Qual distro me recomendaria para PC fraco?

Eu tenho um Positivo Mobo m970, que possui as seguintes configurações:

CPU 1.2GHz
512MB RAM
HD 60GB

É uma máquina muito fraca e que roda windows XP. Dá até pena de formatar porque a instalação do Windows Xp tá limpinha ainda. O aparelho tá com o plástico e acredito que nunca foi usado antes. Eu queria encontrar uma distro bem leve, que eu pudesse usar apenas pelo Pendrive, mas nas minhas tentativas obtive diversas falhas. Primeiro testei com o Tails (estou precisando de uma máquina só pra usar o tails por questões de segurança), porém infelizmente o Tails não suporta mais a arquitetura de 32 bits, então recebi uma mensagem de erro. Após isso, eu criei um pendrive com uma imagem do Lubuntu, porém a versão de 32 bits e mais atualizada era do tipo “alternative”, que aparentemente não há como usar sem instalar. Então fui procurar uma versão, que mesmo sendo desatualizada, ainda funcione. Eu encontrei o Lubuntu 32 bits Desktop 16.04. Consegui entrar no menu em que se escolhe o que se quer fazer, porém ao usar a opção de utilizar sem instalar, eu recebo uma mensagem de erro e o computador reinicia. Eu dei uma pesquisada e encontrei um tal de Slax. Quando fui gravar a ISO no pendrive (na verdade é um cartão em um adaptador), o Balena Etcher me deu a seguinte mensagem de erro: “It looks like this is not a bootable image. The image does not appear to contain a partition table, and might not be recognized or bootable by your device”. Eu continuei mesmo assim. Testei e não funcionou. Nenhum sinal de vida dessa ISO. Fui testar na mina máquina pessoal e quando selecionei o pendrive no menu de boot, foi direto para um modo de verificação do Windows (uso o Windows no momento) e terminou a verificação rapidamente. E agora, depois de toda essa enrolação, eu pergunto: O que eu deveria tentar fazer? Já pensei até mesmo em pegar um cartão de 32GB e usar como se fosse o HD (instalar uma distro direto no cartão),porém vou deixar isso apenas para quando eu não encontrar saída, até mesmo porque não sei como fazer isso. E eu sei que realmente o Windows XP é desnecessário, porém ainda vejo sentido em manter-lo, pois ainda é possível ao menos escrever documentos nele. Espero encontrar uma solução.

Luh, tem uma boa discussão sobre esse assunto nesse tópico a seguir. Espero que te ajude.

1 curtida

Qualquer uma da família Puppy Linux rodará perfeitamente bem, muitas inclusive “rodam” em pendrives e cartões de memória:
http://puppylinux.com/family-tree.html
http://www.murga-linux.com/puppy/index.php?f=35
https://debiandog.github.io/doglinux/

Em último caso se nada der certo, tente instalar pelo próprio Windows com essas ferramentas:

http://shinobar.server-on.net/puppy/wary/

Eu estou usando o ubuntu minimal com xfce mas n sei se roda com 512mb

sou suspeito pra falar, estou apaixonado pelo Zorin Lite. mas talvez ele não sirva bem em 512 de RAM.

pra algo assim recomendaria algo com desktop Enligthenment. experimenta o Elive, ou o Bodhi Linux, eles são meio “diferentes” então se esta saindo de um ambiente Windows vai ser bem gritante a diferença na sua experiência de usuário

É uma remaster que já inicia consumindo 400mb de memória Ram, ou seja, apesar de muito boa em vários sentidos, nesse caso, não passa nem perto.

Acredito que Puppy ou Slax sejam os mais recomendados.

1 curtida

teste o Q4os
https://q4os.org/index.html

1 curtida

Eu falei que tem uma boa discussão, na qual já citaram todas essas distros novamente citadas por vocês, inclusive com um monte de testes e resultados apresentados.