Instalação de Certificado Digital A3 em Ubuntu e derivados

Olá seres humanos!
Gostaria de compartilhar com vocês o fruto de algumas semanas de pesquisas pelas internets.

Sou advogado e decidi migrar todo o meu escritório para Linux, em especial flavour Kubuntu.
Uma das primeiras barreiras que encontrei e precisei superar foi fazer o token do certificado digital funcionar.

Consegui instalar o Token Admin através de um tutorial que pretendo reproduzir com estruturação semelhante mas parafraseado para vocês a seguir.

Tutorial: Configurando um Token para Criptografia e Assinatura Digital

Neste tutorial, você aprenderá como configurar um token para criptografia e assinatura digital em um sistema Linux. Certifique-se de ter permissões de administrador no sistema e acesso à internet para baixar as dependências.

Passo 1: Adicionar seu usuário ao grupo “scard”

1. Abra o Terminal pressionando Ctrl+Alt+T.

2. Execute o comando para criar o grupo “scard”:

sudo addgroup scard

3. Adicione seu usuário ao grupo “scard” (substitua “seu-usuário” pelo seu nome de usuário):

sudo adduser seu-usuário scard

Passo 2: Adicionar os requisitos do sistema

1. No Terminal, cole o seguinte comando para instalar as dependências gerais do sistema:

sudo apt install -y libengine-pkcs11-openssl libp11-3 libpcsc-perl libccid pcsc-tools libasedrive-usb opensc openssl

Passo 3: Adicionar as dependências específicas para o aplicativo da VeriSign

Aqui, você adicionará as dependências específicas necessárias para o aplicativo da VeriSign.

1. Comece com as dependências que ainda estão disponíveis nos repositórios:

sudo apt install -y pcscd libc6 libgcc-s1 libgdbm-compat4 libglib2.0-0 libpcsclite1 libssl3 libstdc++6

2. Para as dependências que foram retiradas dos repositórios, você precisará baixá-las manualmente e instalá-las. Baixe todas elas primeiro:

1. libssl1.1_1.1.1 (última aparição: Ubuntu 20.04):