“Boa tarde, queridos usuários. Alguém que trabalhe ou seja familiarizado com redes pode me ajudar? É uma pergunta simples. Recentemente, percebi que minha internet estava horrível, batendo apenas 60 megas ao testar na rede 5GHz. Detalhe: a rede deveria alcançar 600 megas. Quando fui ao atendimento, o atendente reiniciou a internet e melhorou para duzentos megas, longe dos 400/600 que conseguia normalmente. Ele simplesmente disse que era porque eu não estava utilizando a rede cabeada. Falei que não estava normal nem para o wi-fi, e ele veio com a história do cabo novamente. Nesse momento, já queria socar a tela. Detalhe: o roteador é Wi-Fi 6. Finalizei o atendimento, pois estava com vontade de xingar o atendente. Posteriormente, vou mandar uma foto da velocidade cabeada. Poderiam dizer se estou errado nessa história? Gostaria da opinião de pessoas mais capacitadas do que um muleque entusiasta de tecnologia que não tem formação na área. Vocês poderiam elucidar essa questão?”
Olá.
Gostaria da opinião de pessoas mais capacitadas do que um muleque entusiasta de tecnologia que não tem formação na área.
Eu não sou essa pessoa. ^^’
Eu sou a pessoa que teve essa curiosidade um pouco antes… E estou transmitindo o que aprendi.
Tal qual aconteceu aqui, mas na ocasião falhei em transmitir essa ideia.
Tem um meme que ilustra isso. Um pinguim numa caverna (ou no topo de uma montanha?) que está em plenitude. A legenda é algo parecido com “como eu que sou uma pessoa usuária de Linux (computador/tecnologia) me sinto quando alguém aparece com a dúvida que já tive e para a qual encontrei uma solução na semana passada”.
… mas não estou achando a imagem.
='(
Enfim…
Vocês poderiam elucidar essa questão?
Eis algumas coisas que podem ajudar a elucidar a questão:
Onde que está…
batendo apenas 60 megas ao testar na rede 5GHz
… em qual dispositivo?
Um notebook? Um smartphone? Nesses dois tipos de dispositivo e em mais de um dispositivo de cada tipo?
Detalhe: a rede deveria alcançar 600 megas.
Você já conseguiu aferir esse resultado no wi-fi 5 GHz em algum dispositivo seu?
Se sim, que dispositivo você usou? Qual a distância entre o roteador e o dispositivo usado? Há diferença de distância de quando esse resultado foi alcançado para a distância atual?
Ou essa é a capacidade de transmissão do plano que você tem contratado?
Se for esse o caso, você já deu uma olhada nesse tópico: Sugestões do que analisar quando contratar um plano de internet?
Quando fui ao atendimento, o atendente reiniciou a internet e melhorou para duzentos megas, longe dos 400/600 que conseguia normalmente.
Isso via wi-fi? Você atingia essa velocidade de transmissão 400/600 mbps, via wi-fi?
Detalhe: o roteador é Wi-Fi 6.
E os dispositivos a ele conectados? Os dispositivos também têm suporte a essa tecnologia?
Substitua “provedor” por “roteador”, “100 mbps” por “wi-fi 6” e “velocidade” por “tecnologia/protocolo”.
Posteriormente, vou mandar uma foto da velocidade cabeada.
Tá bom. =)
Poderiam dizer se estou errado nessa história?
Essa eu não sei responder. O que seria estar “certo” ou “errado” nessa situação?
Para além do que foi falado: Você sente lentidão na rede?
Travamentos?
Ou é só uma questão de não estar atingido a velocidade contratada via wi-fi nos testes realizados?
Acho que a Anatel só exige das operadoras (provedoras de internet) que a velocidade contratada seja atingida via cabo (já que a velocidade via wireless está sujeita a variações devido a múltiplos fatores)… Vi isso em algum lugar. Não sei se isso foi atualizado/revisto.
O que pode estar acontecendo é você ter contratado um plano com transmissão além da sua necessidade real (mais sobre isso naquele tópico de “sugestões na hora de contratar blá blá blá”).
Talvez você esteja pagando um preço maior do que o necessário, afinal talvez você não precise de toda essa capacidade de transmissão.