Precisamos falar sobre Distros Independentes!

Espero ter mais notícias desse projeto!
Parabéns pela iniciativa!

3 curtidas

Obrigado!
Estou pretendendo lançar a primeira versão ate o final do mês que vem.

3 curtidas

Bora lá. Vai ser um pouco duro o que vou falar mas é simplesmente “a true”: Muitos usuários precisam de estabilidade, facilidade, boa construção e bom suporte. Coisas que distros mais pequenas na maioria não oferecem justamente por serem “pequenas”. Pra alguns usar Linux é apenas um hooby, para outros é algo que será voltado pra produtividade frente a sistemas como Windows e Mac. Nesse ponto aposta valida é para distro com empresas ou comunidades grandes por trás como: Ubuntu, Mint, PoP, Manjaro, ZorinOS e até o RegataOS (Sempre que já está a um bom tempo disponível e tem ótimo desenvolvimento e ferramentas uteis que o tornam um diferencial). Sem falar da infra pro trás das distros como servidores e programadores que precisam ser remunerados (Afinal não há almoço grátis). Enfim, projetos pequenos podem ser interessantes para testes ou coisas especificas. Mas para a massa a atenção sempre estará voltada a projetos mais sérios e sólidos!

4 curtidas

O que seria uma distro original?

2 curtidas

Tem várias coisas que influenciam na popularização de uma distro como divulgação frente a meios influenciadores, “facilidades” e até tendências nacionais, há distros que são populares em um dado lugar do mundo e que são pouco utilizadas em outros. O Puppy é um exemplo disso, distro independente (apesar de se basear em outras distros dependendo do “sabor” e versão), extremamente popular em outros países (22º no ranking do Distrowatch nesse momento em que escrevo, Setembro de 2021), mas, praticamente desconhecida no Brasil no que se refere a usabilidade real, com exceção de uns gatos pingados que querem ressuscitar máquinas antigas.

1 curtida

Prazer, eu. :joy:

Nos últimos tempos estive bem animado em relação a três distribuições Linux, são elas openSUSE, Solus e Mageia, cujas distribuições tive o maior prazer em trazer um pouco de visibilidade à elas através de publicações e artigos.

Embora openSUSE esteja longe de ser uma distribuição “pequena”, a comunidade (ao menos brasileira) em quantidade aparenta não condizer com a qualidade que a distribuição oferece, o que me faz pensar que, “majoritariamente”, muitas pessoas provavelmente ainda não tiveram contato com a distribuição e sentem medo de experimentar o novo, ou talvez experimentaram, mas desistiram na primeira duvida e retornaram para a zona de conforto, no caso, a distribuição que já dominam.

O artigo da comunidade Solus está prestes a atingir 2K de visualizações, e na publicação Censo Linux: Qual distro vocês usam? ninguém votou que usa Solus, e o artigo Mageia com 2,4K de visualizações nem foi inserido na enquete :joy:

Censo Linux: Qual distro vocês usam? (Clique para expandir)

Claro que não estou reclamando de nada, eu só quis aproveitar o comentário do @eddiecsilva e responder com uma pitada de humor, e também aproveitar a oportunidade para dizer que eu realmente imaginava que openSUSE fosse um pouco mais que 2% dos votos na enquete, e no mínimo 1% dos votos para Solus, visto que haviam usuários aqui no Fórum que usavam kkkkk

3 curtidas

Acho q esse vídeo responde bem o assunto:

Quer que sua distro favorita se torne popular? Se “mate” de divulgá-la E, criar tutoriais sobre tudo com ela.

O simples fato de conhecer a historia do Linux e de como cada distro foi criada e do porquê certas coisas são como são hoje já responderia esse tópico.

3 curtidas

Fale mais.

2 curtidas

estou para criar um topico so para isso.

1 curtida

Acho que você abriu espaço para assuntos demais, e depois não “amarrou” o conjunto em uma direção principal.

  • Parecia haver uma crítica aos DEB STANS ─ procurei no Google e encontrei pneus de bicicletas, rodas para carros… ─ por viverem de “distros based da distro original”. Suponho que seja um tipo de “usuários”.

  • Em seguida, você classificou Debian e Arch como “independentes”, “veteranas”, “originais” ─ e disse que há outras que também merecem ter seus nomes mencionados, e até sugeridos para uso ─ por exemplo Gentoo, Slackware, openSUSE, Fedora. ─ No final, citou as “corajosas novatas independentes”, como Solus, Void, Clear, Releax etc.

  • Adiante, você diz que “a exclusão” não é só na comunidade, como também nos sites sobre Linux, “que só dão créditos ao Ubuntu”.

  • E conclui: ─ “Enfim!” ─ que é um modo de deixar cada um interpretar de um modo diferente. Talvez você pudesse substituir por uma pequena frase, dirigindo o assunto para o que você queria discutir, mais precisamente.

