Primeiro contato com o Linux

Galera, antes de entrar no mundo linux, pesquisei durante quase 2 semanas sobre o uso, comandos, estabilidade, vantagens, desvantagens.
Já baixei a ISO do Debian e agora só falta coragem para migrar realmente do windows (horrível, na minha opinião, quando se trata de privacidade) para o linux.

O meu uso principal do sistema será: leitura de PDF, internet, dois programas para edição de notas (libreoffice e obsidian) e troca de dados entre HD Externo, pen drive e meu sistema. Só!

O único ponto que ainda não tô confiante em instalar o Linux é um tópico que li em algum fórum falando sobre “quebra” do sistema! Houve até um comentário com a seguinte afirmação: “Pessoa que instala Linux e não quebra o sistema pelo menos 10x, não é usuário de linux!”.

Realmente isso não quero! Só quero instalar esses aplicativos, ligar todos os dias meu notebook, mexer nesses programas que falei e depois dormir feliz, sabendo que no dia seguinte, ligarei meu notebook e estará tudo normal (igual meu uso no windows)

Logo, minha dúvida é: "Realmente, sistema Linux é fácil de quebrar? Para meu uso já especificado, corre o risco de quebrar mesmo assim?

2 curtidas

só cuidado com as generalizações, em todo sistema Linux é igual… alguns podem quebrar apenas instalando a Steam! outros não…

2 curtidas

cara, eu uso ubuntu a uns 3 anos e larguei geral o windows.

não sei de onde se tira isso, mas comigo nunca aconteceu. e olha que sou curioso e metido a mexer em tudo. instalo e reinstalo, formato de vez em quando, atualizo pra todas as versões (não só as estáveis) que lançam… enfim. no entanto, a uns 15 dias tive que voltar a mexer no windows no trabalho e, na verdade, agora que voltei a saber o que são travamentos, bugs e a perceber o quanto é complicado e pouco intuitivo o windows pra trabalhar. péssimo. muito melhor trabalhar no ubuntu.

de qualquer forma, caso realmente “quebre” o sistema, é só manter sempre um aplicativo como o timeshift e o backup funcionando que facilmente voce reverte a “quebra”.

É isso. depois de ir pro linux, só penso que deveria ter feito isso a mais tempo…

1 curtida

Marinheiro de primeira viagem, não use o Debian. Experimente uma distro mais simples, como o Linux Mint, Solus, RegataOS ou até mesmo o ArcoLinux.

Só se quebra se quiser, vulgo rodando sudo rm -rf / --no-preserve-root, que seria similar a arrancar o System32 do Windows. É mais fácil o inferno congelar que, que quebrar o sistema para o que você fará.

1 curtida

O Debian não vem com alguns firmware, você pode precisar conectar via cabo para só depois pesquisar como usar o wifi.

1 curtida

Existem vários sistemas Linux, então, não dá para generalizar. O Debian é uma ótima escolha, pois é conhecido por ser bem estável e seguro.

Bem, falando do Debian Stable, é um sistema muito testado e por isso sua confiança, logo, tendo a acreditar que só irá quebrar se você fizer algo errado ou por alguma incompatibildade com seu hardware. Cada caso é um caso.

O Debian não é tão recomendado para iniciantes pois não tem alguns facilitadores, por isso se ficar meio complicado de usar não desista ainda, pois, há sistemas baseados no Debian que tem esses facilitadores para iniciantes. Recomendo dar uma olha antes no Linux Mint Debian Edition e MX Linux.

1 curtida

Olha vou te contar que quando a gente vem do windows tem muito medo de quebrar sistema mesmo. Mas posso te dizer que em determinados momentos (depois de usar várias distros), eu mesmo me desafiei para aprender mais sobre os sistemas. Acho o windows bom para quem quer se acomodar. Para quem quer entender um pouco mais de sistemas, é bom as distros linux, porque vamos aprendendo com alguns problemas e, se não tem problemas, leia este fórum. Aprendi muito com as discussões por aqui e com os vídeos do Dionatan. Quando você volta para o windows é até com outra pegada. Não desista logo. Eu não usaria Debian de primeira. Tem o Linux Mint, Ubuntu, Zorin Os… teste um para nós, iniciantes!

1 curtida

Debian é considerado um sistema muito solido, principalmente versões estáveis… Acredito que o mesmo poderá de atender nos requisitos à qual citou, mas se quiser verificar a compatibilidade com seu hardware e também se irá gostar do ambiente, não há necessidade de realizar a instalação, poderá fazer esses testes com as Debian Live, segue os links abaixo para download.

