Olá seres humanos !
Apresento à vocês a minha construção do KDE Plasma para utilização no meu escritório de advocacia, como sistema operacional principal.
Tema: Utterly Nord Light Solid
Plasmoids / Widgets no painel superior: Simple Aplication Launcher - Window Title - Menu Global - Network Usage - Flameshot - Área de notificações - Smb4k (window buttons não quer funcionar nem a pau).
Plasmoids / Widgets no painel inferior: Better Application Dashboard - Gerenciador de Tarefas Apenas com Ícones - Calculadora - Downloads - Lixeira
Venho de uma migração do Windows para distribuições baseadas em Ubuntu, faz um tempo.
A escolha pelo Ubuntu foi motivada pela relativa facilidade de utilização dos certificados digitais no formato A3, cujo tutorial postei aqui no fórum.
Há, ainda, relativa facilidade da utilização do assinador Pj-e office.
A única coisa da qual sinto falta de primeiro plano é do Foxit Phantom PDF, para manipulação avançada de arquivos, de forma centralizada, organizada e extremamente versátil. Ainda estou estudando maneiras de suprir essa demanda.
Outro ponto, aí não do Ubuntu mas sim do KDE, é a implementação do Connect que me permite fazer diligências externas com meu celular e chegar ao escritório transferindo os arquivos por Wi–Fi sem a necessidade de cabos e do “sobe pra nuvem - desce pro PC”.
A rapidez com que faço as coisas e a vida que o Kubuntu deu a meu computador de trabalho pagam pelos pequenos contratempos que eu possuiria. Gostaria de deixar aqui uma dica: Se você usa software livre e tem a possibilidade financeira, pague um café para os caras. Economizei alguns milhares de reais “apenas” mudando do Windows para o Kubuntu.
Entendo que ainda existem muitas coisas menores a se implementar para que o meu fluxo de trabalho se torne perfeito: clientes oficiais do Office 365 e do Google Drive e toda a possiblidade de configurar um ambiente de trabalho em tempo real com clientes trabalhando em aplicativos de desktop, sincronizando e salvando arquivos diretamente em um único servidor de rede.
Dá pra contornar e to trabalhando nisso, mas a beleza do cliente nativo é a experiência de uso.
Um abraço a vocês.