Mesmo que tivesse não haveria uma vantagem pratica. O sistema do PS3 não se compara ao Linux em versatilidade e compatibilidade. Reforço: Seu erro é colocar o SteamDeck na mesma cesta de um PlayStation. O Linux é uma tecnologia direcionada a múltiplos dispositivos e teve longos anos de amadurecimento para chegar o nível que está. É diferente de algo feito focado para uma só coisa. Todos os seus argumentos teriam uma base sólida há uns 12 anos atrás, mas hoje em dia é mais difícil alegar coisas como “Rodar jogo no Linux é um bixo de 7 cabeças”. Simplesmente não se sustenta na realidade atual.
Pela última vez, me mostre um bechmark numa máquina atual, onde o foco não seja economia de recursos (desktop) e o jogo não compete recursos com o sistema operacional, ai conversamos a respeito.
Enquanto isso eu parei de discutir sobre este ponto pois, como já falei, é infrutífero.
N tem como ser frutífero ao ignorar a realidade dos fatos. Até seus argumentos sobre o selo gold são imprecisos. Eu não sei se vc é hater do Linux ou apenas tem pouco conhecimento sobre o assunto, mas se vai falar que Linux é ruim para jogos em pleno 2024 é bom se preparar para contra-argumentos bastantes sólidos.
E, como eu estava esperando, alguém te chamou de hater… ![]()
No caso do Roblox, mesmo antes da adição do anti-cheat que impediu totalmente de jogar Roblox no Linux, o jogo não rodava bem no início, tinha engasgos, problemas no mouse e ao girar a tela com o mesmo, fazia de forma agressiva e muito rápida. Quando instalei no Arch tive problemas com falta de áudio, felizmente consegui driblar o problema, mais tinkering.
Ou seja, bem antes do anti-cheat, rodava; mas não era jogável. Tinham-se que fazer uma série de modificações e algumas delas só usando uma versão do WINE de terceiros que surgiu tempo depois.
Mais tarde, pouco antes do anti-cheat ser implementado de maneira total, o programa Vinegar que surgiu, conseguiu arrumar todos os problemas e o jogo estava rodando até mais rápido que o Windows, com o mouse, movimentação e sem engasgos ou travamentos em mapas grandes, complexos e realistas do Roblox como este, este ou este.
Em alguns mapas do Roblox que exigiam bastante dos gráficos, jogando através do WINE no Linux havia engasgos e travamentos constantes, coisa que não ocorria no Windows com o mesmo sistema. É como se no Linux exigisse mais dos gráficos, não sei… Mas não era o Linux o problema tanto que no wrapper Vinegar, que obviamente usava também WINE por debaixo dos panos, o mesmo rodava igual ao Windows. A primeira versão logo após o WINE começar a suportar o Roblox usava-se ou o WINE puro mesmo ou a versão com wrapper do Grapejuice, também usando WINE do debaixo do capô.
Na verdade (se vc ler com atenção), eu falei q n sei . E o motivo foi que achei os argumentos dele de certa forma rasos como demonstrados ao longo das discussões. Exemplo 1: Argumento do selo Gold. Exemplo 2: “Rodar sobre a camada de compatibilidade iria rodar pior que o nativo”. Ambos refutados.
Quando há argumento sem base técnica, são geralmente feitos caracteristicamente por haters, já que o intuito não é esclarecer algo, mas sim criticar apenas por criticar.
Ah para, a plataforma é secundária nos planos da indústria PC, não tem nada de errado em dizer os fatos… Sim melhorou horrores… A gente sabe… Eu mesmo até disse que se o anti cheat estivesse resolvido, eu compraria o Steam Deck, mas mesmo assim, seria uma plataforma second citzen ainda, mas estaria em critérios aceitáveis para mim.
Eu até concordo que o Linux não será tão cedo a plataforma mais popular de jogos, mas se encaminha a um ritmo bom para se tornar a melhor. Popular e Melhor são duas coisas diferentes! Enquanto no campo dos consoles provavelmente Xbox e PlayStation não irão sobreviver com os seus títulos indo para PC’s através de serviços e consequentemente chegando ao Linux. Não sei vcs, mas eu acompanho (MUITO) o mercado de games e vejo no futuro maioria do pessoal jogando triple A ou num PC de mesa, ou num portátil.
Você já deu uma olhada no top 10 mais jogados da indústria? Eu não acho que Windows, Linux nem os 2 juntos vão pagar as contas dos estúdios… Mas isso é outra discussão.
Sim cara, torço pelo futuro também, e eu também acho que vai melhorar, não sei quanto, mas não to a fim de hoje, tapar olhos e ouvidos e dizer “nah, tá ótimo! Melhor plataforma do multiverso!”.
São single player?
São jogos, ou vamos fazer de conta também que isso não afeta triple A? Que não está encarecendo bem rápido e logo nem vamos mais estar discutindo onde jogar?
Desde o início eu sempre resumi meus comentários a jogos triple A single player. Pois eu sei do problema dos anti-cheats.
Eu fiz essa pergunta já sabendo a resposta. Justamente para reforçar q nunca coloquei na balança jogos multiplayer competitivos.
Aqui no Brasil vai ficar inviável e a gnt sabe q o brasileiro vai dá um jeito. Complicado. Novo assassins creed shadows versão definitiva por 600 reais não dá.
Eu também devo fechar os olhos quando o jogo roda, mas feature X no lançamento está cagado se não fosse a plataforma. Eu devo ficar revoltado quando isso acontece no Windows, mas não quando acontece no Linux?
Deve reclamar sempre! Independente de plataforma (principalmente se for suporte oficial), mas eu fosse vc não piraria muito com isso não viu. A tendência é os jogos saírem “quebrados” hj, isso virou tão comum que é até meme. Dps vem os patchs de correção. Vamos lembrar de Cyber Punk? Vamos! Vamos lembrar de Star Field? Vamos! vamos Lembrar de Calisto Protocol? Vamos. Vamos lembrar de… n esquece, a lista é infinita. Enfim encerro aqui minhas contribuições a esse tópico.
Ninguém está pirando, mas acontece, o linux sofre mais com isso, e se isso piorar, vai sofrer mais ainda, às vezes é second e até third citizen… Agora chamar quem está preocupado com isso de hater é dizer o oposto de “Deve reclamar sempre”.
Não chamei (leia de novo o que digitei). E é sempre bom reclamar! Mas sem mentir (caso do selo gold) e “rodar no wine vai rodar pior”.
Foco no: “Mas sem mentir”.
Sim você disse que ou é desinformação, ou hater, é o jeito velado de dizer que você não pode ter opinião.
Eu fiz uma indagação e não uma afirmação. Se os esforços fossem direcionados a refutar o que falei e não a interpretação errada de texto, o conteúdo desse tópico se tornaria bem mais rico. Não adianta reclamar sem base. Precisa apontar fatos que reflitam a realidade do que está sendo falado. Eu acho que se alguém não quer ser chamado de hater (o que não foi o caso) o primeiro passo é não agir como um. Imagina eu chegar aqui e dizer que o Ubuntu não abre foto PNG, daí alguém me chama de hater. Quem tá errado? O cara que me chamou ou eu que agi como um? Tem que ter senso!