Instalação de Certificado Digital A3 em Ubuntu e derivados

Olá seres humanos!
Gostaria de compartilhar com vocês o fruto de algumas semanas de pesquisas pelas internets.

Sou advogado e decidi migrar todo o meu escritório para Linux, em especial flavour Kubuntu.
Uma das primeiras barreiras que encontrei e precisei superar foi fazer o token do certificado digital funcionar.

Consegui instalar o Token Admin através de um tutorial que pretendo reproduzir com estruturação semelhante mas parafraseado para vocês a seguir.

Tutorial: Configurando um Token para Criptografia e Assinatura Digital

Neste tutorial, você aprenderá como configurar um token para criptografia e assinatura digital em um sistema Linux. Certifique-se de ter permissões de administrador no sistema e acesso à internet para baixar as dependências.

Passo 1: Adicionar seu usuário ao grupo “scard”

1. Abra o Terminal pressionando Ctrl+Alt+T.

2. Execute o comando para criar o grupo “scard”:

sudo addgroup scard

3. Adicione seu usuário ao grupo “scard” (substitua “seu-usuário” pelo seu nome de usuário):

sudo adduser seu-usuário scard

Passo 2: Adicionar os requisitos do sistema

1. No Terminal, cole o seguinte comando para instalar as dependências gerais do sistema:

sudo apt install -y libengine-pkcs11-openssl libp11-3 libpcsc-perl libccid pcsc-tools libasedrive-usb opensc openssl

Passo 3: Adicionar as dependências específicas para o aplicativo da VeriSign

Aqui, você adicionará as dependências específicas necessárias para o aplicativo da VeriSign.

1. Comece com as dependências que ainda estão disponíveis nos repositórios:

sudo apt install -y pcscd libc6 libgcc-s1 libgdbm-compat4 libglib2.0-0 libpcsclite1 libssl3 libstdc++6

2. Para as dependências que foram retiradas dos repositórios, você precisará baixá-las manualmente e instalá-las. Baixe todas elas primeiro:

1. libssl1.1_1.1.1 (última aparição: Ubuntu 20.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/o/openssl/libssl1.1_1.1.1-1ubuntu2.1~18.04.23_amd64.deb

2. libwxbase3.0-0v5 (>= 3.0.5.1+dfsg) (última aparição: 22.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/w/wxwidgets3.0/libwxbase3.0-0v5_3.0.5.1+dfsg-4_amd64.deb

3. libgdk-pixbuf-xlib-2.0-0 (>= 2.22.0) (última aparição: Ubuntu 22.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gdk-pixbuf-xlib/libgdk-pixbuf-xlib-2.0-0_2.40.2-2build4_amd64.deb

4. libgdk-pixbuf2.0 (última aparição: Ubuntu 22.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/g/gdk-pixbuf-xlib/libgdk-pixbuf2.0-0_2.40.2-2build4_amd64.deb

5. libtiff5 (>= 4.0.3) (última aparição: Ubuntu 22.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/t/tiff/libtiff5_4.3.0-6_amd64.deb

6. libwxgtk3.0-gtk3-0v5 (última aparição: Ubuntu 22.04):

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/w/wxwidgets3.0/libwxgtk3.0-gtk3-0v5_3.0.5.1+dfsg-4_amd64.deb

3. Instale as dependências baixadas na ordem apresentada:

sudo dpkg -i libssl1.1_1.1.1-1ubuntu2.1~18.04.23_amd64.deb
    sudo dpkg -i libwxbase3.0-0v5_3.0.5.1+dfsg-4_amd64.deb
    sudo dpkg -i libgdk-pixbuf-xlib-2.0-0_2.40.2-2build4_amd64.deb
    sudo dpkg -i libgdk-pixbuf2.0-0_2.40.2-2build4_amd64.deb
    sudo dpkg -i libtiff5_4.3.0-6_amd64.deb
    sudo dpkg -i libwxgtk3.0-gtk3-0v5_3.0.5.1+dfsg-4_amd64.deb

