O que eu vejo não uma rejeição ao LibreOffice mas sim, a entrada de novas suítes tão boa quanto (ou até melhor) que o LibreOffice.
E cada nova suite consegue preencher lacunas que até hoje o LO não cobriu. Mas está no caminho para cobrir.
Quanto mais opções no mercado, melhor para todos.
Se o WPS faz o que você quer ótimo. O mesmo com OnlyOffice e vários outros. Inclusive as versões on-line.
Essa situação é bem melhor do que ficar preso ao Microsoft Office.
(Está aí meu R$ 0,01 de contribuição.)
Esse tutorial vai te ajudar… precisa ativar uma função nas configurações. Depois, para selecionar qual interface usar… selecionei a “Barra Agrupada”. Os ícones são o Colibre, que vc troca nas configurações do LO.
Deu certo cara, valeu
Eu particularmente não gosto do libre mesmo usando, pq usava a Microsoft Office, e a comparação se torna inevitável, sendo assim o libre está milhares de anos luz atrás da MS Office. Para quem já estava acostumado a trabalhar e ter que migrar pro libre, realmente é bem chato. Eu uso pq não tem MS Office nem pago pro Linux, pq se tivesse. Eu comprava !
o WPS, OnlyOffice e FreeOffice possuem o Solver na parte de planilhas? E porque o WPS melhor que o LO?
Bem, acredito que em boa parte, a rejeição se dá pela utilização massiva dos aplicativos do pacote Microsoft Office, que não tenho nada contra, pois acho que são excelentes e a Microsoft deveria pensar em “portar” para linux, mesmo que se tenha que adquirir/pagar pela licença. Depois, como as empresas tem todos os seus documentos, planilhas, apresentações, etc, feitas nesses aplicativos, falta pessoal para para fazer um levantamento e conversão, ou, se mantiver os formatos .docx, .xlsx, etc, pessoal para dar treinamento para os funcionários migrarem de aplicativos MS Office para outro. Além da falta de pessoal, falta tempo, pois é difícil trocar as rodas de um veículo em movimento.
Enfim, depois que instalei o LibreOffice 6.2.2, além de instalar também o WPS Office, baixar fontes compatíveis (isso mesmo ao receber documentos de colegas com fontes que não estejam no meu linux, acesso sites de fontes e baixo o que falta e funciona), percebi que essa nova versão a interface está muito mais semelhante com os pacotes do MS Office. O WPS Office, no caso, já “nasceu” com a interface semelhante, o que ajuda muito.
Finalizando, isso seria uma longa discussão para levantar inúmeros pontos para discussão.
Enquanto isso, vamos trocando ideias por aqui, afinal, conforme Confúcio: “se você tem uma laranja e troca com uma pessoa que tem outra laranja, cada um fica com uma laranja. Mas, se você tem uma ideia e trocar essa ideia com outra pessoa, cada um fica com duas ideias!”
No meu dia a dia o Libre sempre teve problemas de compatibilidade com os documentos MS-Office que recebo…
Uso o WPS que foi a melhor compatibilidade que encontrei!!
E agora tá com o visual bacanão !!!
Att
Se você tiver acesso a internet onde necessita de planilhas, editores de texto e cia., utilize um editor online. Isso se não precisar de macros e etc. Estará sempre disponível, independente da máquina que você usar, e não haverá preocupação em levar consigo o seu trabalho, seja no computador, seja em um pendrive.
Apesar de não ser minha opinião, o grande público continua enxergando o LO como uma “cópia” do MSO. E o MSO tinha graves problemas de Interface, ainda têm alguns.
Alguns estudos de UI sugerem que um dos motores para o GD ter deslanchado, foi a criação de uma identidade visual única.
Acho que ficará mais fácil com a forma de empacotamento universal que temos nas distros, Snaps/Flatpaks, mas acho mais provável que ela libere uma versão em MSIX, mas talvez só em um futuro não tão distante mesmo (na minha opinião)
Falou bem mano, eu particularmente não utilizo o libre devido a interface do mesmo, se fosse igual ao da MS Office eu migraria pro libre
O LibreOffice já está trabalhando numa nova interface que por sinal já vem com as novas versões, você só precisa ativá-la. Você só vai precisar depois trocar o tema de ícones se ele não estiver legal, mas a escolha do tema de ícones do Kubuntu e Windows é muito boa.
Veja o artigo do link abaixo: