Problema ao instalar Linux em notebook HP 246 G6

Boa noite,

Segunda feira decidir instalar uma distro em dual boot com o Windows 10 pra começar a transição/praticar Linux, no entanto me deparei com diversos problemas.

OBS: Eu claramente sou novo no fórum e coloquei a tag ‘Hardware’ por ter entendido que essa situação toda é uma particularidade da HP e do hardware fornecido por ela, desculpe se estiver na sessão errada.
OBS2: Tudo o que tô contando foi feito no HP 246 G6 em UEFI e com SecureBoot desativado.
Todas as instalações e tentativas foram feitas seguindo as indicações nos respectivos sites dos SO: Uma partição swap, partição efi(Testei diversas vezes criando uma nova ESP e usando a mesma que o Windows usa, fuçando na internet entendi que o mais indicado é manter só uma ESP) e a partição “/”.

1 - O instalador do Ubuntu travava em qualquer etapa e nunca concluia. Quando eu consegui concluir ele começou a descer vários logs de erros, e bootava/reiniciava, mesmo ignorando isso chegou em um ponto onde ele simplesmente não funcionava mais.

2 - Troquei pro Fedora, esse instalava mas quando eu selecionava ele como gerenciador de boot no lugar do WIndows boot manager ele começava a congelar logo que eu entrava no SO.

3 - Testei o Manjaro Gnome, dessa vez tudo correu bem durante a instalação porém com 1h de uso ele parou do nada ao reiniciar.

Desde segunda tô tentando arrumar isso e pesquisando muito cheguei nesse fórum e em vários outros e vi que muita gente teve o mesmo problema com notebooks HP e distros do Linux, aqui mesmo eu encontrei uma resposta de um usuário chamado “brunoduarth” recomendando desativar todas as placas(Rede, bluetooth, etc) e realizar a instalação, que pra ele tinha funcionado assim, e depois reativar as placas.

No meu primeiro teste com esse método ele funcionou assim como ele disse, o Fedora parou de congelar ao trocar o bootloader porém não consegui atualizar com o “sudo dnf upgrade”, fiquei meio sem saída nessa.
Na segunda tentativa(que na verdade já é a sexta, depois de 5 desistências ao longo da semana) eu procurei uma atualização de bios(achando que podia ser algo além das placas dando conflito) e encontrei uma atualização de junho desse ano, instalei e refiz o processo todo desativando as placas “conflitantes” e APARENTEMENTE ESTÁ FUNCIONANDO(tô escrevendo do Fedora).

Eu não sei por quanto tempo vai funcionar já que nessa longa semana já fui dormir com o Linux funcionando e acordei com ele completamente crashado, entre várias outras situações.

Enfim contei tudo isso pra tentar dar o máximo de informação possível antes de perguntar:
Alguém saberia me explicar o porquê disso tudo? Essa incompatibilidade do notebook HP com Linux? E alguma possível solução? Ou já teve alguma experiência parecida?

Eu adorei o Fedora de cara e tem sido muito frustrante essa minha primeira experiência com linux, aparentemente essa “gambiarra” de desativar as placas pra instalar funcionou mas eu gostaria de deixar a pergunta aqui pra caso alguém saiba de uma solução mais permanente, porque com as experiências que tive nessa 1 semana de dual boot, amanhã isso aqui já não vai mais bootar kkkkkkkkkkk

OBS3: Recorri aqui porque o fórum da HP é basicamente resposta automática linkando tutoriais de ‘como criar um dual boot’(Eu postei lá).

EDIT: Já crashou de novo, tô indo pra sétima desistência kkkkkkkkkkkkkk

4 Curtidas

Conseguiu? faz 2 anos que tento instalar o linux nesse maldito HP e não consigo kkk

Fedora está mudando datacenter deles, está meio instável, hora vai hora não vai atualizar ou instalar algo. 3 tópicos recentes tratam disso. Pode ter dado azar aí nessa instabilidade. Fedora aqui está UEFI com Security Boot ativado. Criei o pendrive pela ferramenta do Fedora mesmo.

Não sou manjador de Linux como a galera, mas do que tenho lido chego a conclusão que as vezes é questão do hardware vs kernel. Algumas distribuições são teoricamente mais compatíveis com determinados hardwares. Principalmente mais antigos. Repito, conclusão minha lendo os tópicos da galera.

Tem gente aí que faz a mesma pergunta de tudo quanto é marca. Não faz sentido.
Tem vários tópicos sobre os notebooks Positivo, por exemplo. Que não dá, que não vai, inventam até papo que o notebook é bloqueado. Porém há relatos nesses mesmos tópicos do Debian e do Fedora funcionando perfeitamente no exato modelo que outros não conseguem com outras distribuições. O que acontece muito é que a galera não lê os tópicos, chega direto palpitando sempre nas mesmas opções. Aí tem 30 mensagens de pessoas dizendo que não conseguiram e os 2 que conseguiram ficam perdidos lá no meio.

Primeiro crash de boot me ocorreu semana passada. Acabei formatando depois de vários tutoriais sem sucesso. W10 até recuperei mas o Linux não (por falta de intimidade minha com o sistema). Acabei lendo um pouco sobre desativar o Fastboot do W10 pra evitar isso, eu não havia feito. No meu caso nunca desativei UEFI nem Security Boot. Sei lá. Essa questão é meio obscura ainda pra mim.

Fedora na documentação também recomenda que as atualizações sejam feitas pela loja. DNF funciona. Mas recomendam pela loja pra que os processos sejam encerrados e a instalação possa ocorrer de forma mais segura durante o boot.

Boa noite amigos,

Eu já cansei de procurar soluções de como instalar Linux nessa ■■■■■ de notebook Hp G6 246, passei por tudo que você citou, a questão do problema de travamento é referente aos erros de hardware que acontece e enche de log o hd e trava, da pra solucionar mudando o acpi=off tem alguns tutoriais na internet tbm fiz esse procedimento de desabilitar as redes, funcionou somente para Linux mint qualquer outra distribuição simples não funciona!!!
Fica minha última dica se quiser usar Linux
COMPRA OUTRO NOTEBOOK!!!

Alguma alma já conseguiu solucionar esse problema ? ódio desse modelo!

A HP tem um longo histórico de problemas com o Linux.

Ao que eu saiba, esse teu 246 G6 tem compatibilidade com o UBUNTU 16.04 (que já vai para o EOL).

E acredito que apenas com imagem instalada pelo fabricante.

Você pode consultar a compatibilidade na página

A pesquisa que eu fiz foi essa :

E também nessa outra

já tentou instalar apenas o linux no HD ???