Passo 4: Teste se o token está sendo reconhecido pelo sistema

1. Insira o token em uma porta USB.

2. No Terminal, digite o seguinte comando para verificar se o token é reconhecido:

pcsc_scan

Passo 5: Instalação do gerenciador criptográfico

1. Baixe o programa SafeSign para Linux com o seguinte comando (para sistemas de 64 bits):

wget https://safesign.gdamericadosul.com.br/content/SafeSign_IC_Standard_Linux_ub2204_3.8.0.0_AET.000.zip

2. Descompacte o arquivo zipado e instale o SafeSign clicando duas vezes no ícone do instalador.

Passo 6: Conectando o token ao Firefox

1. Abra o aplicativo de administração do Token, “tokenadmin”.
  2. Clique em “Integração” no menu horizontal do aplicativo e, em seguida, clique em “Instalar o SafeSign no Firefox”.
  3. Na janela que se abrir, selecione o Firefox e clique em “Instalar”.

A integração está concluída.

Passo 7: Configurando o sistema para iniciar o serviço de gerenciamento do token no boot

1. Para garantir que o serviço de gerenciamento do token seja iniciado no boot, execute o seguinte comando:

sudo systemctl enable pcscd

Agora, seu token está configurado para criptografia e assinatura digital no seu sistema Linux. Você pode desligar o sistema com a tranquilidade de que

18 curtidas

Boa tarde,

Já usei o certificado digital A3 com distribuições baseadas em Ubuntu há uns anos, mas atualmente não estou conseguindo fazer funcionar.
O Firefox até reconhece mas quando é para abrir a janela para digitar o pin ele dá a seguinte mensagem: “Please authenticate to the token “Imprensa Oficial”. How to do so depends on the token (for example, using a fingerprint reader or entering a code with a keypad).”

Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado

1 curtida

Olá. Também sou advogado e passando apenas para agradecer. Segui seu tutorial e deu tudo certo por aqui.

2 curtidas

Até criei uma conta só para agradecer. Uso o starsign e estava com problema para instalar. Só esse tutorial resolveu. MUITO OBRIGADO!

2 curtidas

Eu realmente so tenho que agradecer o esforço que tu fez pra propiciar o uso do certificado no Linux. Segui todos os passos e voila, funcionou. Agora estou penando pra fazer a instalaçao do websigner, se tiver alguma dica, que a instalaçao nao vai.

1 curtida

Baixe o websigner.
Abra o terminal Ctrl+Alt+T
Acesse a pasta onde você baixou o websigner no terminal.
Após isso digite o seguinte comando que solicitará sua senha master.

sudo apt install ./websigner-setup-64.deb

Digite sua senha e pronto está instalado.

2 curtidas

Boa tarde! Esse tutorial tbm se aplica ao certificado A3 da Certisign?

2 curtidas

Ahh, agora funcinou. Muito obrigado pela dica!!

1 curtida

Infelizmente estou com problemas para conseguir instalar o desktopID da Certisign. Certificado a3 em nuvem, exige esse app no Pc para assinar ao acessar o PJe.

Alguém sabe a solução?

1 curtida

Olá amigo. Também sou grande apreciador de Linux e sou advogado, inclusive mantenho alguns pacotes de interesse no AUR (safesignidentityclient, pje-office, lacuna-webpki, etc.), além de ter alguns tutoriais no Fedora e geral (Instalação do certificado digital token utilizado pela OAB-SP no Fedora 39 — Comunidade Fedora Brasil e [Tutorial] Instalar certificado digital Safesign usando distrobox em qualquer distro — Comunidade Fedora Brasil).

Eu resolvi testar o Ubuntu 24.04 para advocacia como experiência e não tem sido muito boa.

Pelo seu tutorial, haveria a configuração direta do Safesign no Firefox - contudo, no meu caso, o Firefox não tem conseguido identificar o token e isso parece decorrer pelo fato de o Firefox ser um snap, e, portanto, não ter interface com o pcscd para esse fim. No seu tutorial, você usou Firefox snap ou o Firefox deb da própria Mozilla?

3 curtidas

Oi, tudo bem?

