Boa tarde pessoal, eu sou desenvolvedor. e tive a idéia de montar computadores populares a baixo custo.
para ajudar pessoas que, mais que nunca precisam de um computador minimamente utilizável.
dar uma força para que o linux chegue na população carente
pra isso eu preciso de um sistema que basta que seja leve. bem leve tenha uma interface intuitiva e possivelmente seja brasileiro. sobre especificações de hardware. bem. não tenho nada específico. pense em um computador que as pessoas jogam fora e que linux pode reviver. quero fazer algo bem feito pela reputação do mundo linux.
Primeiramente, parabéns pela atitude!!! Se precisar de qualquer ajuda técnica é só falar que a gente tenta ajudar.
Sobre a distro, acho que esse tópico pode te ajudar:
O LXDE, interface utilizada pelo Lubuntu que é distribuição base desse projeto, é uma das interfaces tradicionais mais leves que existem. O próprio desenvolvedor que criou essa remasterização disse que já instalou o sistemas em máquinas de pregões bem simples.
já vi muito Lubuntu em computadores de bibliotecas publicas e etc. sei que é um ótimo sistema infelizmente mal aproveitado por quem não entende do assunto.
qual seria o diferencial do WinuniX pro Lubuntu?
a proposito não é minha intenção fazer nada parecido com windows. quero mostrar que linux pode ser mais intuitivo. faz parte da proposta
Ah sim, entendi. Então acho que o WinuiX não é muito indicado mesmo. Ele é mais uma customização do Lubuntu com algumas adições (descritas no tópico pelo autor), justamente para ficar parecido com o Win e assim facilitar a transição de pessoas que estão muito habituadas com ele.
Uma outra opção pode ser o DuZeRu: Inicio | DuZeru
É baseado no XFCE, totalmente brasileiro e é feito do zero (Rá!).
Não mesmo!
DuZeru usa como base o Debian Stable, o que foi realmente criado pelos mantenedores, foi o visual do Painel de Controle, além de algumas poucas outras coisas.
Creio que vai rodar bem sim, @Walter_Melo. Tem muita gente aqui no fórum com máquinas bem simples e que rodam sistemas parecidos sem problemas. Não tem como dar uma certeza, até porque mesmo máquinas mais novas tem problemas por causa de um chipzinho, mas fora isso a performance deve ficar bem aceitável.
@Daigo, o que eu quis dizer é que é um projeto muito mais robusto que o WinuniX. Por exemplo, eles têm uma arte/design próprio, documentação, … E pra não perder a piada! hahah.
Na própria seção “sobre” do site tem:
O nome já sugestivo, surgiu da junção de “do zero”, …
@rasolar a idéia de Distro brasileira é pra fechar possivelmente uma parceria no futuro.
a propósito. fazer isso do Microsoft Fonts não pode a Microsoft acusar algo?
gostei muito da dica do VLC e dos pacotes. e bem. estou bem ligado sobre os ambientes. ja usei Bodhi, Puppy, e dos ligthweigths o meu favorito foi o Xubuntu. e eventualmente o Manjaro, agora estou de PopOs
Para poder fazer parcerias e ajudar a promover um projeto nacional, que “hoje” é minúsculo, mas com a devida divulgação, entrada de mais colaboradores, pode se tornar algo grande e de relevância.
“Há, mas essas remasters não tem nada de novidade, apenas trocam os programas da base original, wallpapers e tema de ícones”.
Tenho plena certeza disso! Até porq a minha remaster, q mencionei antes, é exatamente assim.
Mas deixe-me contar: Tanto Ubuntu, quanto Mint e Deepin também eram assim quando começaram, mas como começaram a ganhar não só usuários, como surgiram interessados em colaborar, os projetos foram ganhando identidade própria.
Eu mesmo estou elaborando uma versão Beta do TigerOS 20.04 (ou nesse caso, 20.06), para um lançamento simples, para atrair interessados.
Minha remaster inicia com seus 350mb, com os programas certos, como vc mesmo mencionou, ficará ótimo nessas máquinas.
Existe também o Regata Os ele não é tão leve como o DuZeru ou o TigerOS por conta que suas interfaces padrões é o xcfe mas é a que eu mais vejo potencial entre as distros brasileira.
Requisitos minimos do site:
Processador dual core de 2 GHz (64-bits) ou melhor
Ah, entendi, é que eu não sabia o quão grande e “oficial” era o projeto (por “oficial”, quero dizer que é algo que tem o potencial de se transformar em algo mais sério, que inclusive possa envolver a criação de uma empresa ou organização registrada). Pensei que você era um usuário iniciante que estava achando que somente as distribuições brasileiras trariam tradução para o português do Brasil.
Sim, pode, mas é como eu disse, eu não sabia o quão “oficial” era o seu projeto. Imaginei que fosse algo mais de bairro, mas como é algo que pode crescer, é bom procurar os meios legais de instalar ao menos as fontes mais usadas do Microsoft Windows, como a Arial e Times New Roman. Já vi revista científica exigindo que o artigo fosse escrito na fonte Cambria.
Oi pessoal, desculpe a demora pra responder. o curso estava tomando todo o meu tempo. muito obrigado pelas sugestões. estou experimentando novas distros aqui na minha própria maquina. olha. o Zorin OS Lite. seria meu principal candidato. mesmo não sendo nacional
achei ele super moderno, leve. ambiente XFCE e facilmente customizável pra quem esta acostumado com Windows, Mac ou acostumado com Gnome Shell. que é meu caso.
virou minha nova distro favorita se tiver algo parecido e nacional vai ser minha opção com certeza
Já tinha visto falar no Devuan. Mas seria interessante msm a própria Canonical desenvolver um Ubuntu baseado em Devuan, ou um Ubuntu baseado em Alpine.
Digo isso por causa da compatibilidade de pacotes e quantidade de apps mantidos no repositório, e do tempo de atualização dos pacotes estáveis serem disponíveis em menor tempo.
Mas poderia ser A System76, o pessoal do Mint, do Zorin… Das distros mais usadas.