Por que certas empresas de jogos preferem lançar um jogo de forma oficial para Mac ao invés de Linux?

Mesmo que tivesse não haveria uma vantagem pratica. O sistema do PS3 não se compara ao Linux em versatilidade e compatibilidade. Reforço: Seu erro é colocar o SteamDeck na mesma cesta de um PlayStation. O Linux é uma tecnologia direcionada a múltiplos dispositivos e teve longos anos de amadurecimento para chegar o nível que está. É diferente de algo feito focado para uma só coisa. Todos os seus argumentos teriam uma base sólida há uns 12 anos atrás, mas hoje em dia é mais difícil alegar coisas como “Rodar jogo no Linux é um bixo de 7 cabeças”. Simplesmente não se sustenta na realidade atual.

Pela última vez, me mostre um bechmark numa máquina atual, onde o foco não seja economia de recursos (desktop) e o jogo não compete recursos com o sistema operacional, ai conversamos a respeito.

Enquanto isso eu parei de discutir sobre este ponto pois, como já falei, é infrutífero.

3 curtidas

N tem como ser frutífero ao ignorar a realidade dos fatos. Até seus argumentos sobre o selo gold são imprecisos. Eu não sei se vc é hater do Linux ou apenas tem pouco conhecimento sobre o assunto, mas se vai falar que Linux é ruim para jogos em pleno 2024 é bom se preparar para contra-argumentos bastantes sólidos.

E, como eu estava esperando, alguém te chamou de hater… :joy:

3 curtidas

No caso do Roblox, mesmo antes da adição do anti-cheat que impediu totalmente de jogar Roblox no Linux, o jogo não rodava bem no início, tinha engasgos, problemas no mouse e ao girar a tela com o mesmo, fazia de forma agressiva e muito rápida. Quando instalei no Arch tive problemas com falta de áudio, felizmente consegui driblar o problema, mais tinkering.
Ou seja, bem antes do anti-cheat, rodava; mas não era jogável. Tinham-se que fazer uma série de modificações e algumas delas só usando uma versão do WINE de terceiros que surgiu tempo depois.
Mais tarde, pouco antes do anti-cheat ser implementado de maneira total, o programa Vinegar que surgiu, conseguiu arrumar todos os problemas e o jogo estava rodando até mais rápido que o Windows, com o mouse, movimentação e sem engasgos ou travamentos em mapas grandes, complexos e realistas do Roblox como este, este ou este.
Em alguns mapas do Roblox que exigiam bastante dos gráficos, jogando através do WINE no Linux havia engasgos e travamentos constantes, coisa que não ocorria no Windows com o mesmo sistema. É como se no Linux exigisse mais dos gráficos, não sei… Mas não era o Linux o problema tanto que no wrapper Vinegar, que obviamente usava também WINE por debaixo dos panos, o mesmo rodava igual ao Windows. A primeira versão logo após o WINE começar a suportar o Roblox usava-se ou o WINE puro mesmo ou a versão com wrapper do Grapejuice, também usando WINE do debaixo do capô.

2 curtidas

Na verdade (se vc ler com atenção), eu falei q n sei . E o motivo foi que achei os argumentos dele de certa forma rasos como demonstrados ao longo das discussões. Exemplo 1: Argumento do selo Gold. Exemplo 2: “Rodar sobre a camada de compatibilidade iria rodar pior que o nativo”. Ambos refutados.
Quando há argumento sem base técnica, são geralmente feitos caracteristicamente por haters, já que o intuito não é esclarecer algo, mas sim criticar apenas por criticar.

Ah para, a plataforma é secundária nos planos da indústria PC, não tem nada de errado em dizer os fatos… Sim melhorou horrores… A gente sabe… Eu mesmo até disse que se o anti cheat estivesse resolvido, eu compraria o Steam Deck, mas mesmo assim, seria uma plataforma second citzen ainda, mas estaria em critérios aceitáveis para mim.

5 curtidas

Eu até concordo que o Linux não será tão cedo a plataforma mais popular de jogos, mas se encaminha a um ritmo bom para se tornar a melhor. Popular e Melhor são duas coisas diferentes! Enquanto no campo dos consoles provavelmente Xbox e PlayStation não irão sobreviver com os seus títulos indo para PC’s através de serviços e consequentemente chegando ao Linux. Não sei vcs, mas eu acompanho (MUITO) o mercado de games e vejo no futuro maioria do pessoal jogando triple A ou num PC de mesa, ou num portátil.

Você já deu uma olhada no top 10 mais jogados da indústria? Eu não acho que Windows, Linux nem os 2 juntos vão pagar as contas dos estúdios… Mas isso é outra discussão.

Sim cara, torço pelo futuro também, e eu também acho que vai melhorar, não sei quanto, mas não to a fim de hoje, tapar olhos e ouvidos e dizer “nah, tá ótimo! Melhor plataforma do multiverso!”.

3 curtidas

São single player?

São jogos, ou vamos fazer de conta também que isso não afeta triple A? Que não está encarecendo bem rápido e logo nem vamos mais estar discutindo onde jogar?

2 curtidas

Desde o início eu sempre resumi meus comentários a jogos triple A single player. Pois eu sei do problema dos anti-cheats.

Eu fiz essa pergunta já sabendo a resposta. Justamente para reforçar q nunca coloquei na balança jogos multiplayer competitivos.

Aqui no Brasil vai ficar inviável e a gnt sabe q o brasileiro vai dá um jeito. Complicado. Novo assassins creed shadows versão definitiva por 600 reais não dá.

Eu também devo fechar os olhos quando o jogo roda, mas feature X no lançamento está cagado se não fosse a plataforma. Eu devo ficar revoltado quando isso acontece no Windows, mas não quando acontece no Linux?

1 curtida

Deve reclamar sempre! Independente de plataforma (principalmente se for suporte oficial), mas eu fosse vc não piraria muito com isso não viu. A tendência é os jogos saírem “quebrados” hj, isso virou tão comum que é até meme. Dps vem os patchs de correção. Vamos lembrar de Cyber Punk? Vamos! Vamos lembrar de Star Field? Vamos! vamos Lembrar de Calisto Protocol? Vamos. Vamos lembrar de… n esquece, a lista é infinita. Enfim encerro aqui minhas contribuições a esse tópico.

Ninguém está pirando, mas acontece, o linux sofre mais com isso, e se isso piorar, vai sofrer mais ainda, às vezes é second e até third citizen… Agora chamar quem está preocupado com isso de hater é dizer o oposto de “Deve reclamar sempre”.

4 curtidas

Não chamei (leia de novo o que digitei). E é sempre bom reclamar! Mas sem mentir (caso do selo gold) e “rodar no wine vai rodar pior”.
Foco no: “Mas sem mentir”.

1 curtida

Sim você disse que ou é desinformação, ou hater, é o jeito velado de dizer que você não pode ter opinião.

3 curtidas

Eu fiz uma indagação e não uma afirmação. Se os esforços fossem direcionados a refutar o que falei e não a interpretação errada de texto, o conteúdo desse tópico se tornaria bem mais rico. Não adianta reclamar sem base. Precisa apontar fatos que reflitam a realidade do que está sendo falado. Eu acho que se alguém não quer ser chamado de hater (o que não foi o caso) o primeiro passo é não agir como um. Imagina eu chegar aqui e dizer que o Ubuntu não abre foto PNG, daí alguém me chama de hater. Quem tá errado? O cara que me chamou ou eu que agi como um? Tem que ter senso!

1 curtida