Quanto ao uso do navegador, uns meses depois que fiz o tutorial, migrei para o Pop!_OS 22.04 LTS. Repliquei o mesmo procedimento nele, e funcionou perfeitamente (considerando a base da penúltima LTS do Ubuntu).

Navegadores utilizados

• Google Chrome: Instalei por meio do procedimento recomendado pela Google (versão .deb).
  • Mozilla Firefox: Já veio pré-instalado com o Pop!_OS (também versão .deb).

Consideração importante

Se houver dificuldades para integrar o certificado com o Firefox, sugiro a utilização do Chrome, que, para mim, funciona muito bem com o PJe-Office PRO.

Experiência com diferentes sistemas judiciais

Minas Gerais (TJMG)

No caso de Minas Gerais, onde o TJMG utiliza um sistema proprietário para o acesso aos processos em grau de recurso, funcionou sem qualquer necessidade de adaptação.

TRF-6 (Eproc)

No TRF-6, que utiliza o sistema Eproc, não foi necessário o uso de certificado digital. O login e a autenticação são realizados por meio de usuário e senha.

Outras informações relevantes

• Não utilizo nenhuma solução offline para gestão de prazos e processos, então não posso relatar essa experiência no contexto do Linux.
  • Meu certificado digital é do tipo A-3, utilizando um token GD.

Galeria de imagens

Token GD

Integração com o Firefox .deb

2 curtidas

Você usa certificado A1 (aquele que é um arquivo instalado no sistema)?
Pois como atuo em SC, aqui nem preciso mais do certificado digital, porém tenho o A1 de alguns clientes que assino PDF e não encontrei forma de usar no linux.

1 curtida

Eu uso o A3 (Safesign) e o A1. Para usar o A1 para assinar pdfs você pode usar o PJe, se for para gerar o p7s. Se for para fazer no modo Adobe, eu recomendo instalar o Okular. Você precisa configurar primeiro o certificado digital A3 no Firefox para ele funcionar. Depois disso, é só assinar por lá.

Sei como funciona com arquivos .PFX instalados, específicamente, nos navegadores Chrome e Firefox ou Pelo Libre Office Draw se quiser assinar offline.

Parte 1 - Extração do Certificado Digital

Emissão e Exportação no Windows

1. Abra o gerenciador de certificados no Windows:
    • Pressione Windows + R e digite certmgr.msc.
  2. Localize o certificado emitido na aba “Pessoal”.
  3. Clique com o botão direito no certificado e selecione “Exportar”.
  4. Escolha o formato PFX, inclua a chave privada e defina uma senha de proteção.
  5. Salve o arquivo em um local acessível e transfira-o para o Linux.

Parte 2: Importação no Linux

Aqui você terá três caminhos a seguir. Escolha o que melhor atender.

Opção 1: Usando o Google Chrome

1. Abra o Chrome e acesse chrome://settings.
  2. Vá em “Privacidade e segurança” → “Segurança”.
  3. Clique em “Gerenciar certificados”.
  4. Importe o arquivo PFX, insira a senha e conclua o processo.

Opção 2: Usando o Mozilla Firefox

1. Abra o Firefox e vá para “Configurações” → “Privacidade” → “Segurança”.
  2. Na seção “Certificados”, clique em “Exibir Certificados”.
  3. Clique em “Importar” e localize o arquivo PFX.
  4. Insira a senha e conclua a importação.

Opção 3: Usando a Linha de Comando (OpenSSL)

1. Abra o terminal no Linux.
  2. Converta o certificado para o formato PEM com o seguinte comando:
    openssl pkcs12 -in certificado.pfx -out certificado.pem -nodes

Parte 3 - Assinar com o LibreOffice Draw offline

Para usar o certificado A1 com o LibreOffice Draw e assinar digitalmente documentos PDF no Linux, você precisa configurar o LibreOffice para reconhecer o certificado e realizar o processo de assinatura. Abaixo está o guia detalhado:

Pré-requisitos

1. Certificado A1 importado:

• O certificado A1 (formato .pfx) deve estar instalado no sistema operacional e/ou nos navegadores compatíveis (Chrome ou Firefox).
    • Para Linux, é necessário importar o certificado para a loja de certificados ou diretamente no LibreOffice.
  2. Instalação do LibreOffice:

• Certifique-se de que o LibreOffice está instalado e atualizado no seu sistema.
  3. Ferramentas adicionais:

• Java Runtime Environment (JRE): Necessário para assinaturas digitais no LibreOffice.
      • No Ubuntu/Pop!_OS, você pode instalar com:
        sudo apt install default-jre

Passo a passo

1. Configurar o LibreOffice para o certificado digital

1. Abra o LibreOffice e vá para:
    • Ferramentas → Opções → LibreOffice → Segurança → Certificados…
  2. Na seção de Certificados, verifique se o LibreOffice reconhece o certificado A1 instalado no sistema.
    • Se o certificado não aparecer, você pode importar diretamente o arquivo .pfx ao sistema ou aos navegadores.

2. Abrir o documento PDF

1. Inicie o LibreOffice Draw.
  2. Abra o arquivo PDF que deseja assinar:
    • Arquivo → Abrir → Selecione o PDF.

3. Assinar digitalmente o documento

1. Com o documento aberto no LibreOffice Draw:
    • Vá para Arquivo → Assinar Digitalmente → Assinaturas Digitais.
  2. O LibreOffice solicitará a escolha de um certificado:
    • Selecione o certificado A1 importado.
  3. Insira a senha do certificado (se solicitada).

4. Salvar o documento assinado

1. Após a assinatura, o LibreOffice mostrará a indicação de que o documento foi assinado.
  2. Salve o arquivo PDF assinado:
    • Arquivo → Exportar como PDF (para garantir a integridade do documento).

Verificar a assinatura no PDF

• Abra o arquivo assinado em um leitor de PDF (como Okular, Evince, ou até mesmo no navegador).
  • Verifique se a assinatura está válida.

Notas adicionais

1. Problemas com o certificado não reconhecido:
    • Certifique-se de que o arquivo .pfx foi importado corretamente no sistema usando ferramentas como:

• Firefox: Vá em Configurações → Privacidade e Segurança → Certificados → Ver Certificados.
      • Chrome: Importar o certificado no menu de configurações.
    • Este procedimento foi testado no Google Chrome e Mozilla Firefox no Linux.

• Certifique-se de manter o arquivo PFX em um local seguro e nunca compartilhe a senha de segurança.
3 curtidas

Boa tarde,

EDIT Refiz todo o processo e reverti algumas mudanças que fiz anteriormente. Está funcionando agora
Muito obrigado

Alguém conseguiu replicar isso no Linux Mint? Estou utilizando o Mint 22.1 mas não consigo instalar o SafeSign de jeito nenhum

Alguém consegue me dar uma luz? Tentei de tudo… Instalei dependências manualmente, copiei arquivo de LIB direto pra pasta do sistema… Nada resolveu

Certificado A3 Cartão

2 curtidas

To começando na advocacia agora e tava triste por ter que voltar ao windows por conta de token, seu post me salvou! Acabei de seguir os passos e deu certinho no Pop Os! Obrigado por compartilhar!

3 curtidas

De nada, meu amigo!!

Em começo de carreira, algo que ainda estou, espero que você tenha muito sucesso no que escolheu fazer ! Abraço e uma excelente semana ao colega de profissão !

1 curtida

Que bom que está funcionando agora ! Desculpe não ter visto sua mensagem antes e ofertado algum tipo de ajuda. De toda forma, fico feliz que o caminho desse post tenha te dado algum norte.

Sucesso !

1 curtida

Pode soar meio leigo mas, to tentando instalar o A3 no Fedora e não to tendo sucesso. Tem alguma orientação?

Infelizmente, para o seu caso, sou completamente inculto sobre a existência de uma solução funcional. Tudo o que sei fazer se baseia em distribuições que usam Ubuntu como base.

Sei que existem diversas soluções para distribuições baseadas em Arch também.

Certamente existe uma maneira viável de fazer seu certificado funcionar e alguém que está acostumado a lidar com o Fedora vai oferecer alguma ajuda funcional.