Kubuntu - Utilização em escritório de advocacia para produtividade

Olá seres humanos !

Apresento à vocês a minha construção do KDE Plasma para utilização no meu escritório de advocacia, como sistema operacional principal.

Tema: Utterly Nord Light Solid
Plasmoids / Widgets no painel superior: Simple Aplication Launcher - Window Title - Menu Global - Network Usage - Flameshot - Área de notificações - Smb4k (window buttons não quer funcionar nem a pau).
Plasmoids / Widgets no painel inferior: Better Application Dashboard - Gerenciador de Tarefas Apenas com Ícones - Calculadora - Downloads - Lixeira

Venho de uma migração do Windows para distribuições baseadas em Ubuntu, faz um tempo.

A escolha pelo Ubuntu foi motivada pela relativa facilidade de utilização dos certificados digitais no formato A3, cujo tutorial postei aqui no fórum.

Há, ainda, relativa facilidade da utilização do assinador Pj-e office.

A única coisa da qual sinto falta de primeiro plano é do Foxit Phantom PDF, para manipulação avançada de arquivos, de forma centralizada, organizada e extremamente versátil. Ainda estou estudando maneiras de suprir essa demanda.

Outro ponto, aí não do Ubuntu mas sim do KDE, é a implementação do Connect que me permite fazer diligências externas com meu celular e chegar ao escritório transferindo os arquivos por Wi–Fi sem a necessidade de cabos e do “sobe pra nuvem - desce pro PC”.

A rapidez com que faço as coisas e a vida que o Kubuntu deu a meu computador de trabalho pagam pelos pequenos contratempos que eu possuiria. Gostaria de deixar aqui uma dica: Se você usa software livre e tem a possibilidade financeira, pague um café para os caras. Economizei alguns milhares de reais “apenas” mudando do Windows para o Kubuntu.

Entendo que ainda existem muitas coisas menores a se implementar para que o meu fluxo de trabalho se torne perfeito: clientes oficiais do Office 365 e do Google Drive e toda a possiblidade de configurar um ambiente de trabalho em tempo real com clientes trabalhando em aplicativos de desktop, sincronizando e salvando arquivos diretamente em um único servidor de rede.

Dá pra contornar e to trabalhando nisso, mas a beleza do cliente nativo é a experiência de uso.

Um abraço a vocês.

10 curtidas

Esse Foxit Phantom PDF é uma versão especial do Foxit? O Foxit normal eu sei que suporta Linux.

1 curtida

O Phantom é uma versão com o tema roxo. A versão que tenho licenciada é a de Windows, de alguns anos atrás. Comprei em um congresso de direito que fui. Essa versão é, ou era pelo menos, muito utilizada no meio corporativo. Até achei estranho que fui procurar e não achei a versão phantom no site da Foxit. Ele possui diversas ferramentas de edição incorporadas pra girar páginas, excluir e incluir páginas, um ferramenta de ocr avançada, conversão de PDF em documentos do pacote office, assinatura e criptografia de PDF… Para o meu trabalho faz uma baita de uma diferença.

1 curtida

Eu não sei se é minha rede, meu celular ou ambos, mas sempre desconecta o KDE Connect. Mas acho que é meu celular, porque ele as vezes desconecta da rede Wifi e demora pra reconhecer novamente.

1 curtida

Comigo acontece também. É inconsistente a conexão, às vezes. Penso que seja wi-fi também. Não tenho muito conhecimento a fundo para conseguir explicar ao certo o que tá acontecendo, sabe. Dá um trabalho pra reconectar, acabo tendo que esquecer a conexão e refazer de novo, mas quando funciona, funciona bem.

1 curtida

Arquivos pesados, ou muitos arquivos de uma vez, pelo menos aqui geralmente trava; então envio arquivo por arquivo, o que as vezes é chato, mas mesmo assim muito melhor que pegar o cabo USB e conectar o celular no PC.

1 curtida

Aprendi a responder chique assim… rsrsrs.
Pô, que pena que para você tá ruim assim. No meu caso, o PC fica ligado por cabo à rede e o celular conectado no Wi-Fi 5ghz. Estou, literalmente, a 60cm do roteador. Talvez isso me ajude.

1 curtida

Pdf24 não resolve? Usava no Wine.

1 curtida

Qual wallpaper é esse @Rafael_Marquez ?

1 curtida

Oi! Vou testar e te conto o resultado.

Abre a pesquisa de papeis de parede do KDE e pesquisa pelo termo Ketsa

Caso você ou qualquer outro interessado nesse papel de parede não utilize o KDE como Desktop Enviroment, vou deixar aqui um link que expira em 07 dias a partir de hoje, para o meu Google Drive com os papeis de parede em resoluções que vão do 1080p ao 4k.

Papeis de Parede - Ketsa V1 - Expira em 07.11.2023

Aproveitem ! Um abraço =)

1 curtida

Valeu, @Rafael_Marquez ! Muito obrigado! :+1:

1 curtida

De nada, amigo !

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.