Problema ao instalar Linux em notebook HP 246 G6

Boa noite,

Segunda feira decidir instalar uma distro em dual boot com o Windows 10 pra começar a transição/praticar Linux, no entanto me deparei com diversos problemas.

OBS: Eu claramente sou novo no fórum e coloquei a tag ‘Hardware’ por ter entendido que essa situação toda é uma particularidade da HP e do hardware fornecido por ela, desculpe se estiver na sessão errada.
OBS2: Tudo o que tô contando foi feito no HP 246 G6 em UEFI e com SecureBoot desativado.
Todas as instalações e tentativas foram feitas seguindo as indicações nos respectivos sites dos SO: Uma partição swap, partição efi(Testei diversas vezes criando uma nova ESP e usando a mesma que o Windows usa, fuçando na internet entendi que o mais indicado é manter só uma ESP) e a partição “/”.

1 - O instalador do Ubuntu travava em qualquer etapa e nunca concluia. Quando eu consegui concluir ele começou a descer vários logs de erros, e bootava/reiniciava, mesmo ignorando isso chegou em um ponto onde ele simplesmente não funcionava mais.

2 - Troquei pro Fedora, esse instalava mas quando eu selecionava ele como gerenciador de boot no lugar do WIndows boot manager ele começava a congelar logo que eu entrava no SO.

3 - Testei o Manjaro Gnome, dessa vez tudo correu bem durante a instalação porém com 1h de uso ele parou do nada ao reiniciar.

Desde segunda tô tentando arrumar isso e pesquisando muito cheguei nesse fórum e em vários outros e vi que muita gente teve o mesmo problema com notebooks HP e distros do Linux, aqui mesmo eu encontrei uma resposta de um usuário chamado “brunoduarth” recomendando desativar todas as placas(Rede, bluetooth, etc) e realizar a instalação, que pra ele tinha funcionado assim, e depois reativar as placas.

No meu primeiro teste com esse método ele funcionou assim como ele disse, o Fedora parou de congelar ao trocar o bootloader porém não consegui atualizar com o “sudo dnf upgrade”, fiquei meio sem saída nessa.
Na segunda tentativa(que na verdade já é a sexta, depois de 5 desistências ao longo da semana) eu procurei uma atualização de bios(achando que podia ser algo além das placas dando conflito) e encontrei uma atualização de junho desse ano, instalei e refiz o processo todo desativando as placas “conflitantes” e APARENTEMENTE ESTÁ FUNCIONANDO(tô escrevendo do Fedora).

Eu não sei por quanto tempo vai funcionar já que nessa longa semana já fui dormir com o Linux funcionando e acordei com ele completamente crashado, entre várias outras situações.

Enfim contei tudo isso pra tentar dar o máximo de informação possível antes de perguntar:
Alguém saberia me explicar o porquê disso tudo? Essa incompatibilidade do notebook HP com Linux? E alguma possível solução? Ou já teve alguma experiência parecida?

Eu adorei o Fedora de cara e tem sido muito frustrante essa minha primeira experiência com linux, aparentemente essa “gambiarra” de desativar as placas pra instalar funcionou mas eu gostaria de deixar a pergunta aqui pra caso alguém saiba de uma solução mais permanente, porque com as experiências que tive nessa 1 semana de dual boot, amanhã isso aqui já não vai mais bootar kkkkkkkkkkk

OBS3: Recorri aqui porque o fórum da HP é basicamente resposta automática linkando tutoriais de ‘como criar um dual boot’(Eu postei lá).

EDIT: Já crashou de novo, tô indo pra sétima desistência kkkkkkkkkkkkkk

4 Curtidas

Conseguiu? faz 2 anos que tento instalar o linux nesse maldito HP e não consigo kkk

Fedora está mudando datacenter deles, está meio instável, hora vai hora não vai atualizar ou instalar algo. 3 tópicos recentes tratam disso. Pode ter dado azar aí nessa instabilidade. Fedora aqui está UEFI com Security Boot ativado. Criei o pendrive pela ferramenta do Fedora mesmo.

Não sou manjador de Linux como a galera, mas do que tenho lido chego a conclusão que as vezes é questão do hardware vs kernel. Algumas distribuições são teoricamente mais compatíveis com determinados hardwares. Principalmente mais antigos. Repito, conclusão minha lendo os tópicos da galera.

Tem gente aí que faz a mesma pergunta de tudo quanto é marca. Não faz sentido.
Tem vários tópicos sobre os notebooks Positivo, por exemplo. Que não dá, que não vai, inventam até papo que o notebook é bloqueado. Porém há relatos nesses mesmos tópicos do Debian e do Fedora funcionando perfeitamente no exato modelo que outros não conseguem com outras distribuições. O que acontece muito é que a galera não lê os tópicos, chega direto palpitando sempre nas mesmas opções. Aí tem 30 mensagens de pessoas dizendo que não conseguiram e os 2 que conseguiram ficam perdidos lá no meio.

Primeiro crash de boot me ocorreu semana passada. Acabei formatando depois de vários tutoriais sem sucesso. W10 até recuperei mas o Linux não (por falta de intimidade minha com o sistema). Acabei lendo um pouco sobre desativar o Fastboot do W10 pra evitar isso, eu não havia feito. No meu caso nunca desativei UEFI nem Security Boot. Sei lá. Essa questão é meio obscura ainda pra mim.

Fedora na documentação também recomenda que as atualizações sejam feitas pela loja. DNF funciona. Mas recomendam pela loja pra que os processos sejam encerrados e a instalação possa ocorrer de forma mais segura durante o boot.