Debian Oficial

Debian Não Oficial

Para entender as diferenças entre as duas imagens segue Firmware, se tiver duvidas em qual versão das ISO’s baixar, recomendaria escolher entre as duas primeiras sendo as respectivas Cinnamon e KDE o qual se referem ao Desktop Environment, sendo às quais mais se aproximam do “estilo”   Windows, o que tendem à facilitar em sua adaptação, mas fique a vontade para escolher. Segue abaixo um guia para instalar o Debian 11, o mesmo já inclui dicas com possíveis soluções caso tiver problemas.

1 curtida

Talvez meu tutorial sobre o Debian possa ajudar. Ainda preciso atualizá-lo, mas o conteúdo ali, em geral, ainda se aplica: Debian descomplicado: da formatação à produtividade!. É um ótimo sistema, embora não seja uma escolha muito amigável para iniciantes…

No mais, migrei do Windows para o Linux direto, sem dual boot, faz alguns aninhos. Minha distro de escolha, no momento, é o KDE Neon. Meu uso é relativamente complexo: além do uso básico, eu rodo jogos bem pesados na Steam, programo um pouco usando aplicativos do Anaconda Navigator, faço arte digital no GIMP e no Krita, utilizo o editor do Unity e por aí vai…

2 curtidas

Seja bem-vindo.

2 curtidas

Minha experiência: sim, os sistemas baseados em linux podem quebrar. Por quê? Porque, dentre outros motivos, devido a liberdade de se fazer o que quiser com ele, a gente empolga e começa a fazer mudanças profundas no sistema, seja para obter o máximo de performance ou beleza. Eu mesma já quebrei algumas vezes os meus a ponto de ter que formatá-lo. No Windows eu simplesmente não tinha esse hábito (e mesmo assim, com o tempo ele ficava muito ruim de usar, mesmo sem modificar nada).

Esses dias dei uma dica para um usuário novato que não conseguia ficar por muito tempo em nenhuma distro: escolha uma distro que te agrade, aprenda a extrair o máximo que esse sistema te oferece; aprenda a usar suas melhores funções e entenda como o sistema foi pensado para ser usado. Dessa forma, vc vai obter o melhor desempenho e vai parar com a sanha de fazer mudanças profundas e, por vezes, desnecessárias.

Quando se faz isso, te garanto que um sistema bom vai durar de maneira estável por muito mais tempo que qualquer Windows. Ainda mais para o seu uso, que é simples.

4 curtidas

No tempo que passei usando Linux nunca cheguei perto de “quebrar o sistema”, simplesmente porque usei as distros da mesma maneira que uso o Windows.
A questão é que as distros linux dão muito mais liberdade para o usuário, então, pode ser que você se sinta levado a mexer mais no sistema. Falando da minha experiência pessoal, logo quando migrei para o linux eu até comecei a fazer umas personalizações (comportamento das aplicações, pacote ícones etc) mas logo percebi que isso era muito mais uma distração do que propriamente uma maneira de melhorar a minha produtividade, então parei com as personalizações.

A grande diferença que senti entre Windows e Linux no meu uso é que no Windows as coisas parecem ser mais simples, não necessariamente porque o Windows é mais fácil, mas por uma questão de costume e também porque muito conteúdo é feito sendo pensado só para Windows.
Por exemplo: há um tempo eu uso um aplicativo chamado “Zotero”, é um gerenciador de referências bibliográficas bem bacana que tem uma boa integração com o Libreoffice; nunca tive nenhum problema em usar no Windows, já no Linux, foi verdadeiro sacrifício conseguir fazer essa integração.

No final das contas fez mais sentido pra mim voltar para o Windows. Pra você, usando os aplicativos que citou, a chance de quebrar uma distro é a mesma de quebrar o Windows.

2 curtidas

:wave:t2:

Por mais que eu tente, eu não consigo explicar em poucas palavras :sweat_smile:… Mas vamos lá…

• Opiniões Pessoais :nerd_face:

Todo Sistema Operacional (Distro), seja o Windows, Mac, BSDs, Distros do mundo Linux Kernel, Debian, Ubuntu, Fedora, Arch, Gentoo, Android etc… Todos são “quebráveis”. Acredito que o principal detalhe de “quebrar” é a liberdade que estes Sistemas Operacionais oferecem. O Mac, Android, Windows são mais difíceis de quebrar por oferecerem menos liberdade. Mas mesmo os que dão liberdade se seguirmos “as regras”, os propósitos do Sistema Operacional escolhido, as chances de quebrar por erros nossos serão pequenas.

