Fala pessoal,
Uso Manjaro e há algumas semanas surgiu um problema com atualizações, tudo atualiza normalmente menos dois pacotes: ffmpeg-obs e vlc-luajit e no Pamac aparece a mensagem mostrada na imagem, quando tento instalar o VLC também mostra a mesma mensagem, (estou usando o VLC em Flatpak, instalou normalmente).
No momento não está atrapalhando a reprodução de vídeo no VLC e renderização no Kdenlive e Easy Diffusion mas acho que essa situação tem a ver com problema que eu relatei aqui no fórum há alguns dias sobre o uso do GPU Screen Recorder e do OBS, os quais eu instalei em Flatpak e funcionou. – Problemas com H264/HEVC
Não conheço bem esses pacotes mas acho que isso pode causar aguns probleminhas mais tarde, se alguem souber o que fazer agradeço desde já
x265 está instalado mas está em uma versão anterior, a versão 3.6 não está disponível, a menos que tenha outra maneira de atualizar
Se você usar OBS e VLC do Flathub ja terá todos os codec’s, não tem necessidade de instalar estes pacotes do AUR e sofrer com dependências…
2 curtidas
Isso é o “inferno das dependências”, quando programas/pacotes diferentes precisam de versões diferentes de dependências para funcionar. Fica impossível para o gestor de pacotes resolver a situação. O correto mesmo é ver quais pacotes vc realmente precisa e desinstalar os outros que causam problema. Geralmente pode acontecer quando vc começa a adicionar pacotes de outros repositórios que não os oficiais, pois nos repositórios oficiais “geralmente” há um cuidado do pessoal da distribuição de não subir versão de pacotes que causem conflito de dependências (embora as vezes aconteça). Já nos repositórios de terceiros, é comum subirem versão sem tantos cuidados.
2 curtidas
Já estou usando mesmo e vou passar a usar mais flatpak
Valeu
Pois é, até já tentei desinstalar esses pacotes que não atualizam mas tem outros que dependem deles, aí tentei desinstalar esses outros mas também quebra dependência, aí não vai nem racha
Mas vou seguir a dica, usar menos AUR e mais flatpak que parece não sofrer com essas dependências
Valeu
Pois é, pelo que estou vendo parece conflito das versões AUR, mais especificamente de alguma tentativa de instalar o obs-studio-rc
, pois tanto o ffmpg-obs
e o vlc-luajit
são requeridos. Se vc já desinstalou o obs do aur, então esses pacotes deveriam ter sido desinstalados. Se não foram, tem que ver se eles não foram marcados como instalação manual ou algo do tipo.
2 curtidas
Rapaz usa snap, appimage e flatpak, mexe com AUR não.
1 curtida
O AUR deve ser evitado a todo custo no Manjaro, tendo em vista que os pacotes ali disponibilizados são pensados para o Arch e não para o Manjaro.
O Manjaro segura atualizações por mais tempo que o Arch. Isso pode causar facilmente conflitos de dependências em pacotes provenientes do AUR.
2 curtidas
Chaotic-AUR… Praticamente ta vindo dai esses conflitos, misturar repositorios fora os padrões da distro e furada