Acho que “originais”, “independentes”, referem-se às distros que criaram seu próprio caminho. ─ “Veteranas”, “originais”, entendo aquelas que desenvolveram o próprio conceito de “distribuição Linux” (Debian, Red Hat, Slackware). ─ E “corajosas novatas”, aquelas que estão tentando criar caminhos próprios em tempos atuais ou bem recentes.

Fica um período, aí no meio, que depende do “tempo de cada usuário”, conforme tenha começado a ler sobre Linux na década de 90, ou 00, ou 10. ─ Eu comecei a ler e comprar revistinhas no final dos anos 90, início dos 00, de modo que Mandrake e SuSE me pareciam como que “ramos” da árvore Linux. Hoje sei que SuSE começou “based” no Slackware, mas quando mudou para RPM já tinha seu próprio caminho, por isso não virou um mero “based” do Red Hat. E Mandrake surgiu “based” no Red Hat, foi criando seu caminho próprio, mas ainda tenho dificuldade em medir seu grau de “originalidade”. Desenvolveu seu “caminho próprio” ao ponto de se distinguir 100%, ou foi interrompido antes de chegar lá?

Onde seria a fronteira entre o “based” e o “caminho próprio”?

Sem dúvida, SuSE e Mandrake são “veteranos”, considerando a época em que li e comprei revistinhas.

Enfim, “original” significa que fez parte dos pioneiros, lá na origem ─ ou apenas, criou um caminho próprio, cheio de “originalidades”?

Arch é bem antigo, mas surgiu depois que eu já tinha comprado e lido muitas revistinhas. Gentoo, Void, também. Então, para mim, são “independentes”, mas um tanto quanto “novatas”. ─ Mas para quem começou um pouco depois, Arch parece “veterana”.

Agora, o que significa “independente”? Me parece um conceito do Distrowatch, usado quando não dá para dizer que uma distro é “based” em outra. ─ Isso é amplo demais. Cabe todo tipo de coisas.

E chego à “palavra maldita” ─ aquela que todos nós evitamos, até agora: ─ O conceito vago, indefinido (e depreciativo) de “refisefuqui”, que pessoalmente não gosto, pois cada um usa como bem entende ─ alguns, para designar distros realmente sem nenhuma infraestrutura, sem um mínimo de equipe de desenvolvedores e mantenedores, sem pacotes próprios, sem repositórios próprios, às vezes até sem fóruns próprios ─ e outros, para simplesmente menosprezar tudo que não seja “original-raiz”.

Em suma, estamos lidando com uma série de conceitos pouco claros, pouco definidos. A tendência é cada um interpretar a seu modo.

Você também introduziu algumas palavras “polêmicas” ─ por exemplo, “preguiça”, “holofote”, “incentivar”. Isso é um perigo! ─ Em qualquer outro fórum, que não o Diolinux, isso poderia causar uma gerra civil.

Tenho a impressão de que o Distrowatch tem encontrado cada vez menos novidades para apresentar. Boa parte do pouco que tem apresentado, são novos lançamentos das distros já existentes. ─ Mês passado, um boletim semanal ficou grudado no boletim da semana anterior ─ sem nenhuma notícia no meio.

5 curtidas

O OpenSUSE é tradicional e muito consistente. Solus e Mageia também são sistemas consistentes, bem feitos. A questão não é de qualidade.

Curiosamente, uma das distros brasileiras mais em destaque hoje é o Regata OS, baseado no OpenSUSE. O interessante é que, na nova análise do Regata no canal Diolinux do YouTube, recém-publicada, algumas críticas ao desempenho do sistema ligam os problemas ao fato de a base ser o OpenSUSE. Isso pode render um debate sensacional.

2 curtidas

Só para exclarecer, os “problemas do openSUSE” que eu referi não são de performance, talvez isso se deva mais ao Regata que o SUSE, porque no meu “uma semana com SUSE” funcionou de boas, a questão aqui é a velocidade dos mirrors. Para a minha localização ao menos, o openSUSE é sempre mega lento, o que pode não ser verdade para outras regiões do país ou do mundo, e isso aconteceu tanto enquanto usava o openSUSE mesmo, quanto com o uso do Regata. :slight_smile:

4 curtidas

eu realmente estou sem entender até agora pq vcs levaram pro lado pessoal oq eu disse no TPC!

e nenhum momento dei nome aos blogs que não falam sobre distros independentes.

e o título do tópico seguido de exclamação acho que já diz tudo, fora que o corpo do texto foi feito com um pouco de ironia e deboche pra ficar leve e divertido.

por mim pode apagar esse TPC pq a cada comentário as coisas ficam pior!

1 curtida

O jeito q vc escreveu!
Sou italiano e geral acha q estou brigando, quando na verdade estou falando de maneira zen.

Geral achou isso preconceito com a distro.

1 curtida

O download de atualizações do openSUSE, para mim, no DF, sempre foi mais devagar do que o das outras distros que uso ─ Arch, Debian, Fedora, KDE Neon, Mint, PCLinuxOS, Mageia, Void, Manjaro, MX Linux.