Mas é proibido fugir das “regras” de um Sistema Operacional?
R: No mundo Linux, a grande maioria das vezes não! Não é proibido fugir das regras! Muitos dos Sistemas Operacionais (Distros) Linux dão essa liberdade de fazermos o que quisermos. Mas levamos em consideração que fugindo das “regras”, propósitos do Sistema Operacional escolhido, as chances de quebrar são maiores e que teremos de correr atrás para resolver. O lado bom é que vamos aprendendo coisas novas desta área de tecnologia, se preferirmos claro :smiley:.

Quebrar um Sistema Operacional tem os 2 lados da moeda, o “lado usuário” e o “lado desenvolvedor”.

O “lado usuário”
Seria instalar coisas, modificar um Sistema Operacional, fugindo das regras que ele foi programado até um ponto que o próprio não consiga lidar com estas modificações e acaba quebrando. Usando um carro como referência, se acelerarmos ele vai andar, mas se tiver um poste na frente ele vai bater e quebrar. O carro não foi programado para lidar com o poste e vai nos obedecer na aceleração até bater e quebrar. Hoje em dia temos carros que dão menos liberdade com sensores de distância, proximidade, de freio, computadores de bordo, mesmo que aceleramos ele para bater intencionalmente, o carro não vai bater porque ele foi programado para não acelerar enquanto o poste estiver na frente dele.

O “lado desenvolvedor”
Mas tem o fato que o Sistema pode ser quebrado pelo “lado desenvolvedor”, até com o Windows já aconteceu isso, tempos atrás, uma certa atualização quebrou o boot do Sistema. Mas o lado Microsoft, oferece suporte e garantia quando isso acontece. Do lado dos Sistemas Operacionais do mundo Linux, uns podem oferecer estes suportes e outros não. Mas muitas vezes quebra o sistema porque temos algo instalado que fugiu das regras e quando o desenvolvedor atualizou, aquilo não acompanhou e quebrou. Igual a idéia do carro.

• Experiências Pessoais :man_scientist:t2: :lab_coat:

Por exemplo, comigo o Gentoo nunca quebrou do “lado desenvolvedor”, mas o “lado usuário”, eu :joy: quebrou 2 vezes. Já o Arch “parcialmente quebrou” do “lado desenvolvedor” quando o sistema levava 10 minutos para desligar. Uma semana depois, eles resolveram isso com outra atualização.
Já quando eu usava o Ubuntu, seja pessoal seja na loja para uso profissional, ele já quebrou várias vezes, mas grande parte não foi nem do “lado desenvolvedor” e nem do “lado usuário”, foram os “2 ao mesmo tempo” :face_with_monocle:. O Ubuntu porque permite PPA (Não se preocupem com este termo), o desenvolvedor que não atualizou o PPA corretamente e eu porque instalei o PPA. Na época, o navegador que os bancos usavam na loja era o Chrome e o sistema de segurança destes era por Java. Tudo isso era por PPA.

PPA são “desenvolvedores particulares” que não trabalham para o Sistema Operacional mas colaboram com programas que estes Sistemas possam não ter. Mas quando estes desenvolvedores e/ou os usuários não seguem as regras do Sistema Operacional as chances de quebrar são grandes.

• Dicas :bulb:

Tenta começar com Sistemas Operacionais do tipo LTS, suporte de longo período, tempo, isso significa que o Sistema Operacional vai dar suporte com atualizações de performance, desempenho, segurança, por vários anos e ainda vai se atualizar com a atualidade e não com o “futuro”, onde as chances de quebrar são maiores, caso dos “Rolling Release” que são tipos de Sistemas que liberam tudo mais novo mas pouco testados. Mas até os Rolling Releases atualmente estão bem estáveis para o meu tipo de uso.

Talvez uma outra dica que pode ajudar a escolher o melhor Sistema Operacional (Distro) do mundo Linux, eu faria o seguinte, anotaria o nome e o modelo do notebook se ele usa processador AMD ou Intel, se placa gráfica é integrada, Nvidia ou Radeon, os programas que eu quero usar e os Sistemas Operacionais (Distros) que eu estou de olho e jogava num buscador, da Google, Duck Duck Go, Yandex etc, para ver se estes tiveram problemas, análises de fóruns como os daqui do Diolinux etc.

:sunglasses: Esta dica é bem particular e subjetiva, cada um tem sua opinião pessoal, mas na minha opinião, indicaria Sistemas Operacionais com o nome Gnome. Gnome é uma DE, um ambiente gráfico muito popular no mundo Linux, como KDE, XFCE e etc, mas o Gnome oferece menos liberdade comparando com as demais DE diminuindo as chances de quebrar o sistema. Mas o Gnome acredito ser um pouco mais pesado que as demais DEs. O certo mesmo é fazer os testes com cada uma e chegar as nossas próprias conclusões :+1:t2:.

