Problema ao instalar Linux em notebook HP 246 G6

Solução para o problema dos logs: Driver wifi realtek rtl8723be está devorando o armazenamento do meu SSD

Pessoal, consegui instalar o Debian 11 Bullseye e o Ubuntu 22.04! Abaixo é um tutorial de como eu fiz a instalação.

Instalando o Debian 11:

Você provavelmente vai conseguir instalar o Debian normalmente, pois ele não carrega o driver rtl8723be. Sendo assim, complete a instalação usando cabo de rede.

Após a instalação ser concluída, você pode acessar este site do Debian e baixar o firmware da Realtek.

Vamos adicionar nosso usuário ao sudo no Debian:

su -
usermod -aG sudo username
exit

Após isso, reinicie o notebook.

Vamos adicionar uma configuração do pci=noaer no grub. Essa configuração vai impedir que o nosso hd/ssd tenha todo seu espaço consumido em pouquíssimos minutos por causa de logs de erros provavelmente gerados por causa desse firmware. Edite /etc/default/grub e substitua a linha do GRUB_CMD_LINE_LINUX_DEFAULT por isto:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=noaer"

Rode:

sudo update-grub

Por fim, reinicie

reboot

Instale o firmware

sudo dpkg -i firmware-realtek_20210315-3_all.deb

Reinicie e veja se está tudo OK!

Instalando o Ubuntu 22.04:

Desabilite Wireless LAN e Bluetooth na BIOS do HP 246 G6 ( Pressione F10 para acessar a BIOS ).

Conclua a instalação do Ubuntu usando o cabo de rede.

Vamos adicionar uma configuração do pci=noaer no grub assim como fizemos no Debian. Edite /etc/default/grub e substitua a linha do GRUB_CMD_LINE_LINUX_DEFAULT por isto:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=noaer"

Rode:

sudo update-grub

Por fim, reinicie. Você não precisa instalar o firmware, pois ele já vem no Ubuntu 22.04.

Pressione F10 para acessar a BIOS e ative o Wireless LAN e Bluetooth.

Veja se está tudo OK.

Referências:

2 curtidas

Pessoal, eu tive de colocar essa linha do grub da seguinte maneira para funcionar no Fedora 37:

GRUB_CMDLINE_LINUX="rhgb quiet splash reboot=efi,pci pci=nomsi,noaer"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash reboot=efi,pci pci=nomsi,noaer"