através do Diolinux, seria bem mais fácil e CONFIÁVEL acharmos esse conteúdo dentro do próprio Blog.
Transmite mais segurança contar com uma equipe que dificilmente vai ensinar o novo usuário a sair instalando, desinstalando, configurando ou desconfigurando qualquer coisa que possa quebrar o sistema ou algo do tipo; o que pode causar até uma frustração ou mesmo o abandono do Linux, como ocorreu comigo várias vezes por seguir alguns desses tutoriais por aí.

1 Curtida

Ouvi dizer que o Dio vai criar o Blog Diowindows :joy: :joy:

Dicas de temas para as interfaces.

Sei que isso pode envolver um garimpo grande, mas as vezes há respostas dadas pelos participantes aqui, que poderiam ser criadas matérias para o blog sobre elas.

Um exemplo de tópico recente que acho que valeria a pena criar um artigo:
https://plus.diolinux.com.br/t/dica-conserto-virtualbox-6-com-temas-escuros/

3 Curtidas

Tutorial de personalização, n só de uma interface, mas das mais usadas
posta um por semana q rende mais