Por que tanta rejeição ao LibreOffice?

Por dois motivos principais: Interface e compatibilidade. A interface está finalmente deixando de ser um problema, mas enquanto o MS Office for o padrão e o LibreOffice insistir em destruir os arquivos proprietários da Microsoft, vai ter gente falando que ele é ruim, sendo que isso acontece até com o Office Online, masd isso ninguém fala. Eu gosto do LibreOffice, ainda mais depois dos vídeos do canal Aprendendo Com Vídeos, mas eu uso mais o WPS Office por causa da compatibilidade, que é bem superior ao LibreOffice.

1 curtida

O problema é que muitos saem do Windows e Microsoft Office mas o MS Office e Windows não saem deles. Falei isso porque eu era assim, comecei a usar linux mas queria que as distros e suítes office fossem iguais aos da Microsoft por estar acostumado a elas (O WPS Office por exemplo, é a cara do MS Office), depois de um tempo meu cérebro aceitou mudanças de verdade e me adaptei de vez. Hoje uso o LibreOffice de forma muito produtiva, sem me preocupar muito se ele está mais ou menos bonito que o MS Office.

3 curtidas

Particularmente eu acho ele feio e infelizmente (aqui vale para muitos outros editores de texto) falta compatibilidade do .docx, que é o principal formato do mercado.

Olá! Rafael, para colocar parte do texto em duas ou mais colunas no LibreOffice (usando v6.1.4) Writer, selecione os parágrafos desejados, vá em Inserir > Seção, na aba Colunas defina o número de colunas e clique no botão Inserir… claro, há outras configurações que podem ser aplicadas… Caso, posteriormente queira reconfigurar a sessão ou removê-la, clique com o botão direito sobre a área da sessão e, no menu de contexto que surge, ative a opção Editar seção… a janela de edição difere um pouco da de inserção, visto que apresenta somente o conteúdo da primeira aba, mas as demais abas podem ser acessadas através do botão Opções… Abraço!

1 curtida

XPS tem comptabilidade boa com o Office ?

Sofro como muitos aqui…só eu uso linux…e o Libreoffice não em atende…

Olha… eu usava o WPS, mas depois da indicação do Ricardo, @CanalOCaraDoTI2, testei o FreeOffice e hoje em dia é a suite office que eu prefiro usar. Quanto ao WPS, o @Dio falou, não me recordo se foi em um vídeo, artigo ou chat, que exite um feitiço no WPS que, segundo ele, é a suite office mais compatível com o MS office. Como são pacotes office grátis… nada impede que vc instale as duas e teste para ver qual mais te agrada. na pior das hipóteses vc pode usar o Microsoft office online… Que é muito limitado.

1 curtida

Era exatamente isso que eu queria!! hahaha. Muito obrigado!!! Depois que aprendemos como se faz determinada coisa no libreoffice a nossa produção vai ficando equivalente ao MS Office .

Sei lá, pra mim hoje em dia ter uma suite instalada é meio que besteira. Muita coisa pra atualizar, é lento e sem sicronia com outros dispositivos, a nos uso o Google Docs e acho muito mais rápido e ágil para trabalhar. Edição em tempo real e salvamento automático é muito bom! preciso compartilhar um documento eu só mando o link e a pessoa vê em tempo real as alterações. Como nunca uso libreoffice eu acabo removendo do sistema.
Eu acho que os costume mudaram, estamos em 2019 e as pessoas mudam para onde se sentem mais cômodos. Hoje em dia uma suite é boa para quem usa funcionalidades que uma solução online não oferece, mas isso é questão de tempo para mudar.

2 curtidas

De vez em quando a gente tende a ver quando não dá certo, mas também existem muitas pessoas, lugares e organizações que usam muito o LibreOffice, é uma questão de onde você observa. Mas creio que existe uma certa comodidade e um senso comum sobre as aplicações da MS e seu Office.

Por exemplo, você não via há alguns anos cursos de “suítes office”, você via cursos de Word, de Excel, etc. Isso faz com que a maior parte das pessoas aprenda elas ou acostume-se com o nome ou aparência, ignorando a funcionalidade muitas vezes.

1 curtida

Concordo perfeitamente com você. O próximo passo das suítes online é serem completas / robustas.

Quando o uso é básico, o Google Docs atende perfeitamente. Infelizmente, o uso do Planilhas na avaliação de dados estatísticos e na geração de gráficos avançados… é impossível! Lembro-me, que quando tentei realizar a mesma tarefa no LibreOffice, não consegui fazer (nem mesmo achei tutoriais na época).

Apesar do WPS sem altamente compatível com o MSO… me parece não ser tão completo como o LO (é o famoso bonitinho, mas ordinário).

Precisa ter concorrêntes a altura do Google Docs… pq o MSO Online é uma piada!

3 curtidas

No momento, meu SO principal é o Windows 10, mas mesmo nele eu busco usar o máximo de open source possível. Uso o LibreOffice e a dificuldade, geralmente está ligada à incompatibilidade com o MS Office. Preparo apresentações de slides nele e nas escolas, que usam o powerpoint, ficava tudo fora do lugar. Demorou mas acabei resolvendo.
Quando a questão é a produtividade/intuitividade etc, acho que é questão de preferência pessoal: vai da pessoa se adaptar, se acostumar com o pacote, aprender a ser produtivo com ele ou procurar um mais adequado. Porém, quando a rejeição ocorre por causa da compatibilidade com outros locais (escolas, universidades, locais de trabalho), acho que o problema é mais deles do que nosso.
Num cursinho em que trabalhei há uns anos, eles exigiam que as provas fossem entregues em fonte Arial. Na época eu usava o Lubuntu com o LO. Sabia que dava para instalar as fontes da Microsoft, mas putz, por que? Meu raciocínio foi: se eles exigem que o funcionário use uniforme, a escola é obrigada a fornecer o uniforme. Por que o mesmo não se aplica aos softwares? Eu não usava Microsoft e não usava o MS Office. Se eles exigem que eu use, então que me forneçam. Do contrário, vou entregar com a fonte disponível no software que uso. Foi legal, porque eles compreenderam meu ponto e acabaram aceitando com as fontes originais do LO.
Tudo isso para dizer que muitas vezes a rejeição existe porque aceitamos que o padrão seja o Microsoft Office, quando na verdade não precisaria (nem deveria ser).

3 curtidas

Bom… pelo que vi dos relatos até aqui, estou a mais tempo nessa estrada… comecei com de Word 6.0 e Excel 5.0 rodando em cima do DOS 6.22 e Windows 3.11 num curso de informática em 1998… depois MS Office [MSO] 97, 2000, XP, 2003 (para mim a melhor versão até o OpenOfficeorg [OOo] chamar minha atenção com mais força) e claro as versões mais recentes (com a interface Ribbon) com as quais convivo bem, mas que atualmente uso muito pouco sendo algumas raras vezes no trabalho. Porém, no meio do caminho, conheci o StarOffice [SO] 5 da Sun Microsystems, que veio num desses CDs de softwares vendidos em bancas de revistas por volta dos anos 2000, claro, num era um MSO, mas, me impressionei, ele tinha muitas das funcionalidades que precisava/usava no MSO… pesquisando na internet (numa discadona a estrondosos 56Kbps rsrsrs) acabei descobrindo que o SO 6 já era história e a Sun tinha aberto seu código sob o nome de OOo… por um tempo só acompanhei, enquanto ainda engatinhava no GNU/Linux (em especial com o Kurumin, hoje uso Kubuntu e estou me preparando para migrar para o Mint, graças ao @Dio), mas quando surgiu a comunidade brasileira, lançando o BrOffice (BrO), com o negócio mais encorpado e sério, vi que me atendia satisfatoriamente e entrei de cabeça. Acompanhei a transição para o LibreOffice [LO] e, de lá para cá, tem sido só alegria. Sinceramente, num preocupo muito com esse negócio de formato de mercado não (depois que a MS resolver abrir o formato, certamente, a compatibilidade vai melhorar), em geral uso os formatos do LO mesmo, que inclusive o MSO já suporta, indico a versão do LO que usei e mando junto uma versão em PDF gerado pelo LO para pessoa ver como fica bonito no LO, é só ela instalar, afinal, é 0800, rsrsrsrs. A questão da produtividade/intuitividade concordo com o @dtravaina é necessidade de adaptação/experiência/conhecimento de uso, nada melhor do que tirar uns minutinhos em que se está de bobeira e sair fuçando as funcionalidades e opções do software e tirar as dúvidas na Ajuda e Documentações disponíveis off ou online. Ah! Certamente, hoje, sou muito mais produtivo com o LO. Bom é isso, também, gostei das indicações de softwares nos comentários (FreeOffice, OnlyOffice, WPS Office, etc.), vou fuçá-los assim que possível, como já fiz com outros softwares (como AbiWord, Gnumeric, Koffice e Google), quem sabe um dia desses não tenho que me virar com eles. Obrigados e Abraços a todos! :grinning:

2 curtidas

Eu usei o LibreOffice muito tempo, porém gostei muito do WPS Office pela semelhança com o MS Office. Uso o da MS no trabalho, e prefiro utilizar o WPS em casa para manter a mesma linha de raciocínio, especialmente porque utilizo muito, mas muito, o Excel (MS)/Spreadsheet (WPS).

Uma resposta de outro post, pra ñ escrever de novo sobre a compatibilidade.

O scribus é pra diagramação, o q os editores de texto de todas as suítes tornaram meio confuso, seria como usar latex com interface gráfica.

O LibreOffice ñ destrói os arquivos proprietários, mas isso é bastante difundido, expliquei minimamente aqui.

1 curtida

Posso estar um pouco equivocado, mas ele já existe e se chama OpenXML (ou OOXML) , do padrão ISO/IEC 29500 Strict. Mas o Microsoft Office trabalha com o formato no padrão ISO/IEC 29500 Transitional, que possui algumas coisas fechadas. Não sei porque não testei, mas dizem que a Microsoft faz a sacanagem de que se você criar um documento no padrão Strict e depois você salvá-lo diretamente (isto é, sem ir em “Salvar como” e explicitamente escolher o formato Strict), ele será convertido para o padrão Transitional.

.

KOffice não existe mais, agora o nome da suíte é Calligra

Como tu deixou assim cara?

Isso é um recurso, nos outros não é bem essa história, no LO por exemplo eu só preciso digitar cada palavra uma vez nas outro o LO completa, no MS Office…

1 curtida

Não abro mão do LO, me atende muito bem, mesmo com arquivos no formato do MS Office.
A única exceção para não usar o LO é com planilhas com recursos avançados de VBA, que nesse caso uso o MS Office.