Sendo que o Linux tem muito mais capacidade de gerir jogos?! Eu falo de jogos que já existem pra Windows.
Eu diria que depois do Windows, a melhor opção para se jogar, dentro do desktop é o Linux e não o Mac e mesmo assim priorizam o Mac.
A Apple nem faz questão de ser um player na área gamer. Não liga em querer atrair o povo gamer, muito menos facilitar sua vida, muito pelo contrário…
Com a chegada do Steam Deck utilizando por baixo dos panos Linux e tendo foco principal os jogos, eu pensava que isso iria meio que servir pra demonstrar que Linux é o sistema para esse foco.
Ainda assim eu vejo um esforço muito grande de certas empresas em depois de ter o software ou nesse caso, o jogo disponível para Windows focam em portabilizar pro Mac e ignoram a existência do Linux. São raras as empresas que depois de ter versão para o Windows partem pra disponibilizar no Linux ou melhor, disponibilizam uma versão para Windows, Mac e Linux. Já vi uns raros casos de até o BSD ser priorizado também.
O Linux tem vários softwares que conseguem fazer o milagre de rodar jogos mesmo sem suporte oficial, que dirá se houvesse suporte por parte da empresa de forma oficial? Seria um sonho! Mas o Linux é sempre deixado pra último lugar ATÉ HOJE, mesmo com todos os avanços nesses ultimos anos, parece que nada é suficiente. Acho que só será suficiente quando o Linux (distros no caso) tiverem um market share de tipo 40 ou 50% da cota de mercado, algo que ao meu ver nunca acontecerá. É mais fácil o desktop como o conhecemos morrer junto com o Windows do que isso ocorrer.
Exemplos de jogos que tem suporte para Windows e Mac, mas não tem pra Linux (mesmo que alguns consigam rodar através do Wine aos trancos e barrancos).
Fortnite, Roblox, World of Warcraft, League of Legends etc…