Resumo

Já era mais lento que o das outras, quando minha conexão era de “10 megas” (1,2 MiB/s). ─ Quando mudei para “200 megas” (26 MiB/s) ficou mais veloz, mas continuou sendo bem mais devagar do que o das outras distros.

No começo, raramente alcançava 5 MiB/s, enquanto nas outras distros o download de atualizações chegava a 26 MiB/s. ─ Ultimamente, melhorou um pouco, agora chega até 10 MiB/s ─ digo, “alcança” = “alguns picos”; mas a média é bem menor.

Minha melhor velocidade de download de atualizações é sempre nas distros espelhadas pela UFPR, pois a conexão Curitiba-SP-Brasília é ótima.

Uma vez, alterei a configuração do openSUSE para o espelho da UFPR, e a velocidade deu um pulo ─ mas, poucas semanas depois, deu algum erro, e voltei à configuração “normal”, ou “padrão”. ─ Imagino que, naquele momento, o espelho da UFPR não estivesse 100% sincronizado com os repositórios principais, e o zypper tenha detectado isso. Ou, “alguma coisa tipo isso”.

A configuração “normal” aponta para os repositórios principais, e o MirrorBrain se encarrega de orientar o download para o espelho mais próximo, que esteja 100% sincronizado com eles, ou algo assim.

No Void, dependo de espelhos nos EUA, a velocidade raramente chega a 26 MiB/s ─ mas ainda é mais rápido do que atualizações do openSUSE.

O KDE do Neon também depende de repositório nos EUA, mas a velocidade costuma alcançar 26 MiB/s. Pouca coisa vem do Ubuntu-BR, afinal sua base é LTS, com poucos pacotes novos por semana.

No Fedora, não especifico nenhum espelho, e não encontrei nenhuma indicação de que use MirrorBrain para redirecionar ─ mas a velocidade é sempre ótima, com raras exceções.

2 curtidas

Relativa lentidão no OpenSUSE é ponto que aparece aqui e acolá, de tempos em tempos, em análises e comentários sobre a distro (no canal DistroHopper, por exemplo).

3 curtidas

Interessante saber que não é só comigo então hehe. O que é curioso, é que usar o mirror oficial do Ubuntu, do reino unido, é bem mais rápido que qualquer do openSUSE que já testei. Talvez fosse uma questão para o pessoal do Regata OS observar. @Krill seria possível vocês terem o próprio mirror para a distro aqui no Brasil, em São Paulo talvez, para ficar mais próximo do centro do país?

4 curtidas

Eu achei este tópico interessante e tenho uma opinião pessoal :sweat_smile:

Pelo que entendi a idéia seria tornar as Distros independentes mais famosas e populares.

Distros/Sistemas Operacionais são como Profissões ou Uso Pessoal.

Analisando Carros Comuns: Para uso pessoal, um dos detalhes de popularidade: as pessoas compram o carro que mais faz marketing/propaganda. Então quanto mais “fácil” e “pronto”, “acelerar”, “frenar”, “guiar”, “passar marcha”(tem automático também), mais as pessoas vão comprar e usar.

Para uso pessoal/profissional, comparando com Pickups(Diesel): Elas são mais profisisonais, embora elas possam servir como qualquer carro, porém elas precisam de cuidados extras, noções diferente e até tipo de habilitação diferente.

Para uso profissional Carro de Formula 1: A pessoa não vai comprar um carro destes para passear na cidade, exige muito estudo e conhecimento para dirigir um carro destes. Então só os profissionais da área irão dirigir um carro destes.

Sistemas Operacionais/Distros eu vejo do mesmo jeito.

Tem as de uso pessoal, estas concerteza serão mais populares
Tem as que podem ser profissional e pessoal, mas são menos visadas por serem menos “pegar e usar”, pois precisam de um certo estudo e prática.
Tem as profissionais, que são as menos visadas porque são profissionais, geralmente um Médico não irá estudar como pilotar um Formula 1, um Engenheiro não irá estudar TI, cada um tem sua profissão.

Finalizando, eu acredito que o Ubuntu, Mint são populares por empenharem o papel, para todo mundo, Médico, Engenheiro, TI.
Arch, já diminui este leque de pessoas, ficando mais com o pessoal TI e entusiastas, mesmo que ele decida fazer publicidade porque um Médico não vai ter tempo para estudar um pouco como usar o Arch.
Gentoo, LFS diminui ainda mais este leque porque é mais para estudos, Engenheiro não vai ter tempo para o Gentoo.

Em outras palavras, quanto mais Profissional, menos Popular vai ficando. O público alvo.

Um comentário e também opinião minha, o sistema ABC, em qualquer idioma, não expressa muito bem sentimentos por escrita e leitura como o idioma Japonês faz por exemplo. Por isso os emojis para tornar mais precisas estas expressões.

:grinning_face_with_smiling_eyes:

8 curtidas

extremamente!

“Nas entrelinhas do texto literário se encontra o não dito.”

1 curtida