Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?

Vou compartilhar com os senhores os motivos para eu estar usando o Windows há dois meses apesar de eu ser usuário de Linux há 5 anos.

Inicialmente eu instalei o Windows com o objetivo único de atualizar a BIOS do notebook. Nisso eu percebi que o notebook me oferecia possibilidades que só estavam disponíveis para o Windows, notadamente: a própria possibilidade de atualizar a BIOS, a tecnologia Dolby Atmos dos alto-falantes, o software de cancelamento de ruídos da Lenovo, o Lenovo Vantage (software que me permite mexer em algumas configurações do dispositivo) e o programa de controle dos gráficos Intel.

No Linux eu tenho de verificar em qual formato de empacotamento o software está disponível e tenho de instalar o flatpak se o software só estiver disponível nesse formato. Quando o software está disponível em deb, em snap e em flatpak, eu tenho de parar para decidir qual dos três formatos eu vou usar. Instalo o programa em flatpak ou em snap e depois descubro que eu tenho de mexer em permissões para o programa funcionar da maneira esperada.

Pior do que lidar com formatos de empacotamento diferentes é precisar ser o mestre das magias para instalar certas coisas no Linux (vou deixar este link para exemplificar o que estou dizendo). No Windows eu aperto em next, next, next e pronto.

Após começar a usar Windows eu passei a jogar jogos que antes eu não conseguia jogar. Também comecei a usar programas que antes eu não conseguia usar ou que tinha de bater cabeça com Wine para conseguir usar.

Quer usar Linux e ter codificação e decodificação de vídeo por GPU nos navegadores Chromium, no Discord e no Stremio? Boa sorte! Foi assim que eu percebi que os programas são melhor suportados no Windows.

Bati muita cabeça com escala fracionária, que me parece ser bem implementada no Windows, embora ainda haja programas que permanecem com a interface pequena ou borrada. De toda forma, a escala fracionária do GNOME deixa MUITO a desejar em comparação ao que há no Windows.

Para mim os únicos grandes pontos negativos do Windows é a poluição e o workflow com quase nenhuma liberdade de customização. Não é possível sequer mover a barra de tarefas para outro lugar.

2 curtidas