Parece talvez faltou testar o Plasma…é a DE do “momento” pelas novidades e por ser usada no Steam Deck, além de estar quase tão leve quanto o XFCE (em alguns casos) e ter uma melhor coerência visual.
Qual DE está usando?
MATE Desktop 1.24.1
Manjaro KDE. Está com Latte Dock e mais algumas coisinhas pesando.
P.S.: isso faz sentido apenas por curiosidade mesmo. Um sistema usar mais ou menos RAM que outro não indica, necessariamente, maior eficiência e/ou responsividade.
BTW/Arch e seus milagres
Só pra complementar:
Instalei usando o pacote GDM, então é uma instalação bem mínima, tendo 8 programas do GNOME (além de 2 extensões, GameMode e TrayIcons)
Arch Linux, com uma instalação bem minima do Gnome(mas com suporte a impressora, bluetooth e a extensão gsconnect), 429 MB ao ligar.
Um Gnome usando 326 mb WTF isso que é enxugar o bicho… esse é o Arch e seu minimalismo.
Também é ridículo de pouco. Por isso que não saio mais do Arch.
Confesso que fiquei na dúvida em qual escolher. Se eu fosse responder com minhas palavras:
1 - Não meu importo: Porque, como eu disse, eu prefiro mais o conjunto, se a RAM está a 8Gb mas eu estou usando processos que consomem isso, como games, então eu não me importaria.
Mas se o sistema está idle, parado, ou executando poucas tarefas e o consumo de RAM estiver alto daí eu responderia:
2 - Me importo: Porque algo está errado, pode ser desde software com problemas, até invasões, ataques hackers etc…
Então eu votei na 1, analisando o cenário ideal tanto de funcionamento dos dispositivos quanto os meus cuidados para com eles mas, apartir do momento que conectamos com a internet, este cenário ideal já pode entrar em riscos. Afinal de contas, quantas pessoas “boas e ruins” existem na internet…
![]()
Para ter um valor real da memória, acredito que para se ter um valor real o procedimento adequado então seja:
- Ao completar o início de sessão, Entrar em
Alt+F1e consultar comfree
Isso vai evitar de exibir o emulador gráfico de terminal (que cada um tem lá seus recursos e diferenças - e cada um tem um uso de memória) e usa o TTY1 que é mais comum pra se ter um resultado comparativo mais adequado.
Ai depois pode-se tirar um print do htop pra ver realmente quantos processos estão usando a memória/processador.
Afinal uns tem o samba e o gvfs instalado, outros não, como exemplo.
Pra ser mais justo.
A pergunta acabou passando batido, mas não, não me importo com o uso do sistema, geralmente eu apenas me importo quando estou trabalhando com modelagem e Big Data, onde eu busco usar a maior quantidade de RAM possível capaz de acelerar o meu trabalho.
Ainda existe isso? Vocês se importam com consumo de boot gelado isso em 2022? O importante mesmo é como essa memória está sendo utilizada, não dá muito diferença de 80 dias para um dia de uso, se eu derrubasse o chrome com 10 abas e o packagekit ia dar na mesma em ambos os caso, memória no boot não é parâmetro para nenhuma medição.
Com tanto de computadores “legados”, reaproveitados, e fazendo diferença na vida de muita gente, é para a gente se importar, não?
Para que vamos pegar um computador com 2 Gb de RAM DDR3 (e HD de 5.400 rpm para o swap…) e submetê-lo a um sistema que, de cara, consome metade ou mais dessa RAM, muito por conta de efeitos visuais e “penduricalhos”?
É fácil falar quando se tem 12GB de RAM, aliás, a partir 8GB ou mais.
Eu acho que depende da pessoa. Eu comparo o custo de RAM ao custo do meu tempo de trabalho, 32 GB no meu caso é mais econômico e eficiente que ficar procurando sistemas minimalistas ou poupando RAM. Mas acho compreensível, especialmente no Brasil, as pessoas ainda se preocuparem com isso.
Eu me importo com as pessoas, não com a memória, e sim eu tenho sistema com mais de 10 anos, a minha máquina principal foi só um exemplo.
Pois há vezes em que se importar com a memória é também com as pessoas. Como no caso de providenciar distros leves em máquinas legadas, visando a uma experiência adequada a quem vai usar esse hardware modesto.
Não levem a mal, estou falando por experiência e não por especulação, só me proponho a falar do que eu tenho conhecimento, e não é parâmetro para nada, pode começar de início com 100mb, mas abre o navegador isso já era. só isso, estamos em 2022, é fato, você pode querer fazer milagre, mas a tecnologia não permite isso, voltemos para a realidade.