Precisamos nos acostumar com o novo, então acho que seria melhor não ir direto para um Sistema Operacional (Distro) do mundo Linux largando o Windows de vez. Tenta usar estes Sistemas Operacionais junto com o Windows, pode ser por dual boot onde escolhemos qual Sistema iniciar, pode ser por “live pendrive” quando usamos o Sistema pelo pendrive sem instalar, afim de poder conhecê-lo melhor. Com isso vamos ficando confiantes e seguros até um ponto que podemos trocar de vez.

• Opinião Pessoal Impressões do meu Computador Atual :face_holding_back_tears:

Já usei vários Sistemas Operacionais. Hoje, já tem mais de 9 meses que meu computador principal é o Samsung Galaxy Tab S5e com o Sistema Operacional (Distro) Linux Android 11, com joystick, teclado e mouse físicos e um suporte para ele ficar na posição de um monitor de computador tradicional, eu não tenho outro computador e este Sistema me atende :100:%+ superando além das minhas expectativas. :shushing_face: Na verdade eu tenho um outro tablet Asus K004 com Android 4 que eu estou o preparando para transformá-lo num computador mais simples, teclado e mouse ele já tem, penso em criar um tópico sobre ele aqui no Diolinux Plus :wink:. Bom eu me sinto seguro, confortável, satisfeito e confiante com este Sistema S5e e Android 11. Eu acredito que é assim que temos de nos sentir com nossos Sistemas Operacionais. No geral eu uso o Android desde meu Sony Ericsson Xperia Play (ele funciona jogos de Playstation 1!), passando pelo Sony Xperia Z3, Motorola G7 e G8 Play, nunca o Android quebrou comigo neste tempo e olha que eu já fiz root, modifiquei bootloaders e etc. Bom o Tab S5e não alterei nada “fora das regras”, está original de fábrica.

• Extra Talvez :rofl: :sweat_smile:

É bom entender o propósito do Sistema Operacional escolhido, as regras que ele segue, o suporte que ele oferece e a liberdade que ele proporciona.

Eu quero mudar a cor do painel, será que esta opção existe por padrão no Sistema Operacional escolhido? Se sim, podemos alterar com uma certa tranquilidade, se não, caso precise instalar programas auxiliares, extensões então analisar e pesquisar antes sobre estas extensões em fóruns, buscadores, etc.

Programas que pretendemos usar, prefira os da loja que o Sistema Operacional oferece. Caso não tenha o desejado mesma coisa, pesquisar antes sobre estes programas para o Sistema Operacional específico em fóruns, buscadores, etc, antes de instalar por fora. Esse era um dos pontos que trazia muitos vírus para o Windows, instalar coisas por fora.

• Concluindo :memo:

Sempre se pergunte, “Está disponível no Sistema Operacional as alterações que quero fazer, os programas que quero usar tem na loja de aplicativos?” Se sim as chances de quebrar são bem pequenas, caso contrário, pesquisar antes sobre é uma boa pedida.

Sempre faça backups das suas coisas favoritas!

Estamos ae para nos ajudar :pray:t2:!

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Acho que essa frase foi tirada de contexto, eu sempre vi essa frase em discussões sobre heavy users, ela se aplica em qualquer sistema que te permita acessar recursos essenciais do sistema, veja, como meu pai me disse quando criança:

Não tem como saber como um brinquedo funciona sem antes quebrar ele

E eu sempre levei essa frase nesse sentido, todas as vezes sem exceção que eu quebrei alguma distro linux (exceto Fedora que nem boot dá no meu Hardware atual) foi por estar mexendo onde 99% das pessoas não deveriam mexer

Se você não é do tipo “fuçador” é extremamente improvável que vá quebrar alguma distro linux e pro seu uso só se a distro vir quebrada de fábrica… Enfim, fique longe do terminal, não use o comando sudo e seu sistema não vai quebrar

1 curtida

Reforçando o que algumas pessoas já disseram aí em cima: se este será seu primeiro contato com o Linux, recomendo fortemente que use alguma distribuição mais amigável e mais parecida com o Windows. Nessa filosofia, recomendo o Linux Mint (Cinnamon Edition) e o Zorin OS Core.

Mesmo após dois anos usando várias distribuições Linux, eu apanhei um bocado em meu primeiro contato com o Debian, pois ele vem bem cru. É preciso configurar algumas coisas na mão, via terminal e/ou editando arquivos de configuração. Não recomendo Debian para nenhum iniciante!