Primeiramente, eu sequer uso o ZorinOS. Eu apenas usei ele, para fazer um teste para demonstrar o que eu estava falando.
Além disso, a própria documentação do ZorinOS já fala como fazer isso: Pelo Extension Manager.
Eu não estou “forçando um problema que não existe”. Foi um problema que realmente aconteceu comigo. Como dito no meu post que fiz sobre o Crystal Linux:
O que repetindo, é um problema que ocorreu comigo. E que usei de exemplo para dizer “olha, pode ter diferenças entre os empacotamentos, não é apenas fazer “uni-du-ni-tê” e escolher o que der na telha”.
“Encorajar” não é obrigar, meu caro. Eles incentivam a procurar suporte nos fóruns da distribuição. E não recomendam em canto nenhum? Vejamos na Wiki do Archcraft, uma distro baseada no Arch:
This wiki only covers Archcraft related documentation. For everything else, there is Archwiki
Que tal vermos o Archbang, outra distro baseada no Arch?
For more help, guides search the Arch Wiki
Ok, você pode falar "ah, são distros que não são tão importantes. Então vamos ver no site do próprio Manjaro?
Olha só! A Arch Wiki ali ao lado da Documentação, Fórum e da Documentação do Manjaro! Acho que isso já fecha a tampa do caixão de “em canto nenhum da internet recomendam o uso da Arch Wiki para outras distros”.
E olha só o que você convenientemente esqueceu: “Estas instruções destinam-se a usuários avançados.”
E eles não estão “renunciando” a nenhuma responsabilidade. Se eles renunciassem a qualquer responsabilidade quanto a isso, isso sequer seria mencionado em um manual. Ou mesmo, não avisariam absolutamente nada.
Eles só estão falando de um fato mesmo: Se você não sabe o que está fazendo, você pode acabar ferrando com o ambiente inteiro com alguma extensão. Seja no Gnome Puro, ou num Gnome Modificado.