Por que tanta rejeição ao LibreOffice?

O que eu vejo não uma rejeição ao LibreOffice mas sim, a entrada de novas suítes tão boa quanto (ou até melhor) que o LibreOffice.
E cada nova suite consegue preencher lacunas que até hoje o LO não cobriu. Mas está no caminho para cobrir.
Quanto mais opções no mercado, melhor para todos.
Se o WPS faz o que você quer ótimo. O mesmo com OnlyOffice e vários outros. Inclusive as versões on-line.
Essa situação é bem melhor do que ficar preso ao Microsoft Office.
(Está aí meu R$ 0,01 de contribuição.)

2 curtidas

Esse tutorial vai te ajudar… precisa ativar uma função nas configurações. Depois, para selecionar qual interface usar… selecionei a “Barra Agrupada”. Os ícones são o Colibre, que vc troca nas configurações do LO.

1 curtida

Deu certo cara, valeu

1 curtida

Eu particularmente não gosto do libre mesmo usando, pq usava a Microsoft Office, e a comparação se torna inevitável, sendo assim o libre está milhares de anos luz atrás da MS Office. Para quem já estava acostumado a trabalhar e ter que migrar pro libre, realmente é bem chato. Eu uso pq não tem MS Office nem pago pro Linux, pq se tivesse. Eu comprava !

1 curtida

o WPS, OnlyOffice e FreeOffice possuem o Solver na parte de planilhas? E porque o WPS melhor que o LO?

1 curtida

Bem, acredito que em boa parte, a rejeição se dá pela utilização massiva dos aplicativos do pacote Microsoft Office, que não tenho nada contra, pois acho que são excelentes e a Microsoft deveria pensar em “portar” para linux, mesmo que se tenha que adquirir/pagar pela licença. Depois, como as empresas tem todos os seus documentos, planilhas, apresentações, etc, feitas nesses aplicativos, falta pessoal para para fazer um levantamento e conversão, ou, se mantiver os formatos .docx, .xlsx, etc, pessoal para dar treinamento para os funcionários migrarem de aplicativos MS Office para outro. Além da falta de pessoal, falta tempo, pois é difícil trocar as rodas de um veículo em movimento.
Enfim, depois que instalei o LibreOffice 6.2.2, além de instalar também o WPS Office, baixar fontes compatíveis (isso mesmo ao receber documentos de colegas com fontes que não estejam no meu linux, acesso sites de fontes e baixo o que falta e funciona), percebi que essa nova versão a interface está muito mais semelhante com os pacotes do MS Office. O WPS Office, no caso, já “nasceu” com a interface semelhante, o que ajuda muito.
Finalizando, isso seria uma longa discussão para levantar inúmeros pontos para discussão.
Enquanto isso, vamos trocando ideias por aqui, afinal, conforme Confúcio: “se você tem uma laranja e troca com uma pessoa que tem outra laranja, cada um fica com uma laranja. Mas, se você tem uma ideia e trocar essa ideia com outra pessoa, cada um fica com duas ideias!”

1 curtida

Esse é o WPS Office 2019! Lançado essa semana… A briga das suítes no Linux, fica melhor a cada dia.

1 curtida

No meu dia a dia o Libre sempre teve problemas de compatibilidade com os documentos MS-Office que recebo…
Uso o WPS que foi a melhor compatibilidade que encontrei!!
E agora tá com o visual bacanão !!!

Att

Se você tiver acesso a internet onde necessita de planilhas, editores de texto e cia., utilize um editor online. Isso se não precisar de macros e etc. Estará sempre disponível, independente da máquina que você usar, e não haverá preocupação em levar consigo o seu trabalho, seja no computador, seja em um pendrive.

Apesar de não ser minha opinião, o grande público continua enxergando o LO como uma “cópia” do MSO. E o MSO tinha graves problemas de Interface, ainda têm alguns. :no_mouth:

Alguns estudos de UI sugerem que um dos motores para o GD ter deslanchado, foi a criação de uma identidade visual única.

1 curtida

Acho que ficará mais fácil com a forma de empacotamento universal que temos nas distros, Snaps/Flatpaks, mas acho mais provável que ela libere uma versão em MSIX, mas talvez só em um futuro não tão distante mesmo (na minha opinião)

1 curtida

Falou bem mano, eu particularmente não utilizo o libre devido a interface do mesmo, se fosse igual ao da MS Office eu migraria pro libre

O LibreOffice já está trabalhando numa nova interface que por sinal já vem com as novas versões, você só precisa ativá-la. Você só vai precisar depois trocar o tema de ícones se ele não estiver legal, mas a escolha do tema de ícones do Kubuntu e Windows é muito boa.

Veja o artigo do link abaixo:

1 curtida